A Pastoral Universitária PUC Minas Coração Eucarístico, em parceria com os Institutos e Faculdades e PUC Minas Virtual, promoverá uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis como gesto solidário concreto do campus neste natal. A arrecadação acontecerá no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, prédio 84, e poderá acontecer também em cada Instituto, Faculdade e PUC Minas Virtual que desejar disponibilizar um espaço para essa arrecadação. Neste último caso, a Pastoral Universitária fará a logística de recolhimento em cada local para a destinação comum das doações.
Pedimos o empenho de todos na divulgação da campanha, para que os alunos, funcionários e professores tenham conhecimento da mesma e façamos juntos uma frutuosa ação em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Uma importante iniciativa da nossa instituição voltada para a ampliação da Internacionalização, conduzida pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, viabilizou a vinda de pesquisadores estrangeiros para realizarem palestras e discutir possibilidades de desenvolvimento de projetos em colaboração conosco. Particularmente, a vinda dos referidos pesquisadores envolve o Programa de Pós-graduação em Informática, assim como o Programa de Pós-graduação em Odontologia e o Programa de Pós-graduação em Biologia dos Vertebrados. Assim, o objetivo primeiro é avançar o estado-da-arte na relação inteligência artificial e saúde por meio de uma abordagem computacional para aplicações em ciências da vida e da saúde. Para tanto, um ciclo de palestras está sendo organizado, e para melhor planejarmos os espaços, pedimos a gentileza de se inscreverem no endereço https://forms.gle/ZXro7exgBhDTU9Wa7.

As palestras presenciais serão abertas e gratuitas para toda a comunidade da PUC Minas.

Agradecemos seu interesse e participação.

Oportunidade! 🚀🚀 🚀

Seja bolsista no PUCTec e atue em um programa de inovação com diversas startups.

O PUC Tec – Programa de Indução de Negócios da PUC Minas – está selecionando alunos de alguns cursos de graduação da Universidade para atuarem como bolsistas, por quatro meses, nas startups selecionadas para a Segunda Fase do Programa. As incrições vão de 06 a 18 de outubro de 2022.

Se inscreva pelo link: https://forms.gle/JehBs96Z5HkP6Sef9

Acesse o edital em: http://www1.pucminas.br/documentos/2022/edital101.2022-puctec.pdf

#puctec #pucminas #pucminascoreu #inovacao #empreendedorismo #bolsas #iniciaçãotecnológica #oportunidade #graduacao

Convidamos-lhe para a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo Dia do Professor e do Funcionário, presidida pelo reitor da PUC Minas, Professor Doutor Pe. Luís Henrique Eloy e Silva. A primeira missa celebrada pelo novo reitor na Universidade acontecerá no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, no Campus Coração Eucarístico, com transmissão ao vivo pelo canal da Pastoral PUC Minas no YouTube.

18 de outubro | 17h
Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida
PUC Minas Coração Eucarístico

Nesta terça-feira, 4 de outubro, às 16h30, será realizada a solenidade de posse do Professor Doutor Pe. Luís Henrique Eloy e Silva como Reitor da PUC Minas. A cerimônia acontecerá no Teatro João Paulo II do Campus Coração Eucarístico e também será transmitida pelo canal PUC Minas Lives no YouTube: https://www.youtube.com/pucminaslives.

Estão abertas as inscrições para a Huawei ICT Competition 2022, envolvendo alunos em todo o mundo. A primeira etapa é nacional; a segunda, regional (América Latina); e a última, mundial. A competição abordar conteúdos das trilhas: Network (Datacom, Security, Wlan ) e Cloud (Big, Data storage, AI).

Para mais informações e inscrições, acesse:

https://e.huawei.com/en/talent/#/ict-academy/ict-competition/regional-competition?zoneCode=040593&zoneId=98269537&compId=85131973&divisionName=Latin%20America&type=C001

Neste domingo dia 25/09/2022 teremos o Duo, Helen Isolani e Sérgio Aversa, com o ponto de partida o gosto pela música erudita tanto nas canções de câmara como nas árias de óperas mostrando a versatilidade estilística que a música de concerto oferece desde as sonoridades, os ritmos, seu contexto histórico, interpretações e sua multiplicidade de estilos e gêneros. A sua estreia ocorreu em 2018 com o espetáculo ' Homenagem a Bernstein' contemplando a música de câmara francesa e árias de óperas de compositores americanos que marcaram o século XX.

