Pastoral | Quaresma ou, da construção de nossa humanidade…
1460
page-template-default,page,page-id-1460,qode-listing-1.0.1,qode-social-login-1.0,qode-news-1.0.2,qode-quick-links-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-13.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive
 

Quaresma ou, da construção de nossa humanidade…

Não raro, as verdadeiras alegrias, só as encontramos do outro lado de muitos infortúnios. Não que a felicidade fosse sempre resultado de esforços penosos, uma conquista apenas de nossos empenhos. Amiúde recebemos, por pura graça, dádivas inesperadas e imerecidas alegrias. Entretanto, permanece válido e uma frequente experiência humana: A construção da própria humanidade exige também enorme disciplina, suor, renúncias e sacrifícios. Não se edifica a própria grandeza na supefície de superficialidades, mas sempre e apenas no profundo de bem cavados e fortificados alicerces. Esta é uma constante da vida humana: A terra da própria liberdade e grandeza só se alcança do outro lado do deserto, cuja travessia nos custa quarenta anos (Ex. 2, 3-35) e a estatura humana que mereça tal nome só se logra após um tempo longo e cheio de provas e provações (quarenta dias) (Mc 1, 1-2).

 

Este é também o sentido religioso da quaresma: não o desprezo ao mundo e aos seus bens, o que seria uma ofensa ao próprio Deus, não uma espécie de autoflagelação, o que seria uma patologia. Mas a têmpera (consistência que se dá aos metais, principalmente ao aço, mergulhando-os em estado candente num banho de água fria) e a fortaleza do espírito, num exercício que nos torne capazes de suportarmos, sem fraquejos e curvaturas, os desafios e as exigências que a vida nos impõe.

 

Frei Prudente Nery – OFMCap.

PODCAST

FICHA TÉCNICA

Produção: Pastoral Universitária PUC Minas.

Organização: Prof. Eurides Rodrigues.

Texto: Frei Prudente Nery, OFMCap.

Locução: Pe. Nereu de Castro Teixeira.

Trilha sonora: gentilmente cedida pelos Monges da Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná.

O episódio de hoje foi Gravado e Editado no Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, em fevereiro e março de 2018.