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Os cursos do Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI) oferecem disciplinas inovadoras para que alunos, calouros ou veteranos, de qualquer área possam cursar. Nesta página você poderá conhecer melhor as disciplinas optativas e de tópicos especiais oferecidas a todos alunos da Universidade. Algumas das disciplinas são obrigatórias em alguns cursos e optativas em outros.

 

 

A disciplina de Introdução aos Sistemas Inteligentes tem por objetivo trazer para os alunos, de diversos cursos, os conhecimentos essenciais de inteligência artificial (IA) para poderem se tornar profissionais mais completos em sua área de atuação. Além de exemplo de aplicações muito bem contextualizadas, são abordados e praticados os conceitos de ciência de dados, bigdata, análise exploratória e visual de dados, construção de modelos de aprendizado de máquina (ex. classificação e previsão), construção de chatbots, entrou outros temas atuais. Você terá a oportunidade de colocar a “mão na massa” e construir seu primeiro sistema inteligente, como por exemplo, um chatbot ou sistema que analisa sentimentos a partir de textos digitados, fotografias ou vídeos com rostos de pessoas. Uma visão estratégica sobre o uso de IA e seus impactos éticos e sociais também são abordados.

  • Pré-requisitos e público alvo: não há! Alunos de todas as áreas são muito bem vindos.
  • Carga-horária: 80h

 

A Web é a plataforma mais utilizada para as aplicações que usamos no nosso dia a dia, desde os sistemas corporativos que movimentam as organizações até os diversos aplicativos que abrimos nos nossos tablets e smartphones. A disciplina de Desenvolvimento de Interfaces Web apresenta os padrões da Web, capacitando o aluno a desenvolver e hospedar aplicações completas em provedores na nuvem. São abordados os fundamentos das principais linguagens envolvidas com o ambiente front end da Web (HTML, CSS e JavaScript) e como criar aplicações integradas com as múltiplas APIs disponíveis na Internet. A abordagem de ensino é muito prática e com aplicação direta em casos reais, permitindo ao aluno entender como conduzir os seus próprios projetos no futuro.

  • Pré-requisitos e público alvo: Conhecimento no uso do computador (Windows, Linux ou Mac) e noções básicas de programação.
  • Público alvo: Alunos de diversos cursos que possuem interesse em compreender
  • Carga-horária: 80h

 

Esta disciplina optativa tem por objetivo apresentar ao aluno os fundamentos dos jogos digitais e estabelecer o conhecimento necessário para um projeto de game design amparado por abordagens emergentes da grande indústria global de jogos. O aluno será capaz de idealizar, compor regras, mecânicas e estéticas de gameplay para construir um jogo digital.

  • Pré-requisitos e público alvo: gostar de jogos e acreditar no potencial transformador e evolvente que pode ser aproveitado em diversas áreas.
  • Público alvo: Alunos de qualquer curso com interesse pela área
  • Carga-horária: 80h

 

Release engineering is the practice of taking code and delivering it to the end user in form of a software release. This practice encompasses several processes including integration, building, testing, and deployment as an important part of the Software Engineering discipline. Release engineers try to make this process efficient and fast while making sure that the delivered release is of high quality. These engineers develop, maintain, and operate the entire release engineering pipeline. In this course we will take a look at the processes, tools, methods, and practices used by forward-thinking companies, as well as the current trends and benefits of release engineering. The goal of the course is to prepare the student to consider and select different options when defining and implementing release engineering processes, practices, and tools for companies to deliver software of high quality and in an efficient manner. Students will be able to choose between two projects in the course: an investigation to describe release engineering practices of one particular company or the implementation and configuration of a pipeline of release engineering tools.

  • Pré-requisitos e público alvo: Notions of programming and software testing are helpful.
  • Público alvo: This course is recommended to students that are in the last semester of their undergraduate program. Students from Computer Science, Computer Engineering, Information Systems, or any other undergraduate program that deals with software delivery are welcome.
  • Carga-horária: 68h

 

Aplicações híbridas são aplicações de dispositivos móveis, como os smartphones e os tablets, que são desenvolvidas com tecnologias web (HTML, CSS e JavaScript). Ao serem instaladas nos dispositivos, as aplicações parecem e se comportam exatamente como aplicações nativas. Elas podem até mesmo usar recursos específicos dos dispositivos como o GPS, a câmera e a autenticação do usuário. Ao término da disciplina, os alunos serão capazes de construir tanto aplicações web específicas para dispositivos móveis quanto aplicações híbridas usando as mesmas tecnologias de algumas das principais aplicações do mercado.

  • Pré-requisitos e público alvo: Conhecimentos básicos de HTML, CSS e JavaScript.
  • Público alvo: Esta disciplina é recomendada para alunos que estejam no último ano do seu curso.
  • Carga-horária: 68h