Desenvolva soluções inovadoras para os desafios do mundo real usando dados reais do espaço: o Hackathon da NASA é um evento que reúne programadores, designers e tantos outros profissionais em uma equipe interdisciplinar para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver soluções que atendam a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

🌐 Inscrições individuais e mais informações sobre o Hackathon em: https://bit.ly/hackatonNASA2022
🤝 Meetup de orientação e estratégias para equipes: 24/09 (sábado) - 10h às 11h30 - Museu de Ciências Naturais da PUC Minas - Coração Eucarístico

Inscreva-se para a 39ª edição do Inforuso!

Alunxs PUC Minas podem se inscrever gratuitamente para o congresso e exposição do dia 23/09, que acontecem de 8h às 13h.

O Inforuso se destaca como um dos mais importantes e tradicionais eventos de Tecnologia e Inovação do Brasil. Neste ano de 2022, na sua 39ª edição, o tema abordado é “Sociedade Digital: Inovar é Preciso”.

O evento ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de Setembro a partir das 8h e 30min.

Quer saber mais informações e realizar a sua inscrição?

Basta acessar o link https://bit.ly/3QWXdWq !

"Novo Humanismo: (re)pensar e (re)agir". O Seminário de Extensão 2022 abre espaço para reflexões e debates em torno do papel central da vida em todas as suas formas e conexões. 🌎🌱🧑🏿‍🦱👱🏻‍♂️

O evento será on-line, nos dias 22 e 23 de setembro, com transmissão pelo canal da Extensão PUC Minas no YouTube: https://abre.ai/e2P6.

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, irá proferir a conferência magna: Outro Mundo é Possível?

Acesse a programação no site da Proex (https://abre.ai/e2P1) e fique por dentro.

⚠️ Lembrando que toda a programação é certificada.

Repensar e reagir. A hora é agora. Venha conosco!!! 🤗

Alunx PUC Minas! Participe da Maratona CiberEducação Cisco Brasil!

Serão 3 semanas para melhorar suas chances de ter uma excelente carreira no mercado de trabalho que mais cresce. Conclua o treinamento e receba um certificado de conclusão.

Ao concluir o curso Fundamentos em Cibersegurança, você também concorrerá a bolsas de estudos da fase de capacitação profissionalizante do Programa CiberEducação Cisco Brasil.

📆 *Inscrições*: até 02/10/2022 pelo site https://bit.ly/maratonaciscopucminas

🏃🏻‍♀️ *Fim da Maratona*: 23/10/2022

🌐 *Saiba mais em*: https://bit.ly/programacibereducacao

O Programa de Pós-graduação em Informática (PPGINF) da PUC Minas, área de concentração em Ciência da Computação, está estruturado em duas linhas de pesquisa:
 
  • Análise de Dados, Descoberta de Conhecimento e Recuperação de Informação
  • Engenharia de Software e Sistemas de Computação
 
O corpo docente é constituído por treze professores distribuídos nas duas linhas de pesquisa. Eles possuem perfil diferenciado e têm vínculo permanente com a PUC Minas.
 
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Informática, recomendados pela CAPES em 12/11/2004 e 25/04/2016, respectivamente, possuem como principal objetivo a formação de recursos humanos qualificados, aptos a contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Minas Gerais e do Brasil.

A tecnologia computacional está transformando a indústria de maneira nunca imaginada. Ela vem aumentando a eficiência de processos estabelecidos e, sobretudo, possibilitando o desenvolvimento de soluções interdisciplinares que visam agregar valor a negócios e produtos. Como exemplos, podemos citar o uso de contratos inteligentes com blockchains, robôs de investimentos quantitativos e simulações computacionais físico-químicas para a indústria. Visando um alinhamento de carreira nesse contexto dinâmico, é fundamental discutir quais habilidades e competências devem ser priorizadas e desenvolvidas durante uma formação profissional.

