Trabalho Interdisciplinar de Software I – 2019/1 MANHÃ
Integrantes do grupo: Alessandra Magalhães de Souza Lima, Gabriel Moreira Chaves, Guilherme Oliveira Antônio, Ian Bittencourt Andrade Jacinto e Ian Guelman
Professores orientadores: Rodrigo Baroni de Carvalho e Rommel Vieira Carneiro.
Inúmeras empresas demonstram dificuldades na contratação de pessoas com deficiência (PcD), para, então, cumprir com a Lei 8213/90, que determinam um número mínimo de cotas para estas pessoas dentro de empresas com mais de 100 funcionários. O problema se encontra na localização dos PcDs, uma vez que não há um local de busca de empregos que se subdivida em tal categoria. Por este motivo é mais difícil localizar um trabalhador deficiente que cumpra com as qualificações necessárias para a vaga de emprego em questão, e em outros casos a própria deficiência impossibilita que o trabalhador cumpra com as tarefas da vaga.
Além disso, existe uma grande dificuldade por meio dos PcDs em localizar vagas para as quais são qualificados, uma vez que, a maioria das vagas para tal categoria são de subempregos que não requerem qualificação. O que gera um impacto negativo na vida e na renda desta classe.
A aplicação será utilizada tanto pelo setor de contratação de empresas como por deficientes que buscam ofertas de emprego.
Este trabalho tem como objetivo a criação de uma aplicação Web para solucionar os problemas anteriormente declarados. Tal aplicação contará com anúncios de vagas de emprego, por meio das mais diversas empresas, e com um registro para PcDs, que estejam em busca de empregos, para assim concatenar vagas com trabalhadores qualificados para preenchê-las.
Como objetivos específicos estão a inserção de deficientes no mercado de trabalho - dispostos nos mais diversos cargos, respeitando a deficiência e promovendo assim a acessibilidade - e a dinamização do processo de contratação de PcDs, diminuindo assim, os recursos gastos pelas empresas neste âmbito. Além da promoção de melhores oportunidades de emprego aos PcDs.
Link da apresentação: https://bit.ly/2SII1Aw
Vídeo do trabalho: Clique aqui.