Extensão universitária
no curso de Bacharelado em Engenharia de Software
O PDI da PUC Minas contempla a Política de Extensão da PUC Minas e a extensão está prevista no Projeto Pedagógico do curso (PPC) de Bacharelado em Engenharia de Software da PUC Minas Praça e está voltada para a promoção de oportunidade de aprendizagem alinhadas ao perfil do egresso, desenvolvendo-se práticas exitosas e inovadoras, comprometidas com a formação humanísticados discentes e levando em conta as características locais e regionais. A documentação dessas atividades encontra-se nesta pasta.
Conforme exposto no PPC do curso, a extensão propõe o comprometimento em relação à difusão do conhecimento produzido e de formação acadêmica, assegurando a relação bidirecional entre a universidade e a sociedade, de tal modo que os problemas sociais urgentes e emergentes recebam atenção produtiva por parte da universidade. Entendendo que a extensão é uma via de mão dupla de troca de saberes sistematizados e de senso comum, o curso assegura aos seus alunos e professores a oportunidade da práxis acadêmica pautada pela atitude dialógica e democrática com o segmento da comunidade externa e com outros atores sociais.
O curso possui uma pasta para registrar as atividades de extensão do curso e a universidade disponibiliza também sistemas de computação, como o GDE para registro das práticas curriculares de extensão e o GPC para projetos de extensão.
A resolução 02/2015 da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, aprova o regulamento da Pró-reitoria de Extensão –PROEX desta mesma universidade (Processo CONSUNI número 02/2015). Em seu Capítulo III, Artigo 5º, são apresentadas as modalidades de extensão universitária: programa, projeto, curso, evento, prestação de serviço, produção cultural, científica e tecnológica e práticas curriculares de extensão.
No curso de Engenharia de Software da PUC Minas Praça da Liberdade, as diversas modalidades de extensão, apresentadas a seguir,são desenvolvidas por meio de metodologias participativas, tendo em vista a postura propositiva dos discentes e a capacidade para realizar a problematização pautada na realidade local.
1) Projeto de extensão
Segundo o regulamento da PROEX, projeto é um conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural, artístico ou tecnológico, que apresentem objetivos bem definidos e público-alvo e prazo determinados. Os projetos são cadastrados e monitorados pelo sistema de gestão de projetos – GPC da PUC Minas. Cabe destacar que o projeto Preparação de alunos da Escola Estadual Bueno Brandão para o ambiente de programação educacional promove uma articulação com rede pública de ensino, especificamente com a Escola Estadual Bueno Brandão.
Neste quesito os projetos de extensão vinculados ao curso de Engenharia de Software são
- Desenvolvimento de um Sistema de Prontuário Eletrônico para Tumores Hepáticos do Hospital das Clínicas da UFMG(Figura 1d): aprovado para execução em 2018 e 2019 pela PROEX.
- Capacitação de alunos da Escola Estadual Bueno Brandão para o ambiente de programação educacional(Figura 1a): aprovado para execução em 2018 pela PROEX
- MiPreparação de alunos da Escola Estadual Bueno Brandão para o ambiente de programação educacional(Figura 1b): aprovado para execução em 2019 pela PROEX.
- Computação Cidadã: Desenvolvimento de Tecnologia para Promoção da Saúde(Figura 1c): aprovado para execução em 2019 pela PROEX.
Figura 1: Fotos dos quatro projetos.
O Edital de seleção ampliada divulgado pela PROEX permite que o aluno se inscreva para atuar em projetos de outros cursos e unidades. Desse modo, alunos do curso de Engenharia de Software atuam e/ou atuaram nos seguintes projetos:
- Residência Técnica em Desenvolvimento de Software: aprovado para execução em 2017 e 2018 pela PROEX.
- Sustentabilidade na informática: reciclagem e manutenção de computadores para as comunidades do entorno da PUC Minas São Gabriel: aprovado para execução em 2018 pela PROEX.
- Programação de robôs didáticos como ferramenta de motivação educacional: aprovado para execução em 2019 pela PROEX.
- UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: Ações estratégicas para implementação de uma Agenda Ambiental para o campus Coração Eucarístico da PUC Minas e suas comunidades do entorno: aprovado para execução em 2019 pela PROEX.
- Rede Incluir: programa de apoio à pessoas com deficiência ou reabilitados: aprovado para execução em 2017 pela PROEX.
