Avaliação de Desempenho Acadêmico (ADA)

Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

No próximo dia 16 de março (sexta-feira), faremos nossa Avaliação de Desempenho Acadêmico (ADA) que vale 5 pontos em TODAS as disciplinas do nosso curso de Ciência da Computação. No turno da manhã, essa prova será de 8:00 às 12:20; e, no da tarde, de 13:30 às 17:50. Sendo que os vinte minutos iniciais serão para distribuição das provas e organização das carteiras. O tempo mínimo de permanência de um aluno na sala é de uma 1 hora e 20 minutos. Após esse tempo, não será permitida a entrada de outros alunos.

A distribuição dos alunos nas salas acontecerá por ordem alfabética independente do período. Cada aluno fará a prova no turno em que estiver matriculado. A sala que aluno fará a ADA será divulgada posteriormente.

O aluno que não fizer a prova receberá nota zero na ADA. Caso algum aluno falte em função de motivos previstos nos regimentos de nossa Universidade, tal aluno deverá apresentar sua justificativa por escrito na Secretaria Acadêmica em, no máximo, dois dias úteis após a realização da prova.

A prova de cada aluno terá 40 questões fechadas e geradas a partir de um banco de questões. Sendo três questões de formação geral e uma para cada disciplina do curso que o aluno estiver cursando na Universidade. As demais questões na prova de cada aluno serão das disciplinas do curso que o aluno foi aprovado ou dispensado. Um aluno aprovado (ou dispensado) em menos de cinco disciplinas fará questões básicas envolvendo algoritmos, lógica, atualidade e matemática. Assim, o número de questões de cada disciplina na ADA varia em função do número de disciplinas que o aluno foi aprovado, dispensado e estiver matriculado. O curso tem um sistema computacional para geração da ADA. Esse sistema seleciona as questões para cada aluno e confecciona a prova dele distribuindo essas questões e suas respectivas alternativas de forma aleatória usando uma distribuição uniforme de probabilidade. Assim, cada aluno terá uma prova específica. O conteúdo da prova contempla formação geral, atualidade, matemática básica e as disciplinas de Computação e Matemática vistas no curso. Essas disciplinas são: Álgebra Linear; Algoritmos e Estruturas de Dados I, II e III; Algoritmos em Grafos; Arquitetura de Computadores I, II e III; Bancos de Dados; Cálculo I, II e III; Compiladores; Computação Distribuída; Computação Gráfica; Computação Paralela; Engenharia de Software I, II e III; Estatística e Probabilidade; Fundamentos Teóricos da Computação; Geometria Analítica; Inteligência Artificial; Linguagens de Programação; Matemática Discreta; Modelagem e Avaliação de Desempenho; Otimização de Sistemas; Processamento de Imagens; Projeto e Análise de Algoritmos; Redes de Computadores I, e II; Segurança e Auditoria de Sistemas; e Sistemas Operacionais.

A prova é composta de três partes: instruções, questões e gabarito. Após o término da mesma, o aluno devolverá apenas o gabarito. As instruções disponíveis na prova estão listadas a seguir.

1) Verifique se seu nome e matrícula estão corretos tanto no caderno de questões como no gabarito e se sua prova tem 40 questões.

2) Assine seu nome no gabarito com caneta transparente de tinta preta ou azul.

3) Caso aconteça algum problema, notifique imediatamente o responsável pela aplicação da prova.

4) A ADA tem duração de 4 horas e 20 minutos, sem intervalo. Os 20 minutos iniciais são para a organização do ambiente. O tempo mínimo de permanência de um aluno na sala é de 1 hora e 20 minutos. Após esse tempo, não é permitida a entrada de alunos na sala.

5) Durante a prova, o aluno pode usar somente lápis, lapiseira, borracha e caneta. Todos os dispositivos eletrônicos dos alunos devem ser desligados e guardados nas mochilas. Permite-se alimento sem cheiro e uma garrafa de água transparente.

6) Após o término da prova, o aluno deve preencher o gabarito usando uma caneta do tipo especificado anteriormente. No gabarito, preencha COMPLETAMENTE o espaço correspondente à letra considerada correta. Não existe gabarito sobressalente e as respostas rasuradas serão anuladas. Cada aluno deve entregar seu gabarito para o responsável da aplicação.

7) A prova é individual e vale 5 pontos em cada disciplina do curso que o aluno estiver matriculado. A interpretação faz parte da prova. Leia a prova com atenção antes de responder às questões.

8) O descumprimento de alguma regra zera a nota do aluno.

9) Ótima prova.

Após o término da prova da tarde, divulgaremos o gabarito oficial na Secretaria Acadêmica e, também, via e-mail. Os alunos que discordarem de alguma questão deverão preencher um recurso disponível na Secretaria Acadêmica. Esse recurso deve ser preenchido, assinado e entregue em, no máximo, dois dias úteis após a divulgação do gabarito.

