Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Curso de Engenharia de Computação da PUC Minas traz uma abordagem ampla e profunda, necessária para a formação de engenheiros aptos a projetarem e desenvolverem soluções tecnológicas para problemas complexos. Por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos desenvolvem habilidades essenciais para a construção de software e equipamentos modernos e inteligentes, como impressoras 3D, aplicativos para smartphones e web, robôs, drones, placas gráficas dedicadas para games, relógios inteligentes, entre outros. O aluno é incentivado a ter uma postura para trabalhar em equipe e visão empreendedora que favoreça a geração de valor por onde desejar construir sua carreira. São oferecidos programas e ações de intercâmbio e duplo diploma com renomadas Instituições de outros países, assim como oportunidades de inserção no mercado de tecnologia nos primeiros períodos do curso.

O QUE VOCÊ IRÁ ESTUDAR

Já no primeiro período de curso o aluno estuda programação, hardware, inteligência artificial e matemática. No ciclo essencial, que contempla disciplinas do 1° ao 4° período, o aluno estuda disciplinas de engenharia e computação, como matemática, física, algoritmos, arquitetura de computadores, internet das coisas (IoT), linguagens de programação, banco de dados e desenvolvimento de aplicações móveis. Esse ciclo essencial traz a formação necessária para inserção dos estudantes no mercado de trabalho e também o desenvolvimento de soft skills (habilidades interpessoais). No ciclo avançado, com disciplinas do 5° ao 10° período, o aluno se aprofunda em novos conhecimentos, como redes de computadores, automação, computação avançada, circuitos elétricos, eletrônica, robótica, ciência de dados e sistemas inteligentes de software e hardware. O ciclo avançado enfatiza os chamados hard skills, visando a formação completa de engenheiro de computação ou mesmo de cientista/pesquisador. Além da formação humanística também presente no curso, um conjunto de disciplinas optativas permite ao aluno escolher a ênfase da sua graduação. Aulas práticas e projetos interdisciplinares com aplicações reais são propostos ao longo do curso.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Engenheiro ou Engenheira de Computação pode criar sua própria empresa de tecnologia (startup) ou trabalhar em empresas de desenvolvimento de software, hardware e equipamentos de informática e automação. Pode trabalhar como engenheiro(a) na indústria de biotecnologia, construção de sistemas para aeronaves, carros autônomos, ou mesmo desenvolvendo projetos de segurança cibernética para proteger redes computacionais de ataques feitos por hackers maliciosos. De uma forma geral, a formação completa oferecida permite a atuação em projetos de alta complexidade nas mais variadas áreas da computação e engenharia, quer seja criando, inovando ou buscando novas fronteiras.

Campi e Unidades / Turno:

Belo Horizonte (Unidade São Gabriel) / Manhã

Belo Horizonte (Unidade Coração Eucarístico) / Noite

Duração:

5 anos

Modalidade:

Bacharelado

Número de Vagas:

60

Selecione a unidade

 
64x64
Ciência da Computação
Coração Eucarístico
 
64x64
Engenharia de Computação
São Gabriel