Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Na Universidade o ensino, a pesquisa e a extensão devem estar atrelados, desta forma, os professores do curso de Física da PUC Minas atuam promovendo a participação dos estudantes no desenvolvimento de atividades extensão, que podem ser realizadas na forma de projetos, eventos, cursos e práticas curriculares. As atividades de extensão contribuem para a formação de um Professor de Física que possa desempenhar suas funções profissionais de forma crítica, criativa e com o olhar atento para questões sociais. Desta forma, os estudantes de Física são incentivados a se engajar em atividades de extensão nas áreas de Física, de Ensino de Física e de áreas correlatas como Matemática, Engenharias e Educação.

Mais informações sobre os editais de extensão podem ser obtidas acessando o site da Pró-reitoria de Extensão.

Acesse: PROEX



O GAIA é o Grupo de Astronomia e Astrofísica da PUC Minas fundado pelos professores Peter Leroy, Tomás de Aquino e Lev Vertchenko. Atualmente o grupo é composto por 14 estudantes dos cursos de Física, Biologia, Engenharia Aeronáutica e Engenharia Mecânica que desenvolvem atividades de pesquisa nas áreas de Ensino de Astronomia e Divulgação Científica e é coordenado pela Profª Drª Kelly Faêda. O propósito do grupo é disseminar o conhecimento da Astronomia e Astrofísica além de fundamentar uma cultura científica geral. O grupo trabalha principalmente na área de Divulgação Científica e educação não formal. Dentro dessa linha, tem vários projetos de impacto social e cultural na cidade de Belo Horizonte e no interior do estado de Minas Gerais, como a Caravana Astronômica e o Astronomia na Escola. A construção de um centro de ciências no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas está em andamento e será o espaço onde as principais atividades serão realizadas pelo grupo.

  • Professora Responsável: Kelly Cristina Martins Faeda
  • Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Grupo cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq
  • Redes sociais: Youtube, Facebook, Instagram

 

Projeto de divulgação científica itinerante no qual os estudantes do curso de Física apresentam a Física em espaços alternativos para estudantes da educação básica e ao público em geral. Neste contexto, são planejados e construídos experimentos que exploram fenômenos físicos. Estuda-se também a melhor forma de se apresentar estes experimentos de maneira a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da Física. O principal objetivo do projeto é levar a ciência ao público e despertar o interesse pela Física. O Projeto teve início em outubro de 2003, e desde então visita escolas da educação básica de Minas Gerais. A proposta é fazer com que as crianças no Futuro, possam interagir facilmente com o assunto.

  • Professor responsável: Bruno Jeferson Lourenço
  • Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Redes sociais: Youtube, Facebook, Instagram

 

A pesquisa científica tem uma sub-representação feminina, sendo que nas áreas de Ciências Exatas o desnível é anda maior. Isso ocorre não por falta de afinidade, interesse ou capacidade, mas porque os obstáculos na carreira científica são muito maiores para mulheres do que para homens, em especial na área das Ciências Exatas. Um desses obstáculos é o estereótipo do cientista vinculado mais ao homem que à mulher, e o preconceito que surge a partir daí. Outro efeito dessa visão masculinizada que temos do cientista, em especial na Física, é um pior rendimento das meninas e mulheres em disciplinas de física, se comparada a seus colegas homens ou meninos. Esse fenômeno, conhecido como gap de gênero, é detectado na entrada dos estudantes nas disciplinas e normalmente é verificado um agravamento no decorrer das disciplinas.

  • Professora Responsável: Júlia Esteves Parreira
  • Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Website, Facebook, Instagram

 

O PUC Ensina é uma proposta dos cursos de Licenciatura da PUC Minas com o objetivo de contribuir com a melhora da qualidade do ensino básico, por meio da divulgação do conhecimento produzido na Universidade junto aos alunos e professores da Educação Básica.

Para tanto, desde o 2° semestre de 2020, o PUC Ensina realiza a produção e divulgação de conteúdos em meio digital, em plataforma livre e gratuita especialmente desenvolvida para este fim http://ensina.pucminas.br, no YouTube e também no Instagram. Para a estruturação desses meios, assim como sua manutenção, o projeto conta com a parceria do curso de Jogos Digitais.

A produção dos conteúdos digitais é realizada pelos alunos matriculados nas disciplinas de estágios obrigatórios e outras disciplinas ligadas ao campo das metodologias de ensino, definidas pelo NDE dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia, sendo orientados pelos professores dessas disciplinas.

 

No projeto Ciência Cineclube são apresentadas obras cinematográficas para um público amplo com o intuito de divulgar a Ciência. Os filmes, que abordam algum aspecto da ciência e tecnologia, são selecionados principalmente entre produções do cinema alternativo, filmes antigos e entre obras que não tiveram espaço no circuito comercial de cinema, assim o público terá acesso a filmes que são importantes para a formação de cultura científica e que raramente são apresentados na televisão. Um comentário inicial deve contextualizar o filme e indicar os aspectos principais da obra e sua relação com a ciência e a tecnologia. Após a apresentação segue-se uma discussão da obra. O projeto conta com a participação de estudantes dos cursos de Física e Matemática que têm o papel de avaliar os filmes e de conduzir os debates.

  • Professor responsável: Flávio de Jesus Resende
  • Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Website: http://cienciacineclube.blogspot.com/
  • Redes sociais: Facebook, Instagram

 

Cartaz de divulgação da Mostra Mulheres na Ciência de 2017