Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O PDI da PUC Minas contempla a Política de Extensão da PUC Minas e a extensão está prevista no Projeto Pedagógico do curso (PPC) de Bacharelado em Engenharia de Software da PUC Minas Praça e está voltada para a promoção de oportunidade de aprendizagem alinhadas ao perfil do egresso, desenvolvendo-se práticas exitosas e inovadoras, comprometidas com a formação humanísticados discentes e levando em conta as características locais e regionais. A documentação dessas atividades encontra-se nesta pasta.

Conforme exposto no PPC do curso, a extensão propõe o comprometimento em relação à difusão do conhecimento produzido e de formação acadêmica, assegurando a relação bidirecional entre a universidade e a sociedade, de tal modo que os problemas sociais urgentes e emergentes recebam atenção produtiva por parte da universidade. Entendendo que a extensão é uma via de mão dupla de troca de saberes sistematizados e de senso comum, o curso assegura aos seus alunos e professores a oportunidade da práxis acadêmica pautada pela atitude dialógica e democrática com o segmento da comunidade externa e com outros atores sociais.

O curso possui uma pasta para registrar as atividades de extensão do curso e a universidade disponibiliza também sistemas de computação, como o GDE para registro das práticas curriculares de extensão e o GPC para projetos de extensão.

A resolução 02/2015 da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, aprova o regulamento da Pró-reitoria de Extensão –PROEX desta mesma universidade (Processo CONSUNI número 02/2015). Em seu Capítulo III, Artigo 5º, são apresentadas as modalidades de extensão universitária: programa, projeto, curso, evento, prestação de serviço, produção cultural, científica e tecnológica e práticas curriculares de extensão.

No curso de Engenharia de Software da PUC Minas Praça da Liberdade, as diversas modalidades de extensão, apresentadas a seguir,são desenvolvidas por meio de metodologias participativas, tendo em vista a postura propositiva dos discentes e a capacidade para realizar a problematização pautada na realidade local.

1) Projeto de extensão

Segundo o regulamento da PROEX, projeto é um conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural, artístico ou tecnológico, que apresentem objetivos bem definidos e público-alvo e prazo determinados. Os projetos são cadastrados e monitorados pelo sistema de gestão de projetos – GPC da PUC Minas. Cabe destacar que o projeto Preparação de alunos da Escola Estadual Bueno Brandão para o ambiente de programação educacional promove uma articulação com rede pública de ensino, especificamente com a Escola Estadual Bueno Brandão.

Neste quesito os projetos de extensão vinculados ao curso de Engenharia de Software são

  • Desenvolvimento de um Sistema de Prontuário Eletrônico para Tumores Hepáticos do Hospital das Clínicas da UFMG(Figura 1d): aprovado para execução em 2018 e 2019 pela PROEX.
  • Capacitação de alunos da Escola Estadual Bueno Brandão para o ambiente de programação educacional(Figura 1a): aprovado para execução em 2018 pela PROEX
  • MiPreparação de alunos da Escola Estadual Bueno Brandão para o ambiente de programação educacional(Figura 1b): aprovado para execução em 2019 pela PROEX.
  • Computação Cidadã: Desenvolvimento de Tecnologia para Promoção da Saúde(Figura 1c): aprovado para execução em 2019 pela PROEX.

Figura 1: Fotos dos quatro projetos.

FIGURA1

 

O Edital de seleção ampliada divulgado pela PROEX permite que o aluno se inscreva para atuar em projetos de outros cursos e unidades. Desse modo, alunos do curso de Engenharia de Software atuam e/ou atuaram nos seguintes projetos:

  • Residência Técnica em Desenvolvimento de Software: aprovado para execução em 2017 e 2018 pela PROEX.
  • Sustentabilidade na informática: reciclagem e manutenção de computadores para as comunidades do entorno da PUC Minas São Gabriel: aprovado para execução em 2018 pela PROEX.
  • Programação de robôs didáticos como ferramenta de motivação educacional: aprovado para execução em 2019 pela PROEX.
  • UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: Ações estratégicas para implementação de uma Agenda Ambiental para o campus Coração Eucarístico da PUC Minas e suas comunidades do entorno: aprovado para execução em 2019 pela PROEX.
  • Rede Incluir: programa de apoio à pessoas com deficiência ou reabilitados: aprovado para execução em 2017 pela PROEX.
  • Computação Cidadã: Desenvolvimento de Tecnologia para Promoção Social: aprovado para execução em 2018 pela PROEX.

Figura 2: Fotos do projeto Residência Técnica em Desenvolvimento de Software.

engSoftware5

engSoftware6

 

2) Práticas curriculares de extensão

Segundo o regulamento da PROEX, práticas curriculares de extensão são atividades acadêmicas desenvolvidas em estrita vinculação com os componentes curriculares do curso, tendo como pressuposto a interação aluno, professor e sociedade, visando estabelecer relações entre a realidade e a produção do conhecimento, tendo em vista proporcionar aos participantes, formação integral, comprometida com a mudança social.

