REDE INCLUIR

Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Trabalho Interdisciplinar de Software IV – 2019/1 NOITE

Integrantes do grupo: Anderson Barbosa Coutinho, Bruna Vaz, Henrique Alberone e Mateus Santos Fonseca

Professores orientadores: Soraia Lúcia da Silva e Tadeu dos Reis Faria

O desemprego é um grande problema que afeta milhões de brasileiros. Este problema se agrava ainda mais quando levamos em consideração as pessoas que possuem deficiências. O fato de que mais de 99% dos brasileiros que possuem deficiências estarem desempregados (VERDÉLIO, 2017) emerge a necessidade de trabalhar para melhorar estes números. Este trabalho busca, através do desenvolvimento de uma plataforma digital, aprimorar a localização e o contato entre empresas que geram trabalho para deficientes e pessoas com deficiências buscando vagas de emprego. Os resultados obtidos após o desenvolvimento do software proposto demonstraram que ele é uma potencial ferramenta para auxiliar na aproximação entre os usuários, uma vez que ele tem uma usabilidade simplificada e eficiente.

O desemprego é um grande problema que afeta milhões de brasileiros. Este problema se agrava quando levamos em consideração o desemprego das pessoas que possuem deficiências. Uma parte deste problema está na forma como é tratada a interação entre empresas e deficientes.

A interação entre empresas e pessoas que procuram por vagas está em mutação contínua. Antigamente, o jornal era a forma mais simples de se encontrar uma vaga de emprego. Este método, muito utilizado anteriormente, era restritivo, pois, pessoas com qualquer tipo de deficiência raramente encontravam uma vaga. Com a evolução das mídias digitais, ficou cada vez mais comum para as pessoas se candidatarem a uma vaga por plataformas digitais, que facilitam o contato entre empresa e candidatos. Porém, mesmo com essa evolução, pessoas com deficiências ainda possuem problemas para se candidatarem a essas vagas específicas.

Além destas dificuldades dos candidatos, também é possível identificar obstáculos que partem das empresas, como, por exemplo, a falta de localização dos candidatos. “Uma grande dificuldade das empresas é localizar o deficiente, pois não possuem um cadastro especifico” (VITORINO FILHO et al., 2012).

Portanto, como é percebido, este é um problema bilateral no qual as empresas e deficientes necessitam de um meio de divulgação onde haja uma interação com facilidade, possibilitando candidatos deficientes conseguirem contatar empresas sobre vagas e viceversa.

No contexto deste problema, surge a Rede Incluir. A Rede Incluir é um projeto de extensão da PUC Minas que almeja promover a capacitação de pessoas com deficiência com o foco na inserção no mercado de trabalho, ou seja, este projeto busca, como principal objetivo, o contato entre os candidatos deficientes e empresas que possuem vagas disponíveis para eles e o auxílio na procura das empresas por estes candidatos.

Tendo em vista este problema e o contexto da Rede Incluir, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver uma plataforma digital na qual as empresas tenham a possibilidade de divulgarem suas vagas para pessoas com deficiências para, posteriormente, efetivar o contato desses candidatos com as empresas que oferecem estas vagas.

Outros objetivos destes trabalhos consistem em analisar a dificuldade de desenvolvimento de plataformas que facilitem a acessibilidade e, posteriormente, analisar dificuldades dos usuários em utilizar esta plataforma.

Finalmente, é necessário frisar que este trabalho é importante devido ao fato de a grande maioria das pessoas deficientes estarem desempregadas. Quase 24% dos brasileiros (45 milhões de pessoas) possuem algum tipo de deficiência. Destas 45 milhões, apenas 403.255 estão empregados, o que corresponde a menos de 1% das de pessoas com deficiência no país. (VERDÉLIO, 2017). Portanto, apesar de estatísticas apresentarem um crescimento nos últimos anos na geração de empregos para deficientes, há a necessidade de melhorias, e este trabalho busca contribuir para esta evolução.

Link da apresentação: https://bit.ly/2xJ0Gom

Vídeo do trabalho: Clique aqui.