EASYPARK

Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Trabalho Interdisciplinar de Software II – 2019/1 MANHÃ

Integrantes do grupo: Daniel Lyncon Gonçalves de Souza, Lucas Guilherme Verdan Moreira, Maria Eduarda Machado Miranda, Otávio Vinícius Guimarães Silveira Rocha e Vitor Augusto Alves de Jesus

Professores orientadores: Hugo Bastos de Paula e Tadeu Faria

Nesse trabalho buscamos solucionar um problema relativo à administração de estacionamentos por parte de empresas que desejam obter um melhor uso de seu espaço. Desenvolvemos um software que facilita o gerenciamento tanto de estacionamentos comerciais quanto de estacionamentos de empresas privadas que buscam otimizar e rentabilizar o tempo de vagas ociosas.

Hoje em dia muitos estabelecimentos possuem estacionamentos particulares seguros, que não são usados na maior parte de seu tempo, tendo total capacidade ser alugados a terceiros quando as vagas tiverem disponíveis. Visto que a fonte de informações para tal ideia é extensa, escolhemos usar a metodologia de análise de documentos para aprender mais sobre o contexto no qual o software irá ser aplicado. A abordagem utilizada no desenvolvimento desse projeto busca primeiro implementar o sistema de vagas para que os estabelecimentos tenham melhor controle sobre todos os aspectos de seu estacionamento.

Atualmente vivemos em metrópoles com densidades populacionais cada vez maiores. Tal fato se torna um problema a partir do momento em que cada pessoa utiliza seu próprio veículo para se locomover. O cenário ideal para as pessoas que fazem uso de seu transporte próprio seria ter uma vaga de garagem para poderem usufruir enquanto estão no trabalho, na faculdade e no seu tempo de lazer, porém essa não é a realidade da maior parte das pessoas. Estacionamentos com preços abusivos, além de distante localização, tornam as vagas particulares de difícil acesso a grande parte dos motoristas.

O artigo de Maisa Infante nos mostra informações importantes a respeito dos estabelecimentos com vagas ociosas e o porquê de se ter um sistema para gerenciar estacionamentos. O autor do livro “The High Cost of Free Parking”, Donald Shoup, aponta que mais de 30% do tráfego em uma cidade são de pessoas que estão buscando por estabelecimentos para estacionar. Um problema existente observado pelo grupo são que as vagas disponíveis nas cidades não comportam todos os veículos, além disso, o preço de se parar nos centros urbanos comerciais podem ser altíssimos. Com um software para gerenciar as vagas em estabelecimentos que já possuem essas vagas disponíveis pode ser um negócio lucrativo tanto para o dono do estabelecimento quanto para o cliente.

O objetivo de nosso software é fazer com que as empresas possam administrar, identificar e até mesmo disponibilizar as vagas ociosas a outras pessoas. Através do nosso software, as empresas conseguirão conhecer melhor o tempo de uso de seu estacionamento para poder disponibilizá-lo para a sociedade.

Dessa forma, nossa solução visa servir às empresas que estão implementando o software e, consequentemente, atender ao consumidor final que terá seu serviço otimizado ao fazer o uso indiretamente da nossa solução.

Link da apresentação: https://bit.ly/2WE0hvQ

Vídeo do trabalho: Clique aqui.