As práticas curriculares de extensão no curso de Engenharia de Computaçãoocorrem em duas disciplinas curriculares do curso: Trabalho Interdisciplinar de Software III (TIS III) e Trabalho Interdisciplinar de Software IV (TIS IV). Elas estão registradas no sistema de Gestão de Disciplinas de Extensão – GDE da PUC Minas.

Os objetivos de cada uma dessas disciplinas, descritas no Plano de Trabalho são:

  • TIS III: Os objetivos para a comunidade são: ter uma demanda de automatização de processos e/ou produção de software atendida e solucionar problemas de negócio. Para o aluno, os objetivos são: levantar requisitos de software junto a um cliente real, detalhar e documentar requisitos de uma solução e produzir software usando métodos ágeis de desenvolvimento. Os objetivos para o professor são:ensinar técnicas de elicitação e detalhamento de requisitos de software.
  • TIS IV: O objetivo para o professor é identificar possíveis situações problema na comunidade que possam ser resolvidas através de uma solução de software; capacitar os alunos a realizarem levantamento de necessidades ou requisitos para software de cunho social em forma de observação da rotina de ações/trabalho de uma comunidade e entrevista (interação dialogada) com os possíveis usuários e interessados no software. O objetivo para o aluno é desenvolver a habilidade de diálogo com o cliente e usuário do software para o levantamento de requisitos de software de cunho social e identificação de perfil de usuário. O objetivo para a comunidade é identificar conjuntamente com o professor possíveis situações problemas, e fornecer aos alunos detalhes da problemática que servirão de base para a definição dos requisitos de um software de aplicação social capaz de resolver um problema pontual da comunidade. Ao final do trabalho, o software será testado e avaliado pela comunidade. A comunidade também será convidada a participar da apresentação final dos trabalhos em sala.

Figura 3: Fotos das práticas de extensão da disciplina TIS IV

(a) Reunião com as comunidades para conhecer as demandas. (b) Apresentação das demandas para os alunos em sala de aula.
engSoftware1 engSoftware2
(c) Apresentação final dos projetos para a comunidade ao final da disciplina.
engSoftware3 engSoftware4

 

3) Cursos de extensão

Segundo o regulamento da PROEX, curso é um conjunto de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, planejadas e organizadas de modo sistemático, com duração mínima preestabelecida e critérios de avaliação definidos.

Os cursos de extensão oferecidos tanto para a comunidade interna como para a externa seguiram as modalidades presencial e virtual, como por exemplo: Machine Learning: classificação e previsão, Teste de Software, Gestão de dados utilizando o Microsoft Excel, Programação Android e Programação Java básico.

Figura 4: Fotos do curso Testes de Software – 2017/1

FIGURA00

 

4) Publicações

Publicar as experiências obtidas na extensão é um instrumento de divulgação de ações, reflexões e pesquisas relevantes na Extensão, possibilitando a troca profícua, em âmbito regional e porque não nacional, das atividades extensionistas desenvolvidas pelos corpos docente, discentes e técnico-administrativo da universidade. Além de incentivar a produção técnico-científica, visa contribuir na promoção da indissociabilidade entre Ensino - Pesquisa e Extensão, aprimorando o fortalecimento e a visibilidade das ações extensionistas.Anualmente, a PROEX realiza a Mostra de Extensão com uma chamada para a publicação de textos relativos a extensão universitária, que são publicados em um e-book. Além disso, também tem a possibilidade de enviar o texto produzido para a Revista Conecte-se, da PROEX.

A Tabela 1 apresenta os trabalhos do curso de Engenharia publicados até o momento.

TítuloAutoresTipoLocalAnoLink
DCBIO INTELIGENTE:
software para apoio a gestão sustentável da PUC Minas
Aline Gonçalves; Iara Síria Morais Lopes; Igor GioriCamargos; Profa. Soraia Lúcia da Silva; Prof. Tadeu dos Reis Faria; Resumo Expandido E-book: Extensão PUC Minas: encontros e diálogos - Trabalhos da III Mostra de Extensão da PUC Minas. 2018
Software para gestão e análise de setores de inseminação bovina artificial

Carlos Felipe de Almeida Arantes

Dayana Silva Araújo; Eric Patrick Delgado Ribeiro; Ian Pereira Caminhas; Profa.Soraia Lúcia da Silva; Prof.Tadeu dos Reis Faria;
Relato de Experiência E-book: Ressignificando a relação teoria e prática: reflexões sobre as Práticas Curriculares de Extensão da PUC Minas. 2019
Prontuário Eletrônico para o Ambulatório de Tumores Hepáticos do Hospital das Clínicas da UFMG. Carlos Felipe de Almeida Arantes; Felipe Santos Soares; Laercio Nazareno Neto; Ronan Felipe Nascimento de Souza; Prof. Hugo Bastos de Paula Artigo científico A definir pela Pró-reitoria de extensão da PUC Minas 2019  

 

A Tabela 2 apresenta os trabalhos apresentados nas Mostras de Extensão da PROEX.