- Computação Cidadã: Desenvolvimento de Tecnologia para Promoção Social: aprovado para execução em 2018 pela PROEX.
Figura 2: Fotos do projeto Residência Técnica em Desenvolvimento de Software.
2) Práticas curriculares de extensão
Segundo o regulamento da PROEX, práticas curriculares de extensão são atividades acadêmicas desenvolvidas em estrita vinculação com os componentes curriculares do curso, tendo como pressuposto a interação aluno, professor e sociedade, visando estabelecer relações entre a realidade e a produção do conhecimento, tendo em vista proporcionar aos participantes, formação integral, comprometida com a mudança social.
As práticas curriculares de extensão no curso de Engenharia de Computaçãoocorrem em duas disciplinas curriculares do curso: Trabalho Interdisciplinar de Software III (TIS III) e Trabalho Interdisciplinar de Software IV (TIS IV). Elas estão registradas no sistema de Gestão de Disciplinas de Extensão – GDE da PUC Minas.
Os objetivos de cada uma dessas disciplinas, descritas no Plano de Trabalho são:
- TIS III: Os objetivos para a comunidade são: ter uma demanda de automatização de processos e/ou produção de software atendida e solucionar problemas de negócio. Para o aluno, os objetivos são: levantar requisitos de software junto a um cliente real, detalhar e documentar requisitos de uma solução e produzir software usando métodos ágeis de desenvolvimento. Os objetivos para o professor são:ensinar técnicas de elicitação e detalhamento de requisitos de software.
- TIS IV: O objetivo para o professor é identificar possíveis situações problema na comunidade que possam ser resolvidas através de uma solução de software; capacitar os alunos a realizarem levantamento de necessidades ou requisitos para software de cunho social em forma de observação da rotina de ações/trabalho de uma comunidade e entrevista (interação dialogada) com os possíveis usuários e interessados no software. O objetivo para o aluno é desenvolver a habilidade de diálogo com o cliente e usuário do software para o levantamento de requisitos de software de cunho social e identificação de perfil de usuário. O objetivo para a comunidade é identificar conjuntamente com o professor possíveis situações problemas, e fornecer aos alunos detalhes da problemática que servirão de base para a definição dos requisitos de um software de aplicação social capaz de resolver um problema pontual da comunidade. Ao final do trabalho, o software será testado e avaliado pela comunidade. A comunidade também será convidada a participar da apresentação final dos trabalhos em sala.
Figura 3: Fotos das práticas de extensão da disciplina TIS IV
(a) Reunião com as comunidades para conhecer as demandas. | (b) Apresentação das demandas para os alunos em sala de aula. | |
(c) Apresentação final dos projetos para a comunidade ao final da disciplina. | ||
3) Cursos de extensão
Segundo o regulamento da PROEX, curso é um conjunto de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, planejadas e organizadas de modo sistemático, com duração mínima preestabelecida e critérios de avaliação definidos.
Os cursos de extensão oferecidos tanto para a comunidade interna como para a externa seguiram as modalidades presencial e virtual, como por exemplo: Machine Learning: classificação e previsão, Teste de Software, Gestão de dados utilizando o Microsoft Excel, Programação Android e Programação Java básico.
Figura 4: Fotos do curso Testes de Software – 2017/1
4) Publicações
Publicar as experiências obtidas na extensão é um instrumento de divulgação de ações, reflexões e pesquisas relevantes na Extensão, possibilitando a troca profícua, em âmbito regional e porque não nacional, das atividades extensionistas desenvolvidas pelos corpos docente, discentes e técnico-administrativo da universidade. Além de incentivar a produção técnico-científica, visa contribuir na promoção da indissociabilidade entre Ensino - Pesquisa e Extensão, aprimorando o fortalecimento e a visibilidade das ações extensionistas.Anualmente, a PROEX realiza a Mostra de Extensão com uma chamada para a publicação de textos relativos a extensão universitária, que são publicados em um e-book. Além disso, também tem a possibilidade de enviar o texto produzido para a Revista Conecte-se, da PROEX.
A Tabela 1 apresenta os trabalhos do curso de Engenharia publicados até o momento.
A Tabela 2 apresenta os trabalhos apresentados nas Mostras de Extensão da PROEX.