🗓️ Quando: 20/09, às 19h
🏫 Onde: Teatro João Paulo II (Prédio 30)
📽️ Transmissão pelo PUC Minas Lives

Nos dias 13, 14, 15 e 16 de setembro de 2022, os cursos e setores da PUC Minas São Gabriel estarão empenhados em oferecer a Semana de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – SITE 2022. Este evento vai ao encontro de temas de interesse dos cursos da Unidade, oferecendo diversas atividades para a comunidade acadêmica e para o público externo. Podem-se citar palestras, diálogos, mesas-redondas, atividades de empreendedorismo tecnológico, interação empresa-aluno, entre outras ações.

Neste ano, em sua quarta edição, as ações e atividades da SITE concentram-se em torno do eixo temático ENERGIAS RENOVÁVEIS, NOVAS TECNOLOGIAS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS.

Neste ano, os eventos da SITE ocorrerão no formato presencial com transmissão ao vivo, pelo canal PUC Minas Lives no Youtube.

Inscrições: site.pucminas.br

O que há de mais inovador e importante nas áreas de Internet das Coisas, Computação em Nuvem e Inteligência Artificial serão apresentados no IoT Week PUC Minas, evento que acontecerá nesta quinta e sexta-feira, no Campus Coração Eucarístico. Está imperdível. Confira todas as informações e inscreva-se pelo https://icei.pucminas.br/iotweek

Ele decide os cardeais a delegar decisões, Francisco, por sua vez, olha por sua vez, luta com um esforço. da tentação de certas cargas e de certas sedes e, ao mesmo tempo, os particulares do impulso que certos ofícios e sedes provocam".

Leia o artigo na íntegra: https://www.ihu.unisinos.br/619618-a-nova-geografia-da-igreja

O Papa Francisco lançou no último dia 13 de junho, dia em que a Igreja faz memória de Santo Antônio, a sua Mensagem para o VI Dia Mundial dos Pobres. Este ano, a data será celebrada no XXXIII Domingo do Tempo Comum, dia 13 de novembro de 2022. O texto bíblico escolhido para motivar a reflexão deste ano foi: “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). A intenção com o convite – tomado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”.

Leia a mensagem na íntegra: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/20220613-messaggio-vi-giornatamondiale-poveri-2022.html

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressa sua solidariedade às famílias do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, aguarda o esclarecimento total do ocorrido e exige a responsabilização dos envolvidos. Não se pode aceitar a agressão ao ser humano, o desrespeito ao meio ambiente e à nossa Casa Comum, nem o encobrimento da verdade e da justiça: https://www.cnbb.org.br/cnbb-expressa-solidariedade-as-familias-de-bruno-pereira-e-dom-phillips/

Acontece nos dias 23 e 24 de junho, das 11h às 19h, no Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, a Feira Junina Solidária, com comidas típicas da época. Caldos, feijão tropeiro, canjica, pastel, cachorro-quente, churros, doces juninos, refrigerante e sucos fazem parte do cardápio. A feira acontecerá no Alpendre do Encontro (prédio 30 – entrada pela Avenida Dom José Gaspar).

Os feirantes integram o Fórum de Economia Popular Solidária, que incentiva um modo de produção mais humanizado e inclusivo, norteado por princípios como Solidariedade, Autogestão, Cooperação e Dimensão Econômica.

Divulgue: https://www.pucminas.br/PUCInforma/Paginas/Feira-Junina-Solid%C3%A1ria-nesta-quinta-e-sexta.aspx

A localização da moradia tem impacto direto na qualidade de vida e nas oportunidades de desenvolvimento como educação e emprego. É sobre o direito à moradia e à cidade que trata o episódio 23 do PUC Play PUC Minas que vai ao ar nesta quinta-feira, 23 de junho.

Acesse, divulgue e compartilhe: https://anchor.fm/puc-minas

O frio tem sido intenso em muitas cidades do Brasil, sobretudo em Belo Horizonte, ainda que o inverno nem tenha começado. Por isso, a Pastoral Universitária PUC Minas continua contribuindo com a Campanha Solidariedade em Rede, da Arquidiocese de Belo Horizonte. Em cada Campus e Unidade da Universidade, a Pastoral recebe, até 20 de junho, doações de cobertores, roupas de frio, calçados, blusas, gorros e luvas, que serão destinados às pessoas em situação de rua e também àquelas que moram em vilas e favelas, que não têm como se proteger do frio. As doações podem ser entregues em cada unidade da PUC Minas, nos Centros de Espiritualidade durante o funcionamento da Unidade.

