Adriana Gomes Dickman

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), doutorado sanduíche em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e City University of New York (1996). Realizou estudos de pós-doutorado em Física Estatística na State University of New York em Stony Brook (1997) e na Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente no uso de tecnologias no ensino de física e no Ensino de física para estudantes cegos; em Física estatística desenvolve trabalhos com ênfase em transições de fases de não equilíbrio e simulação de sistemas biológicos. Teve bolsa de Pesquisador Mineiro FAPEMIG no período de 2015-2017. Atualmente é editora-chefe da Revista Abakós (ICEI ? PUC Minas) e membro da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • PRÁTICA DE ENSINO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
  • TERMODINÂMICA

CURSO DE MATEMÁTICA - PMG

  • LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL I


Bruno Jeferson Lourenço

Possui graduação em Física - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é Professor Adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde leciona disciplinas de teóricas e experimentais de Física nos cursos de Engenharia; Mecânica Geral I e Mecânica Geral II no curso de Física, além de ser coordenador de estágio desse curso. Coordena o "Circo da Física", projeto de extensão do curso de Física. Atualmente é membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Física, e coordena as atividades dos laboratórios de Física da PUC Minas nos campi Coração Eucarístico e Betim. Também é membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia de Produção (Unidade Betim). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação de Monte Carlo, transição de fase, fenômenos críticos, e problemas de otimização - permutation flow shop scheduling.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • MECÂNICA GERAL II
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM FÍSICA
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO: FÍSICA NA ESCOLA


Bruno Rocha Santos Lemos

Bacharel em química (2007), mestre em química (2010) e doutor em química (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2012, atua como docente do quadro efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS), lotado no Departamento de Física e Química (DFQ) do Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI). Atualmente, é Professor Adjunto II dessa instituição lecionando disciplinas de físico-química para o curso de Engenharia Química no campus Coração Eucarístico. Desde 2010, também atua como químico da UFMG, atualmente lotado no laboratório de análise térmica do Departamento de Química (DQ) do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Possui experiência como conferencista na área de química ambiental e materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: análise térmica, desenvolvimento de materiais carbonáceos, tratamento de efluentes industriais e gestão de resíduos químicos perigosos em ambientes de trabalho.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • QUÍMICA


Flávio de Jesus Resende

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, simulação computacional, história da ciência e ensino.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA E MATEMÁTICA
  • FÍSICA GERAL II
  • EVOLUÇÃO DAS IDEIAS DA FÍSICA E DA MATEMÁTICA
  • ESPAÇOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DA FÍSICA
  • CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
  • PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA


Jane Quintiliano Guimaraes Silva

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Realizou estágio de Pós-doutorado no Teachers College - Columbia University, NY, (2012), desenvolvendo pesquisa sobre as práticas de leitura e escrita acadêmicas e o processo de inserção de estudantes na vida universitária. Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atuando na graduação e na pós-graduação em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, Subjetividades e modos de dizer nas práticas discursivas da esfera acadêmica. Membro pesquisadora do NELLF - Núcleo de Estudos em Letramentos, Linguagens e Formação (PUC Minas). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em estudos da Análise de Discurso, atuando principalmente no estudo de temas: formação de professor, práticas discursivas de escrita e de leitura, letramentos acadêmicos e discurso.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • LEITURA E ESCRITA


João Bosco Laudares

Possui Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) ; Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1992); Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970). Atualmente, é professor titular dos cursos de Graduação e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUCMINAS e pesquisador em Educação Profissional - Educação e Trabalho do CEFETMG. Sua linhas de pesquisa são em Educação Matemática e Educação Profissional Técnica e Tecnológica-Educação e Trabalho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Profissional Tecnológica e Técnica, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de Matemática para o ensino básico e superior, educação profissional: educação e trabalho.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • CÁLCULO APLICADO I


Joice da Silva Araujo

Possui doutorado e mestrado em Física na área de Física da Matéria Condensada e graduação em Física Licenciatura. Tem experiência com o ensino de Física no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. É professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com experiência no ensino de Física nos cursos de graduação em Física, Matemática e Engenharias. Atualmente é coordenadora do curso de Física e Chefe do Departamento de Física e Química da PUC Minas.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • ESTRUTURA DA MATÉRIA I
  • FÍSICA I


Júlia Esteves Parreira

Possui graduação em Física (bacharelado) pela UFMG (2003), mestrado em Física pela UFSC (2005) e doutorado em Física pela UFMG (2010), ambos em Física Teórica. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UFMG, na área de Ensino de Física. É professora do Departamento de Física e Química da PUC-Minas. Tem desenvolvido pesquisa principalmente sobre ensino baseado em evidências e aprendizagem ativa no Ensino de Física.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • EXPERIMENTOS EM FÍSICA MODERNA


Junia Moraes Lage e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas (1984) e especialização em pedagogia empresarial pela Faculdade de Educação da UEMG - CEPENG(2000), mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos, São Paulo (2002). Atualmente é professor-assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde faz parte da coordenação acadêmica da Diretoria de Ensino a Distância. Ministra disciplinas no curso presencial e a distância de psicologia e administração da mesma instituição e ainda, atua como professora convidada em cursos de especialização dessa e outras universidades.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM


Kelly Cristina Martins Faêda

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2011) e doutorado em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2015). Atualmente é professora adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do colegiado e do NDE do Curso de Física e membro da câmara do Departamento de Física e Química e coordenadora do laoratório de Física da unidade São Gabriel e coordenadora do GAIA (Grupo de Astronomia e Astrofísica da PUC Minas). Tem experiência na área de Educação superior e básica, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, bem como na área de Ensino de Física, atuando principalmente no tema exames de larga escala e livros didáticos. Tem experiência também na área de Astronomia e Engenharia Nuclear, com ênfase em Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: UO2, alumina, caracterização., U10Mo, combustível metálico.