Título | Nome | Local | Ano |
---|---|---|---|
Age ofPhilosophy: jogo de apoio ao ensino de Filosofia para alunos do ensino médio | Christyan Santos Rosa; Daniel Machado Osório Pereira; Lucas Maffra Viera; Prof.ª Me. Soraia Lúcia da Silva; Prof. Me. Tadeu dos Reis Faria | III Mostra de Extensão da PUC Minas | 2018 |
Software para gestão da padaria da APAC | Felipe Augusto Silva Marques; Lucas Henrique Faria; Mariana Lana Sales; Prof.ª Me. Soraia Lúcia da Silva; Prof. Me. Tadeu dos Reis Faria | III Mostra de Extensão da PUC Minas | |
Prontuário Eletrônico para o Ambulatório de Tumores Hepáticos do Hospital das Clínicas da UFMG. | Carlos Felipe de Almeida Arantes; Felipe Santos Soares; Laercio Nazareno Neto; Ronan Felipe Nascimento de Souza; Prof. Hugo Bastos de Paula | IV Mostra de Extensão da PUC Minas | 2019 |
5) Eventos de extensão
Segundo o regulamento da PROEX, evento é a apresentação ou exibição pública e livre do conhecimento ou de produto cultural, científico ou tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade, dirigida a determinado público.
O curso de Engenharia de Software tem promovido diversos eventos de extensão no curso. A Tabela 3 apresenta a lista desses eventos.
Tabela 3: Eventos de extensão
Título do evento |
2019 |
Escola de Férias do Instituto de Ciências Exatas e Informática |
DevTalks PUC Minas |
Data Talks PUC Minas |
Meetup de Inteligência Artificial |
JS Tech Talk: Developer Tools + Service Workers + Micro interações |
BPMS Showcase Minas |
Minas TestingConference |
Escola de Férias do ICEI |
2018 |
III Mostra de Pesquisa e Extensão - PEX |
Escola de Férias do Instituto de Ciências Exatas e Informática |
Vacathon 2018 – Ideas for Milk |
2017 |
II Mostra de Pesquisa e Extensão - PEX |
Escola de Férias do Instituto de Ciências Exatas e Informática |
2016 |
Profissões no Colégio Santo Antônio |
6) Articulação com a Pesquisa
De acordo com o Projeto Pedagógico do curso, a ampliação do conceito de pesquisa, por meio da valorização das práticas investigativas na graduação, rompe, simultaneamente, com a diferença entre ensino, pesquisa e extensão, na medida em que propõe a indissociabilidade entre essas três dimensões. Adotar a metodologia da pesquisa e da elaboração em um curso de graduação parece ser uma das maneiras de garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. É instrumento de renovação do ensino, por considerar o conhecimento como algo em movimento e fruto de construção social, e por entender o ensino como processo reflexivo e interativo, no qual se incorpora a capacidade de trabalhar a dúvida como princípio pedagógico. É meio, por excelência, de articular teoria e prática, tomando como ponto de partida a história e o real, o que garante naturalmente a interdisciplinaridade, porque a realidade é sempre totalidade.
Nesse sentido, o curso, por meio de docentes e discentes, tem buscado e recebido propostas de integração entre ensino-pesquisa-extensão até mesmo de outras áreas de conhecimento. Uma delas ocorreu no 1º semestre de 2018, quando uma aluna do curso de Direito da PUC Minas Praça da Liberdadeprocurou a coordenação do curso para tentar uma parceria. A coordenação por sua vez percebeu que era uma oportunidade de integração com a disciplina de extensão Trabalho Interdisciplinar de Software IV do curso e assim a encaminhou passando a demanda para os docentes responsáveis. A estudante e sua orientadora estavam desenvolvendo o projeto de pesquisa número PIBIC-2018/22191,intitulado “As propostas de Emendas Constitucionais –PECsoriundas do Poder Executivo e do Senado Federal a partir da Constituição da República Federativa do Brasil e os impactos sociais à Sociedade Litigante no Estado Democrático de Direito”, e gostaria de democratizar o processo, disponibilizando o conteúdo das PECs através de um site de fácil acesso, responsivo e intuitivo. E assim foi feito, um grupo de alunos da disciplina TIS IV assumiu a demanda e entregou o software de nome “Pectômetro”. Uma experiência exitosa e bem avaliada por todos os envolvidos. A Figura5 abaixo ilustra as telas mobile do software.
O link para a aplicação está disponível em: http://pectometro.herokuapp.com/
Figura 5: Telas mobile do software