No horizonte do Curso de Licenciatura em Física da PUC Minas está o físico educador. Ele é definido como o profissional que se dedica preferencialmente à formação e disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação na educação básica, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, softwares ou outros meios de comunicação. As rápidas e constantes transformações pelas quais vem passando a sociedade sugerem a necessidade de profissionais com sólida formação básica, ao mesmo tempo ampla e flexível, de maneira que desenvolvam habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais da sociedade – não só do mercado –, e sejam capazes de se adequar a diferentes perspectivas de atuação futura.

Características do Curso:

O curso tem como foco a ética de atuação profissional e a conseqüente responsabilidade social, compreendendo a ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociais, políticos, culturais e econômicos. Problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso de instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados. Princípios gerais e fundamentos da física clássica e moderna. A utilização de equipamentos de informática para simulação e tratamento de dados experimentais.

Mercado de Trabalho:

Atualmente, a destinação profissional dos Licenciados em Física não se restringe às escolas de ensino médio. Ele é bastante amplo e inclui, também, escolas de ensino fundamental, instituições de ensino superior e de pesquisa, indústrias, mercado editorial e estabelecimentos dirigidos à divulgação científica e elaboração de materiais didáticos.

Campi e Unidades / Turno:

Belo Horizonte (Campus Coração Eucarístico) / Tarde

Duração:

 4 anos

Modalidade:

Licenciatura

Número de Vagas:

60

Selecione a unidade