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O bacharel em Jogos Digitais atua no segmento de interatividade digital, para o entretenimento ou não, projeta e desenvolve produtos como jogos educacionais, jogos publicitários, e jogos comerciais como: Infinite runner, bullet hell, aventura, ação, RPG, FPS, estratégia, simulação, assim como outros gêneros, para diferentes dispositivos, tais como celulares, tablets, computadores pessoais, web e consoles. Lida com plataformas, ferramentas e tecnologias, adotadas no mercado de trabalho e pelas empresas parceiras, para a criação de jogos digitais. Trabalha no desenvolvimento e na gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo – em rede ou isoladamente – de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com base de dados, pesquisam e produzem artefatos de estudo para áreas de jogos educativos, simuladores e entretenimento, ludificam processo de treinamento, procedimentos mercadológicos e ações de publicidades e marketing. Os alunos possuem suporte dos professores, dos monitores de disciplinas e a infraestrutura que a PUC Minas oferece. Certificações intermediárias são fornecidas aos alunos que concluem os módulos de arte e de programação.

Características do Curso

O curso possui duração de quatro anos com mais de 3000 horas. As aulas são ministradas de segundas às sextas-feiras, das 19h às 22h30, na unidade São Gabriel. Como se trata de um curso de graduação, o aluno estará apto a prosseguir seus estudos via pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado/doutorado). Além disso, o curso tem como propósito acelerar o ingresso do aluno no mercado, fornecendo dois certificados de qualificação profissional: um de Programação de Computadores, e outro de Computação Gráfica. Esses certificados são reconhecidos pelo mercado, o que possibilita a realização de concursos públicos e facilita promoções dentro das empresas onde os alunos estiverem atuando, dentre outros benefícios.

Desde o primeiro período, os alunos desenvolvem protótipos de jogos por meio de trabalhos interdisciplinares. A elaboração de tais demos permite aos alunos aplicar de forma sistêmica os conhecimentos adquiridos no semestre em cada uma das disciplinas, o que solicita, também, o uso de muita criatividade. Outro aprendizado notório é o fato de os alunos lidarem com imprevistos diários, resolução de problemas, trabalhos em equipe, restrições de tempo e recursos - situações bastante recorrentes no mercado atual, globalizado, dinâmico e altamente competitivo. O curso possui como uma de suas características fundamentais a formação generalista em Jogos Digitais. Visa, portanto, a oferecer aulas de relevância teórica e metodológica dentro de diversas áreas de conhecimento. São elas:

1) Computação

Inteligência Artificial, Algoritmos, Programação Orientada por Objetos, Grafos, Sistemas Operacionais, Redes, Arquitetura de Computadores, Bancos de Dados, UML, Engenharia de Software, dentre outras.

2) Matemática

Matemática para Jogos, Álgebra Linear, Estatística e Probabilidade, dentre outras.

3) Administração e Empreendedorismo

Gerência de Projetos, Jogos e Sociedade, dentre outras.

4) Design e Animação

Computação Gráfica, Modelagem Tridimensional, Modelagem de Fenômenos Físicos, Animação de Personagens dentre outras.

5) Desenvolvimento de Jogos Digitais

Análise e Projeto de Jogos, Criação de Conteúdo para jogos, Jogos em Rede, Jogos para Dispositivos Móveis, Projeto de Interfaces Gráficas para Jogos, dentre outras.

Mercado de Trabalho

O bacharel em Jogos Digitais pode atuar como autônomo, em estúdios de desenvolvimento de jogos, produtoras triple A, agências digitais de publicidade, na produção de simuladores para indústrias (automotivas, aeronáutica, bélicas, construção civil, arquitetura, mercado imobiliário, entre outras), em escolas desenvolvendo jogos sérios para apoio na aprendizagem, agências de publicidade, veículos de comunicação e instituições de ensino.

A área de Jogos Digitais é uma área nova no Brasil, onde a demanda do mercado de trabalho por mão de obra especializada é crescente. Segundo informação divulgada pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais em maio de 2005, há registro de 55 empresas desenvolvedoras de jogos em atividade no país. O mercado de jogos no Brasil está dividido em nichos. A maioria das empresas centram seus esforços no mercado tradicional de entretenimento (72%), porém nota-se o crescimento do interesse pelos advergames (jogos com vocação publicitária) e o início da produção de business games (simulação de negócios cuja finalidade é o aprendizado) e middlewares (ferramenta necessária para o processo de desenvolvimento e manutenção de jogos). A maioria das empresas investem no mercado de PC (63%) e em segundo lugar vêm os celulares (22%). A pesquisa mostra o potencial de crescimento do mercado de jogos no país. De 2003 para 2004, o crescimento do faturamento das empresas chegou a quase 40%. As desenvolvedoras brasileiras faturam aproximadamente R$ 18 milhões e se incluir distribuição, embalagem, marketing e publicidade, a estimativa gira em torno de R$ 100 milhões. De acordo com a pesquisa, o faturamento por estado é equilibrado. A força e a estabilidade de crescimento deste mercado são atestadas, pois muitas empresas aumentaram o faturamento para a faixa entre R$ 960 mil e aproximadamente R$ 2 milhões e continuam surgindo empresas menores com faturamento de até R$ 240 mil. É importante frisar que o profissional formado no curso não precisará atuar especificamente em desenvolvimento de jogos diretamente. Há diversas outras áreas que podem atuar, como animação, modelagem tridimensional em geral, programação de computadores, enfim, um leque de opções onde o aluno formado aplicará os conhecimentos construídos ao longo do curso em diferentes campos do mercado.

O Profissional

O bacharel em Jogos Digitais, conforme previsto na Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de Informática, visa formar profissionais para atuarem em empresas de game design, desenvolvimento e engenharia de jogos e produtos interativos digitais, assim como: em agências de publicidade, empresas de desenvolvimento de softwares, instituições educacionais, produtoras de web, veículos de comunicação em geral, indústrias que trabalham com simulação, estúdios cinematográficos, institutos e centros de pesquisa.

  • Projetar engines para o desenvolvimento de Jogos Digitais;
  • Analisar, pesquisar, projetar e documentar Jogos Digitais;
  • Implementar, testar, implantar, avaliar, selecionar e utilizar ferramentas e metodologias adequadas ao problema e ao contexto para a produção e evolução de Jogos Digitais;
  • Aplicar conhecimentos de computação gráfica e conhecer processos de renderização da imagem digital;
  • Aplicar princípios de Inteligência artificial na solução de problemas de caminhamento, rotas de tomada de decisão;
  • Conhecer, entender e aplicar técnicas de desenvolvimento de jogos para plataformas de virtualização como realidade virtual, aumentada e mista;
  • Aplicar conhecimentos de modelagem tridimensional para a construção de objetos, cenários e personagens para Jogos Digitais;
  • Aplicar os princípios e métodos voltados à interação humano-computador, promovendo a qualidade de uso e experiência do usuário em Jogos Digitais;
  • Conhecer e entender o papel dos computadores e tecnologias na transformação da sociedade e relações humanas;
  • Inovar e empreender com processos que transformam ideias em produto ou serviços digitais multimídia com valor de negócio;

Campi e Unidades / Turno

Belo Horizonte (Unidade Praça da Liberdade) / Manhã

Belo Horizonte  - (Unidade São Gabriel) / Manhã, até 6° período
                            - (Unidade Praça da Liberdade) / Noite, passando para Praça da Liberdade                               nos 7° e 8° períodos

Duração

4 anos

Modalidade

Bacharelado

Número de Vagas

60