TítuloNomeLocalAno
Age ofPhilosophy: jogo de apoio ao ensino de Filosofia para alunos do ensino médio Christyan Santos Rosa; Daniel Machado Osório Pereira; Lucas Maffra Viera; Prof.ª Me. Soraia Lúcia da Silva; Prof. Me. Tadeu dos Reis Faria III Mostra de Extensão da PUC Minas 2018
Software para gestão da padaria da APAC Felipe Augusto Silva Marques; Lucas Henrique Faria; Mariana Lana Sales; Prof.ª Me. Soraia Lúcia da Silva; Prof. Me. Tadeu dos Reis Faria III Mostra de Extensão da PUC Minas  
Prontuário Eletrônico para o Ambulatório de Tumores Hepáticos do Hospital das Clínicas da UFMG. Carlos Felipe de Almeida Arantes; Felipe Santos Soares; Laercio Nazareno Neto; Ronan Felipe Nascimento de Souza; Prof. Hugo Bastos de Paula IV Mostra de Extensão da PUC Minas 2019

 

5) Eventos de extensão

Segundo o regulamento da PROEX, evento é a apresentação ou exibição pública e livre do conhecimento ou de produto cultural, científico ou tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade, dirigida a determinado público.

O curso de Engenharia de Software tem promovido diversos eventos de extensão no curso. A Tabela 3 apresenta a lista desses eventos.

Tabela 3: Eventos de extensão

Título do evento

2019

Escola de Férias do Instituto de Ciências Exatas e Informática

DevTalks PUC Minas

Data Talks PUC Minas

Meetup de Inteligência Artificial

JS Tech Talk: Developer Tools + Service Workers + Micro interações

BPMS Showcase Minas

Minas TestingConference

Escola de Férias do ICEI

2018

III Mostra de Pesquisa e Extensão - PEX

Escola de Férias do Instituto de Ciências Exatas e Informática

Vacathon 2018 – Ideas for Milk

2017

II Mostra de Pesquisa e Extensão - PEX

Escola de Férias do Instituto de Ciências Exatas e Informática

2016

Profissões no Colégio Santo Antônio

 

6) Articulação com a Pesquisa

De acordo com o Projeto Pedagógico do curso, a ampliação do conceito de pesquisa, por meio da valorização das práticas investigativas na graduação, rompe, simultaneamente, com a diferença entre ensino, pesquisa e extensão, na medida em que propõe a indissociabilidade entre essas três dimensões. Adotar a metodologia da pesquisa e da elaboração em um curso de graduação parece ser uma das maneiras de garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. É instrumento de renovação do ensino, por considerar o conhecimento como algo em movimento e fruto de construção social, e por entender o ensino como processo reflexivo e interativo, no qual se incorpora a capacidade de trabalhar a dúvida como princípio pedagógico. É meio, por excelência, de articular teoria e prática, tomando como ponto de partida a história e o real, o que garante naturalmente a interdisciplinaridade, porque a realidade é sempre totalidade.

Nesse sentido, o curso, por meio de docentes e discentes, tem buscado e recebido propostas de integração entre ensino-pesquisa-extensão até mesmo de outras áreas de conhecimento. Uma delas ocorreu no 1º semestre de 2018, quando uma aluna do curso de Direito da PUC Minas Praça da Liberdadeprocurou a coordenação do curso para tentar uma parceria. A coordenação por sua vez percebeu que era uma oportunidade de integração com a disciplina de extensão Trabalho Interdisciplinar de Software IV do curso e assim a encaminhou passando a demanda para os docentes responsáveis. A estudante e sua orientadora estavam desenvolvendo o projeto de pesquisa número PIBIC-2018/22191,intitulado “As propostas de Emendas Constitucionais –PECsoriundas do Poder Executivo e do Senado Federal a partir da Constituição da República Federativa do Brasil e os impactos sociais à Sociedade Litigante no Estado Democrático de Direito”, e gostaria de democratizar o processo, disponibilizando o conteúdo das PECs através de um site de fácil acesso, responsivo e intuitivo. E assim foi feito, um grupo de alunos da disciplina TIS IV assumiu a demanda e entregou o software de nome “Pectômetro”. Uma experiência exitosa e bem avaliada por todos os envolvidos. A Figura5 abaixo ilustra as telas mobile do software.

O link para a aplicação está disponível em: http://pectometro.herokuapp.com/

Figura 5: Telas mobile do software

engSoftware7