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As práticas de pesquisa contribuem para a formação do perfil do egresso, pois levam o discente a ser capaz de contribuir com uma visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas trazendo desenvolvimento para a sua área de formação. No curso Engenharia de Software a pesquisa está articulada em grupos de pesquisa, projeto de pesquisa, divulgação científica e pesquisa conduzida em unidades curriculares.

 

Práticas de pesquisa encontram-se institucionalizadas e implantadas no curso envolvendo discentes e docentes. Encontra-se institucionalizado no curso o grupo de estudos e pesquisa “Sistema, Software e Mídias Interativas” com reuniões periódicas com docentes e discentes. O grupo estuda reúne professores doutores e estudantes bolsistas e voluntários. O Grupo de Pesquisa está cadastrado no CNPq. Dentro do Grupo, o aluno pode atuar como: “Jovem Talento” participando dos grupos de estudos; “Pesquisador Voluntário”, atuando em pesquisas como voluntário; ou “Pesquisador Bolsista”, atuando em pesquisas como bolsista PIBIC, Probic ou FIP. Há vários outros grupos, que são liderados por professores que atuam no curso, e nos quais os estudantes podem se engajar. Este é o caso do grupo Jogos Sérios, que tem recebido e engajado estudantes do curso.

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A linha de pesquisa tratada no grupo investiga requisitos de software que emergem das demandas implícitas ou explícitas da sociedade e que afetam todas as etapas da Engenharia de Software, como o “Requisito de Explicabilidade”. O grupo aglutina as diversas áreas de atuação dos docentes do curso, considerando práticas de “Ciência Cidadã” e critérios do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

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Reunião com estudantes do grupo de pesquisa em dezembro de 2019

 

Entre as contribuições científicas do grupo de pesquisa, pode-se apontar o artigo científico Exploring User Profiles Based on their Explainability Requirements in Interactive Systems publicado em 2020, no  XIX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. Este artigo mostra diferentes perfis de pessoas em termos de sua preocupação com explicabilidade de software e demanda por explicabilidade de software. Na temática, em 2021, o artigo Modeling and Evaluating Personas with Software Explainability Requirements, publicado no VII Iberoamerican Conference on Human Computer Interaction, apresenta um método para modelar e avaliar personas de acordo com o requisito de explicabilidade.  

As atividades de pesquisa propiciam a participação discente em projetos de pesquisa de forma voluntária ou por meio de bolsa de iniciação científica. Esse é o caso de dois projetos de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) destacados baixo:

  • Projeto FIP 2021-2021 intitulado "Avaliação de Requisitos Sociais e Não-Funcionais de Software por Verificação, Validação e Teste baseado em Ciência Cidadã"
  • Projeto de iniciação científica voluntária (ICVOL) 2020-2021 intitulado "Comparação de Heurísticas de Métodos de Avaliação de Jogos para Análise de Adequação de Jogos para Mulheres"
  • Projeto PIBIC 2019-2020 intitulado “O Requisito de Explicabilidade em Robôs Sociais que Implementam Computação por Humanos”.
  • Projeto PIBIC 2018-2019 intitulado “Engenharia Semiótica e Computação por Humanos no Projeto e Avaliação de Software Aderente ao Requisito de Explicabilidade”.

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A prática e os resultados das pesquisas desenvolvidas ao público interno e externo à universidade. A divulgação das atividades de pesquisa no curso tem sido feita por meio de 1) Apresentações internas no grupo de pesquisa; 2) Reuniões abertas do grupo de pesquisa; 3) Apresentação na mostra de Pesquisa e Extensão (Mostra PEX); 4) Divulgação para a sociedade por meio da Revista PUC Minas, jornal Estado de Minas e TV Horizonte.

  • Pandemia e a importância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, publicado no Minas Faz Ciênica da Fapemig. Acesse o texto clicando aqui.
  • Ciência Participativa e Cidadã na Perspectiva da Tecnologia. Veja a palestra clicando aqui.
  • Estímulo à curiosidade e envolvimento com a pesquisa científica: Comunidade é chamada a participar de projetos científicos pela PUC Minas, publicado no Jornal Estado de Minas. Acesse o texto clicando aqui.
  • Ciência ao Alcance de Todos, publicado na Revista PUC Minas. Acesse o texto clicando aqui
  • Entrevista Ciência Cidadã, na TV Horizonte. Veja a entrevista clicando aqui.

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As atividades de pesquisas no curso Engenharia de Software também estão contextualizadas nas unidades curriculares, com a análise de artigos científicos publicados em periódicos. Pode-se destacar quatro disciplinas com identidade mais associadas à pesquisa.

  • 2º período - Introdução à Pesquisa em Informática. Conteúdo: Função da metodologia científica. Técnicas de pesquisa bibliográfica. Normalizacão do trabalho científico. Pesquisa bibliográfica como fundamentação teórica. Metodologias qualitativas de pesquisa em Informática. Metodologias quantitativas de pesquisa em Informática (métodos, descritivos, experimentais e estatísticos). Elaboração e exeção de trabalhos científicos. Comunicação científica e resenhas.
  • 6º período - Trabalho Interdisciplinar: Pesquisa em Engenharia de Software. Conteúdo: Planejamento e execução de um experimento de Engenharia de Software.
  • 7º período - Trabalho de Conclusão de Curso I.  Conteúdo: Elaboração de um projeto de trabalho que contribua para a melhoria da automação, do desempenho, da eficiência e da racionalização dos recursos no desenvolvimento, experimentação, manutenção e operação de software. Caracterização da natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso. Elaboração do projeto de desenvolvimento, com metodologia, cronograma e descrição dos resultados esperados. Elaboração de resenhas e construção do estado da arte da área relacionada ao projeto.
  • 8º período - Trabalho de Conclusão de Curso II. Conteúdo: Execução e acompanhamento do projeto de trabalho elaborado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I. Elaboração de artigo no padrão estabelecido pela PUC Minas. Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso perante professores avaliadores.

A presença de conteúdo científico em unidades curriculares fomenta o raciocínio crítico com base em literatura atualizada. Práticas investigativas também são parte das unidades curriculares, culminando em produções com participação discente que são submetidas a conferência e periódico. Exemplos de artigos publicados são:

As práticas curriculares dos professores são pesquisas inovadoras na área de educação em ciência da computação, esse é o caso dos seguintes artigos que são relatos de experiências:

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Estratégia de Debate de artigos científicos em disciplinas de graduação: https://doi.org/10.5753/ihc.2018.4209

 

Os trabalhos trabalhos de conclusão de curso (TCC) podem ter identidade de pesquisa ou de desenvolvimento. Após defendidos os trabalhos ficam disponíveis na biblioteca digital da PUC Minas. O catálogo de TCCs defendidos no curso de forma rápida neste link.

O trabalho "Explorando o Requisito de Explicabilidade em um Robô Social que Auxilia Engenheiros de Software na Plataforma GitHub" que é resultado de projeto de iniciação científica PIBIC-CNPq intitulado “Explorando o Requisito de Explicabilidade em um Robô Social que Auxilia Engenheiros de Software na Plataforma GitHub” executado por Gabriel Moreira Chaves, estudante do curso de Engenharia de Software, sob orientação do prof. Lesandro Ponciano recebeu a Menção Honrosa na área de Ciências Exatas e da Terra no  XXVIII Seminário de Iniciação Científica Tecnológica e de Inovação da PUC Minas. O trabalho foi publicado e apresentado no seminário em outubro de 2020. O trabalho foi conduzido no grupo de pesquisa em Sistemas, Software e Mídias Interativas.