A consulta às credenciais de acesso para alunos e professores está disponível no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). Dentro do Menu do sistema, em Serviços Acadêmicos, selecione "Credenciais de Acesso". Nesta página você encontrará as informações que precisa.
Para informações sobre o acesso à Rede Wi-Fi: https://portal.pucminas.br/wifi/
Em caso de problemas com o seu acesso abra uma solicitação de suporte para a equipe do Centro de Recursos Computacionais (CRC) através do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). Dentro do Menu do sistema selecione "Solicitação de Serviços" (CSC).
Na CSC selecione “Abrir chamado”.
Você verá uma lista de opções de chamados. Navegue até "Serviços de TI > Rede Acadêmica", escolha uma das opções de chamados clicando no ícone de engrenagem e clique em "Abrir chamado".
Preencha o formulário com as informações solicitadas e clique em "Salvar". Pronto! Seu chamado foi registrado e em breve você será atendido.
Visando aprimorar a segurança da informação, novas configurações serão aplicadas nas credenciais de acesso a Rede Acadêmica da PUC Minas. Além da sua senha, será necessário informar um código para acessar o Canvas e Teams. Este código será enviado para um aplicativo no seu telefone. Muitos ataques cibernéticos acontecem através da quebra de senhas, utilizando engenharia social ou algoritmos de força bruta, por exemplo. Ao usar o Múltiplo Fator de Autenticação (MFA), adiciona-se uma camada de proteção além da senha e torna as invasões mais difíceis.
A autenticação multifator (MFA) é um processo de login de conta com várias etapas que obriga o usuário a inserir informações que vão além de uma simples senha. Por exemplo, juntamente com a senha, os usuários podem ser solicitados a inserir um código que foi enviado para o celular deles, responder a uma pergunta secreta ou verificar uma impressão digital. Em caso de comprometimento de uma senha do sistema, uma segunda forma de autenticação pode ajudar a impedir o acesso não autorizado à conta.
A MFA aumenta a segurança de uma organização ao exigir fatores adicionais para verificar um usuário. Como os nomes de usuário e senhas provaram ser vulneráveis a ataques, as organizações que desejam aumentar sua segurança podem recorrer à MFA para garantir um maior grau de confiança e potencial para permitir aos usuários verificados o acesso a sites, aplicativos e recursos.
A MFA exige que um usuário forneça pelo menos um fator adicional de verificação para que lhe seja concedido acesso. A aplicação de um fator além do nome do usuário e da senha garante um nível mais alto de segurança ao solicitar informações adicionais que são fáceis para os usuários autênticos e muito difíceis para os cibercriminosos terem à sua disposição.
Há quatro tipos de fatores que podem ser fornecidos para verificar um usuário:
A PUC Minas utiliza uma ampla gama de soluções de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) , incluindo a Autenticação em Dois Fatores baseada em Tokens de Senha de Uso Único (OTP).