Artur Martins Mol

Doutorando pela pela PUC-MG, possui Mestrado em Informática pela PUC-MG, especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Pesquisador com ênfase nas áreas de Jogos Digitais e Interface Humano Computador com foco em adultos mais velhos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Multimídia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Multimídia para web, dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos eletrônicos e desenvolvimento de sites dinâmicos.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR IV: APLICAÇÕES MÓVEIS

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II - MOBILE

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR I - ARCADE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II - MOBILE

TECN. JOGOS DIGITAIS - PUV

  • PROJETO: ARCADE


Cristina Almeida Cunha Filgueiras

Graduada e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (bolsista CNPq). Realizou estágio sênior no exterior no Centre Max Weber, Université Lumière Lyon II (bolsista Capes). Realiza trabalhos de consultoria técnica para órgãos públicos brasileiros e instituições internacionais. Desde 2005 é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisador Mineiro Fapemig 2010 a 2015. Pesquisador CNPq Pq-2. Principais temas de investigação e trabalhos publicados : questão social, trabalho, proteção social, desigualdade, pobreza, juventude, políticas públicas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • COMPUTADORES E SOCIEDADE

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • COMPUTADORES E SOCIEDADE


Daniel Pinheiro Lima

Possui graduação em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). , atuando principalmente nos seguintes temas: animação, software, desenho animado, software livre e recorte.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • CRIAÇÃO DE ASSETS II

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • CRIAÇÃO DE ASSETS I
  • CRIAÇÃO DE ASSETS II
  • VISUAL EFFECTS

TECN. JOGOS DIGITAIS - CORAÇÃO EUCARISTICO - PUV - PUV

  • PROJETO: JOGO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

TECN. JOGOS DIGITAIS - PLF

  • VISUAL EFFECTS


Diego Vieira Antunes

Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Termodinâmica.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • PRODUÇÃO DE JOGOS - FUNDAMENTOS
  • VISUAL EFFECTS

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • PRODUÇÃO DE JOGOS - FUNDAMENTOS


Jane Carmelita das Dores Garandy de Arruda Barroso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e Mestrado em Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Matemática e Estatística. Já lecionou Cálculo I e Cálculo II para os cursos de Engenharia Civil, da Computação, de Produção e Engenharia Aeronáutica e Mecânica na PUC São Gabriel. Atualmente leciona Cálculo I no curso de Engenharia de Software e Ciência da Computação na PUC Praça da Liberdade e Fundamentos de Matemática para os cursos de Jogos Digitais. Coordenadora do Setor de Acompanhamento de Programas e Projetos de Extensão na Graduação e na Pós-graduação da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas. Vice-Presidente e Representante das Unidades da Região Metropolitana da PUC Minas na Comissão Própria de Avaliação (CPA).

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CÁLCULO I
  • CÁLCULO II

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA PARA JOGOS DIGITAIS

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA PARA JOGOS DIGITAIS


Josemar Alves Caetano

Professor no Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e no Departamento de Computação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). É mestre em Ciência da Computação pela PUC Minas (2018) e cursa Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como pesquisador em projetos do Ministério Público de Minas Gerais em parceria com a UFMG. Desenvolve pesquisas em computação social e desinformação online, especialmente nos seguintes temas: modelagem da economia da atenção; caracterização do debate político em redes sociais; efeitos da exposição à publicidade; e efeitos da emoção e polaridade política em redes sociais.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • PRODUÇÃO DE JOGOS - FÍSICA E SIMULADORES

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • PRODUÇÃO DE JOGOS - FÍSICA E SIMULADORES

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TECN. JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE JOGOS V: REDES


Leon Matos de Paulo

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CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE JOGOS - MOBILE

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PRODUÇÃO DE JOGOS - MOBILE

TECN. JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE JOGOS VI: REALIDADE VIRTUAL E IMERSÃO
  • TESTES E QUALIDADE EM JOGOS


