Criado em 1978, o Departamento de Matemática e Estatística da PUC Minas (DME) oferta os cursos de Licenciatura em Matemática e presta serviços de ensino e aprendizagem em muitos cursos dessa Universidade. As atividades que estão sob sua responsabilidade didática são balizadas pelos princípios da Educação Matemática, no sentido de privilegiar a incorporação de conceitos, o saber pensar e a construção contextualizada do conhecimento.

O DME participa do PREPES, um programa de Pós-graduação lato sensu implantado pela PUC Minas e que tem como finalidade a capacitação de professores. Sob a coordenação do DME, já foram oferecidos dois cursos, um de Matemática Superior e outro de Fundamentos de Matemática. Atualmente, o DME permanece no PREPES com o Curso de Especialização em Educação Matemática, buscando atuar de modo mais efetivo na formação de docentes para a Educação Básica e fortalecendo a pesquisa na área.

Vêm do DME os professores da área de concentração de Matemática do Mestrado em Ensino em Matemática, Física e Biologia. Este é um programa stricto sensu oferecido pelo PREPES, com aprovação da CAPES/MEC, e implantado em julho de 2005. Vislumbra-se que esse Mestrado em Ensino possibilitará a continuidade e proverá a fundamentação dos estudos e pesquisas em Educação Matemática que, de forma incipiente já são desenvolvidos no DME pelo Grupo de Práticas Investigativas em Ensino de Matemática (PINEM) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Informática Educativa para o Ensino de Matemática (GEPIEM).

Curso do Departamento

 
Graduação
Matemática