Atuante e muito presente na Universidade há dez anos, o Anima PUC Minas - Sistema Avançado de Formação, Identidade e Missão está de casa nova.

Nesta segunda-feira, 20 de junho, será inaugurado o novo espaço físico do Anima, no prédio 30 do Campus Coração Eucarístico, em BH. Saiba mais:

https://www.pucminas.br/PUCInforma/Paginas/Novas-instala%C3%A7%C3%B5es-do-Anima-PUC-Minas-%E2%80%93-Sistema-Avan%C3%A7ado-de-Forma%C3%A7%C3%A3o,-Identidade-e-Miss%C3%A3o.aspx

O CEFAP – Centro de Formação de Agentes de Pastoral, núcleo do ANIMA PUC Minas, está com inscrições abertas para mais uma turma do Curso Básico de Teologia, na modalidade virtual. O curso vai oferecer disciplinas nas áreas de Bíblia, Teologia Sistemática e Teologia da Práxis. Essas disciplinas estão organizadas de modo consecutivo, com uma formação orgânica, propiciando ao aluno um percurso lógico, em nível horizontal e vertical, para a reflexão sobre a sua experiência de fé e pertença à comunidade eclesial, levando em conta: os problemas típicos da cultura contemporânea e que afetam a vida de fé, a presença dos leigos na Igreja e questões eclesiais pertinentes; a Sagrada Escritura e os métodos de leitura que a atualizam no nosso tempo, entre outros temas.

O início do curso será em agosto de 2022 e terá carga horária de 360 horas. Clique no link abaixo e saiba mais.

Faça a sua inscrição: https://vemprapuc.pucminas.br/loja/produto.php?loja=548342&IdProd=1651&iniSession=1&6287995372ad4

No caminho de preparação ao XXI Encontro Nacional da Pastoral da Educação a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação lança nesta semana o E-book “Texto de Trabalho” que oferece reflexões acerca do tema do encontro “Pastoral da Educação: centralidade, identidades e missão”. O encontro será realizado de forma híbrida de 19 a 21 de agosto com um grupo presencial em Goiânia (GO) e com transmissão ao vivo pelo canal “Cultura e Educação”, da CNBB, no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCj-Iuy37uTrpOun69BIACWg/videos).

Saiba mais sobre o evento: https://www.cnbb.org.br/setor-educacao-da-cnbb-lanca-e-book-em-preparacao-em-xxi-encontro-nacional-da-pastoral-da-educacao/

Vencer o desafio de um pacto social que priorize a educação para a formação das novas gerações de crianças e de jovens para um outro mundo. Este é propósito do Pacto Educativo Global, chamado de 2019 do Papa Francisco a sociedade mundial que tem como fundamento a abertura ao outro e propõe uma aliança educativa que torne possível a união de forças para a valorização da unicidade de cada pessoa e da diversidade. Este é o tema do episódio do PUC Play com a participação da professora Carla Ferretti, diretora do Instituto de Ciências Humanas e coordenadora do Grupo de Reflexão e Trabalho para o Pacto Global do Anima PUC Minas.

Clique e confira: https://anchor.fm/puc-minas/episodes/Pacto-Educativo-Global-por-uma-educao-transformadora-e1jmm2c

Atividades semanais no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, no Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, na PUC Minas:

Segunda-feira - Momento de Espiritualidade, às 18h Terça-feira - Grupo de Vivência, às 17h30 Quinta-feira - Leitura Orante do Evangelho, às 10h30 Domingo - Celebração Eucarística, às 18h.

Lembrando que nesta semana, a Igreja em todo o mundo celebra a solenidade de Corpus Christi. No Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, a celebração acontece às 18h desta quinta-feira, 16 de junho.

Para mais informações e contato com a Pastoral Universitária, ligue: (31) 3319-4094 ou acompanhe pelas redes sociais: @pastoralpucminas.