Lucila Ishitani

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando no Programa de Pós-graduação em Informática e nos bacharelados em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente na área de informática na educação, design centrado no usuário e jogos sérios.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PESQUISA EM INFORMÁTICA

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Luís Felipe Matsya de Aruanda Ramos Garrocho

Formado em 2010/2 em História/Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação Social pela UFMG em 2016, na linha de textualidades midiáticas. Estuda apropriação, universo do jogar e metodologias de projeto. Trabalha como professor de modelagem e animação 3D em jogos digitais, assim como na área de game design. Trabalha também com desenvolvimento de jogos digitais.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • CRIAÇÃO DE PERSONAGENS I
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR IV - SIMULADORES

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • CRIAÇÃO DE PERSONAGENS I
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR IV - SIMULADORES

TECN. JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ANIMAÇÃO AVANÇADA DE PERSONAGENS
  • PROJETO APLICADO I
  • PROJETO APLICADO II


Marcelo La Carretta Enrique Lopez da Cunha Pereira

Doutor em Técnicas Audiovisuais pela EBA-UFMG (2012), com tese baseada na memória nostálgica criada através das diversas mídias audiovisuais. Professor e coordenador de pesquisa em advergames e serious games da PUC Minas, tem experiência na área de Artes, com ênfase em GameDesign e Design Multimídia físico e digital. Atua pedagogicamente e profissionalmente em publicidade, design, ilustração, animação, roteiros interativos, planejamento, gamedesign e produção de jogos de tabuleiro e digitais.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • DESIGN E COMUNICAÇÃO VISUAL
  • PROCESSO CRIATIVO PARA JOGOS DIGITAIS

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • DESIGN E COMUNICAÇÃO VISUAL
  • PROCESSO CRIATIVO PARA JOGOS DIGITAIS


Marcos Arrais e Silva

Doutor em Informática (PPGI-UFRJ), mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Possui graduação em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua em pesquisas e projetos voltados aos temas: tecnologias para educação, design de interação, jogos digitais, usabilidade e acessibilidade. Possui conhecimento avançado em novas mídias e aplicações multimídia. É professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da PUC Minas. Desde 2005, desenvolve projetos na área de EaD e e-learning, com foco em objetos de aprendizagem e plataformas de ensino e aprendizagem. CEO da Detalhes Educação, uma empresa focada em projetos de inovação e excelência em tecnologias para educação.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • CRIAÇÃO DE ASSETS I

TECN. JOGOS DIGITAIS - CORAÇÃO EUCARISTICO - PUV - PUV

  • PROJETO: PROTÓTIPO DE JOGO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

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Michelle Nery Nascimento

Possui graduação em Engenharia Elétrica Sistemas Eletrônicos e Telecom pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e mestrado em Informatica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área acadêmica como docente na área de sistemas de informação e computação.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PESQUISA EM INFORMÁTICA

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO


Roque Anderson Saldanha Teixeira

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Matemática pela Faculdade de Pará de Minas. É professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atuou na Faculdade de Pará de Minas - Fapam. Áreas de atuação: matemática, física, tecnologias na educação, computação gráfica, desenvolvimento de jogos digitais, programação e algoritmos.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS DIGITAIS
  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • PRODUÇÃO DE JOGOS - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR I - ARCADE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III - SIMULADORES

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS DIGITAIS
  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • PRODUÇÃO DE JOGOS - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III - SIMULADORES

TECN. JOGOS DIGITAIS - PUV

  • PROJETO: MOBILE


Sinaide Nunes Bezerra

Doutorando em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG), mestre em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG), Especialista em Análise de Sistemas (Uni-BH) e, graduado em Matemática pela (PUC-MG). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: metaheurísticas, algoritmo e estrutura de dados e análise de dados.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • PIPELINE DE RENDER GRÁFICO

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PIPELINE DE RENDER GRÁFICO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • DESENVOLVIMENTO WEB FULL STACK