CURSO DE MATEMÁTICA - PMG

  • LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL III

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA
  • ESTRUTURA DA MATÉRIA II


Lev Vertchenko

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Física - Astrofísica - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A experiência em Astrofísica tem ênfase em galáxias e estrutura em grande escala do universo. É professor do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • ASTRONOMIA
  • ONDAS E ÓTICA
  • FÍSICA QUÂNTICA
  • LABORATÓRIO DE FÍSICA A
  • ELETROMAGNETISMO


Marcos Antônio de Sousa Júnior

Possui especialização em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2010) e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor assistente II da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, acessibilidade, ensino, surdos e banca.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS


Maria Inês Martins

Possui licenciatura e bacharelado em Física pela USP, mestrado em Física pela UFMG e doutorado em Educação pela Unicamp. É professora adjunto do Departamento de Física e Química da PUC Minas, atuando na licenciatura em Física e no Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática. É líder do grupo de pesquisa Livros Didáticos de Ciências e Matemática e pesquisadora do grupo de pesquisa Articul@ções - Pesquisa e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, bem como na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos temas: Livros Didáticos e Exames de Larga Escala.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA
  • PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA


Myriam Martins Alvares

Myriam Alvares possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1992), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Atualmente é professora adjunta de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Minas. Participou da criação e da coordenação do Programa de Educação Intercultural Indígena de Minas Gerais UFMG/SEE de MG/FUNAI/IEF de 1995/2003. Foi Co-coordenadora do subprojeto: " Infância indígena e processos próprios de aprendizagem" da pesquisa " Práticas de interculturalidade, plurilingüismo e aprendizagem nas propostas de formação de professores e nas escolas indígenas: explorando perspectivas transdisciplinares" do Observatório de Educação Escolar Indígena/Núcleo em Rede/CAPES e do CNPq. Foi membro da Comissão de Assuntos Indígenas da Associação Brasileira de Antropologia para o período de 2008-2010. Atua principalmente nos seguintes temas: antropologia, etnologia indígena, antropologia da criança, antropologia da educação e educação escolar indígena. Pesquisa com os Maxakali povo indígena que vive em Minas Gerais.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • ANTROPOLOGIA CULTURAL


Paulo Andrade Vitoria

Doutor em filosofia pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais; área: Lógica, Ciência, Mente; Mestre em filosofia pela UFMG na área de Lógica e Filosofia da Ciência. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Professor no departamento de Filosofia da PUC-MG - Pontifícia Universidade Católica de MInas Gerais de Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência e Lógica. Professor de Metodologia da Pesquisa Científica e Filosofia da Linguagem no ISTA - MG - Instituto Santo Tomás de Aquino. Áreas de interesse e pesquisa: filosofia analítica, pensamento crítico com o uso de ferramentas da lógica, filosofia da linguagem, filosofia da percepção, filosofia da mente, Teoria do conhecimento/epistemologia e Filosofia da Ciência.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE
  • FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA


Ricardo Tsuyoshi Motai

Ricardo Motai possui Mestrado em Física com ênfase em Física Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação do Prof. Dr. Ronald Dickman. Atualmente atua como professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • FÍSICA GERAL III
  • LABORATÓRIO DE FÍSICA B


Roney Rachide Nunes

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor assistente iv da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. , atuando principalmente no seguinte tema: ensino.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • CÁLCULO APLICADO III


Sérgio de Freitas Oliveira

Graduação em Letras - Português e Latim - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971) e em Pedagogia - Supervisão e Administração Escolar - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Mestrado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Doutorado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa -pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020). Atualmente é professor adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, vinculado aos Departamentos de Educação e de Letras e exerce a Coordenação Executiva do Processo Seletivo (Vestibular). Na FUMARC, coordena equipe de provas de concursos públicos. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Trabalho Científico, Metodologia de Alfabetização e Letramento, Letramento Acadêmico, Estágio Supervisionado, Seleção Docente, Educação Básica, Educação Inclusiva, Formação de Professores, Assessoria Técnica e Pedagógica, Revisão de Textos.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ETNOGRAFIA DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS


Stephen Silva Simim

Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001) e doutorado em Educação pela PUC Minas (2019). Atualmente é professor do Departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde leciona a disciplina Cultura Religiosa. Membro dos grupos de pesquisa Religião, Educação, Ecologia, Libertação e Diálogo - REDECLID e Educação, Ética e Diversidade pela PUC Minas. Atua e pesquisa na área de: educação, juventudes, política, espiritualidades, saberes tradicionais, ecologia e permacultura.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • CULTURA RELIGIOSA: PESSOA E SOCIEDADE
  • CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO


Tomas de Aquino Silveira

Possui Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, com concentração em Física; Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982); Bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é Professor Assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Clássica, especialmente Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: astronomia, física básica e história das ciências.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
  • EVOLUÇÃO DAS IDEIAS DA FÍSICA E DA MATEMÁTICA