Atuante e muito presente na Universidade há dez anos, o Anima PUC Minas - Sistema Avançado de Formação, Identidade e Missão está de casa nova. Na segunda-feira, 20 de junho, será inaugurado o novo espaço físico do Anima, no prédio 30 do Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

Saiba mais Clicando aqui

 

Os números indicam que estamos em uma sociedade pós-teísta, mas não pós-religiosa, embora as evidências precisem ser debatidas e demonstradas porque “não se trata de um diagnóstico óbvio e do qual todos compartilhamos. Certamente as posições são muito divididas”, diz o teólogo espanhol José Maria Vigil.

Confira na íntegra: https://www.ihu.unisinos.br/618848-pos-teismo-temos-que-voltar-ao-ecocentrismo-ao-lugar-do-qual-nunca-deveriamos-ter-saido-entrevista-especial-com-jose-maria-vigil

O bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, referencial do Vicariato Episcopal para Ação Missionária (Veam), conduz o Encontro Ecumênico – SOUC 2022, que fará reflexões sobre o tema “Ecologia integral e a unidade dos cristãos: caminhar juntos para a construção da paz”, no dia 4 de junho, das 8h30 às 11h30, no auditório do Prédio 43 da PUC Minas – Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

O Encontro, promovido pelo Veam, também terá a assessoria da pastora dra. Mara Parlow, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O Encontro Formativo faz parte da programação da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2022, que acontece de 29 de maio a 5 de junho, no Brasil.

Saiba mais: https://arquidiocesebh.org.br/noticias/encontro-ecumenico-reflete-sobre-ecologia-integral-e-a-unidade-dos-cristaos-caminhar-juntos-para-a-construcao-da-paz/

O Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam), da Arquidiocese de Belo Horizonte, promove no dia 4 de junho, sábado, no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem/BH, o Encontro de formação “Eleições 2022 e a Esperança do Reino.” O Encontro é dedicado aos integrantes das pastorais sociais e paroquiais e será conduzido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de BH e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, pelo professor da PUC Minas, Robson Sávio e pela socióloga e assistente episcopal para o setor político do Veaspam, Zélia Castilho.

Mais informações: https://social.arquidiocesebh.org.br/noticias/encontro-arquidiocesano-eleicoes-2022-e-a-esperanca-no-reino/

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) disponibiliza e-book da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2022, que acontece de 29 de maio a 5 de junho. A SOUC deste ano tem o tema: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”, tendo como inspiração o Evangelho de Mateus.

Sobre a Semana de Oração pela Unidade Cristã: Desde o início do século XX, homens e mulheres de diferentes igrejas, ao redor do mundo, celebram a unidade e pedem o dom do diálogo. No desejo de que possamos chegar à “unidade visível do Reino de Deus”, todos os anos, o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos (PCUC), organismo do Vaticano e da Igreja Católica Romana (ICAR), e o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) convidam para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), que representa uma experiência única de oração comum e convivência.

Saiba mais e confira o subsídio para o ano de 2022: https://arquidiocesebh.org.br/noticias/conic-disponibiliza-e-book-gratuito-sobre-a-semana-de-oracao-pela-unidade-crista-2022/

🎧Conflitos políticos e crises econômicas têm forçado a movimentação de migrantes pelo mundo. E como fica o Brasil neste cenário? O país tem recebido, desde 2010, cada vez mais estrangeiros em busca de um lar. Estima-se que 1,3 milhão de imigrantes residam no Brasil atualmente. O recente drama dos refugiados ucranianos acolhidos no Brasil jogou holofotes sobre a questão. Além disso, o número de brasileiros no exterior mais do que duplicou em dez anos.

O episódio Migração: o papel da Universidade no acolhimento a refugiados e imigrantes do PUC Play Podcast da PUC Minas já está no ar. Confira!

Curta e compartilhe: https://anchor.fm/puc-minas

 

O III Congresso Internacional sobre Direito, Memória, Democracia e Crimes de Lesa Humanidade, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC Minas, em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais, aconteceu nos dias 30 e 31 de maio. O tema é o Fascismo Estrutural e a Memória da Sociedade e contou com importantes discussões sobre o fascismo eterno na memória da sociedade e a delicadeza das democracias; extrema direito, discurso de ódio, espetacularização da justiça, segregação e guetização de humanos; democracia e seus inimigos: bolhas de informação, trolls e fake news como estratégias fascistas; e distinções entre populismo e fascismo: violência e destruição do futuro.

Mais informações: http://www.otempododireito.com e no Instagram @otempododireito.