Pesquisa em Ciência da computação
poços de caldas
O fomento à pesquisa ocorre de forma sistemática no âmbito do curso, tanto através de programas de incentivo da PUC Minas (FIP e PROBIC), quanto de agências de fomento externo (FAPEMIG, FINEP, CNPq). De forma complementar, projetos de pesquisa com investimentos em P&D feitos por empresas (Furnas Centrais Elétrica, DME – Departamento Municipal de Eletricidade, Danone, dentre outras) também são desenvolvidos com a participação de professores e alunos. Os alunos são fortemente incentivados ao desenvolvimento de novos produtos de base tecnológica, notadamente através da criação de programas e modelos de desenvolvimento de start-up e do PAN – Programa para Aceleração de Negócios da PUC Minas.
Atividades de Pesquisa
O curso visa a formação de profissionais aptos a identificar problemas do mundo real, propor soluções inéditas ou melhorar as já existentes. Ele oferece um ambiente para a participação ativa em pesquisa e desenvolvimento científico, lidando com tecnologias de ponta. Essas oportunidades surgem, por exemplo, nos trabalhos realizados nos laboratórios do curso, que envolvem robótica, redes, integração hardware-software, aplicações gráficas e jogos.
Centro de Pesquisas Avançadas
O Centro de Pesquisas Avançadas (CPEA) no campus da PUC Minas em Poços de Caldas, foi criado em 2017 com o objetivo de aproximar a universidade, a sociedade e o setor produtivo, através da difusão do conhecimento que é gerado continuamente nos diversos ambientes acadêmicos de ensino e pesquisa. O CPEA trabalha para identificar, de forma sistemática e organizada, as necessidades do setor produtivo público e privado, e executar projetos em parceria, priorizando e fortalecendo as ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I). Poços de Caldas é uma cidade do Sul das Minas Gerais, estando no ranking das cidades com melhor qualidade de vida no Brasil. O CPEA usufrui dessa localização geográfica privilegiada, próxima de grandes centros tecnológicos.
Laboratório de Segurança Cibernética e Computação Forense
Desde 2015, o Laboratório de Segurança Cibernética e Computação Forense (CyberOne) é um laboratório de pesquisas que reúne pesquisadores e alunos do curso em torno das temáticas da Segurança Cibernética e Computação Forense, com desdobramentos para a Perícia Forense Digital.
Laboratório de Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho
Desde 2004, o Laboratório de Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho (DeepLab) é um laboratório de pesquisas que reúne pesquisadores e alunos do curso em torno de temas relacionados à Computação Distribuída, Computação Paralela, Redes de Computadores e Computação de Alto Desempenho. sistemas paralelos. O principal objetivo do laboratório é apoiar a pesquisa por meio do envolvimento dos alunos em programas de iniciação científica. As atividades de pesquisa são desenvolvidas nas áreas dos Mecanismos de QoS e Cache para Web, Análise de Sistemas Computacionais; Segurança em Redes de Computadores, Redes de Comunicação IPv6, Modelagem de Sistemas Computacionais e Simulação, Arquiteturas Computacionais Baseadas em Cluster e Grids, Gerenciamento de Dados em Ambientes Distribuídos.
Observatório Multidisciplinar para Identificação de Conteúdos Digitais Falsos, Tóxicos e Nocivos
O Observatório Multidisciplinar para Identificação de Conteúdos Digitais Falsos, Tóxicos e Nocivos (FakeNewsOnline) é um serviço gratuito oferecido à sociedade, como forma de ajudar no combate aos conteúdos digitais fraudulentos e que representem riscos às pessoas e à sociedade. Esses conteúdos podem ser classificados como falsos (quando se referem a inverdades), tóxicos (quando podem causar danos à vida de uma pessoa, impactando sua dignidade e/ou reputação) e nocivos (quando podem causar problemas sociais e/ou influenciar, negativamente, na tomada de decisões que impactam a vida em sociedade). O Observatório FakeNewsOnline conta com habilidades e conhecimentos científicos das áreas de Ciência da Computação (para o uso de suas múltiplas tecnologias, algoritmos e ferramentas no combate às Fake News), do Direito (para identificação e eventual enquadramento das Fake News como crimes/infrações), da Medicina (para observação e identificação dos impactos das Fake News na área da Saúde), da Publicidade e Propaganda (identificação dos impactos das Fake News nas comunicações, no marketing e nas políticas públicas), da Psicologia (para identificação dos impactos psicológicos das Fake News no comportamento/reações de pessoas e organizações), das Relações Internacionais (para observação dos impactos das Fake News nas relações entre os países).
Laboratório de Aplicações Gráficas e Desenvolvimento de Jogos
O Laboratório de Aplicações Gráficas e Desenvolvimento de Jogos (LAG) foi criado em 2012. Nele são desenvolvidos projetos e atividades de pesquisa relacionados à Computação Gráfica, Visão Computacional, Realidade Aumentada, Desenvolvimento de Jogos 2D e 3D.
histórico em Televisão digital interativa
O Laboratório de Televisão Digital Interativa (TVDILAB) esteve em atividade no curso entre os anos de 2002 e 2015. Ele reuniu os esforços em Televisão Digital e Televisão Interativa no contexto da PUC Minas, contribuindo, de forma efetiva e contínua, na proposição de soluções tecnológicas que foram importantes na especificação, desenvolvimento e implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). A partir de 2015, com o avanço das tecnologias de streaming e com o término das atividades de desenvolvimento do SBTVD-T, o laboratório deixou de existir fisicamente, dando lugar à implantação do CyberOne.