Finalmente, no dia da ADA, não teremos as aulas tradicionais do nosso Curso de Ciência da Computação e a presença será a própria prova. No primeiro horário da manhã (antes do início da prova, entre 7:00 e 8:00) e no terceiro horário da tarde (após a prova, entre 17:50 e 18:50), os professores que lecionam nesses horários ficarão à disposição para retirarem eventuais dúvidas sobre suas matérias. A presença nas aulas do dia da ADA será a própria ADA. Os alunos que não tiverem aula no dia deverão fazer a prova normalmente no turno que estiverem matriculados.

O curso Ciência da Computação está comemorando Jubileu de Prata das turmas de 1992 a1994 com plantio de árvores e solenidade no Teatro João Paulo II. As atividades são abertas para toda a comunidade acadêmic.

Classificação do Curso de Ciência da Computação no guia do estudante

 

IMG 20181130 WA0008

1o. lugar: João Fernando Campolina Dias

orientador: Alexei Manso Corrêa Machado


título: Computational Auxiliary Method for Measurement of Pressure

Ulcers

2o. lugar:  João Saffran

orientador: Luís Fabrício Goes

título: NeurOMP: Paralelização automática de código utilizando

Aprendizagem por Reforço


3o. lugar: Kaio Henrique Andrade Ananias

orientador: Mark Alan Junho Song

Título: Uso de Diagramas Binários de Decisão na Análise Formal de

Conceitos Tríadicos

Prezado aluno,

O horário de aulas do 1º semestre de 2019 está disponível na área de Documentos. Ele também pode ser obtido na área de Documentos ou no SGA (área de Documentos do Curso). Em breve, vamos disponibilizar os horários dos demais cursos do nosso Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI) e das Engenharias (do Coração Eucarístico).

Algumas observações específicas:

  1. Os alunos veteranos de AEDs 1 (manhã) e Cálculo I (manhã) deverão fazer a matrícula obrigatoriamente
    na turma 2.
  2. Eventualmente, o colegiado pode cancelar/criar grupos e turmas 2. Nesse caso, o colegiado comunicará aos alunos via e-mail.
  3. Os alunos de TCC 1 e TCC 2 devem fazer a matrícula no grupo 15.

O Colegiado do nosso curso está disponível para estudar todos os pedidos relativos às matrículas e, em especial, ajudar aos alunos formandos na integralização do curso. Um de nossos desejos é minimizar o tempo de formatura dos alunos, contudo, com rigor e, principalmente, muita exigência de qualidade.

O número WhatsApp da coordenação é o (31) 9.9562-0479.

Atenciosamente,

Colegiado do Curso de Ciência da Computação – BH

Instituto de Ciências Exatas e Informática - PUC Minas

Prezado aluno,

O horário de aulas do 2º semestre de 2018 está disponível aqui. Ele também pode ser obtido na área de Documentos ou no SGA (área de Documentos do Curso). Em breve, vamos disponibilizar os horários dos demais cursos do nosso Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI) e das Engenharias (do Coração Eucarístico).

Algumas observações específicas:

  1. Os alunos veteranos de AEDs 1 (manhã) e Cálculo I (manhã) deverão fazer a matrícula obrigatoriamente
    na turma 2.
  2. Eventualmente, o colegiado pode cancelar/criar grupos e turmas 2. Nesse caso, o colegiado comunicará aos alunos via e-mail.
  3. Os alunos de TCC 1 e TCC 2 devem fazer a matrícula no grupo 15.

O Colegiado do nosso curso está disponível para estudar todos os pedidos relativos às matrículas e, em especial, ajudar aos alunos formandos na integralização do curso. Um de nossos desejos é minimizar o tempo de formatura dos alunos, contudo, com rigor e, principalmente, muita exigência de qualidade.

Atenciosamente,

Colegiado do Curso de Ciência da Computação – BH

Instituto de Ciências Exatas e Informática - PUC Minas

No dia 19 de maio, de 8:00 às 17:00, na PUC Minas do Coração Eucarístico, teremos o evento SQL Saturday, uma oportunidade para alunos e profissionais discutirem a plataforma de dados da Microsoft.

Mais informações e inscrições: www.sqlsaturday.com/715

 

 

A VII Escola de Férias do ICEI no Coração Eucarístico acontecerá entre os dias 26 e 30 de junho. As propostas de palestras e minicursos devem ser enviadas até o dia 24 de maio através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCvn8tfQQseDcadq-LCqOOBCovvhamFSB4EcET7rxDLq5Pmw/viewform.

Mais informações com os coordenadores do evento: Prof. Felipe Domingos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e aluno Lucas Porto (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou em www.facebook.com/escoladeferiasicei.