Alisson Rabelo Arantes

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é Professor Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), instituição em que leciona desde o ano de 2000. De 2005 a 2013, foi membro do Colegiado de Coordenação Didática do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas, campus Arcos. Coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento de Sistemas para a Web na Unidade Divinópolis. Foi membro da Comissão Permanente de Avalilação (CPA) e do Conselho Universitário PUC Minas, em ambos os casos representando o campus de Arcos. Já coordenou diversos projetos de extensão universitária voltados à inclusão digital. Desde o ano de 2014, leciona disciplinas relacionadas a bancos de dados também no campus Betim e desde o ano de 2017 é membro do Colegiado de Coordenação Didática do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas, campus Betim.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TECN. BANCO DE DADOS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO PARA TRATAMENTO DE DADOS

TECN. GESTÃO TECN. INFORMAÇÃO - PUV

  • PROJETO: PROPOSTA DE INFRAESTRUTURA


Ana Luiza do Nascimento Guercy

Possui graduação em Sistemas de Informação (2016), pós graduação em Engenharia de Software (2018) e mestrado em Informática (2021), pela PUC Minas. Atualmente é desenvolvedora .NET também na PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Desenvolvimento de Software.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE


Bernardo Jeunon de Alencar

Possui Gaduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Sistemas de Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Faculdade de Ciências Gerencias - UNA, Mestrado e Doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto IV da PUC Minas nas áreas de Engenharia e Computação, coordenador do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Sistemas de Informação da PUCMinas em Betim e Chefe do Departamento de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica em Sistemas Elétricos Industriais, Sistemas Elétricos de Potência e Automação Industrial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Geoprocessamento Aplicado. Atua na área de Desenvolvimento de Sistemas, Planejamento Informacional e Tratamento da Informação Espacial. É também Associado ao International Institute of Informatics and Systemics (EUA).

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA


Carlos Alberto Marques Pietrobon

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1983), mestrado em Informática (Computação Gráfica Tri-Dimensional) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1987) e doutorado em Informática (Engenharia de Software) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio, 1995). Atualmente é professor aulista da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor titular aposentado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência profissional e acadêmica (graduação, especialização e mestrado) na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Qualidade de Software, já tendo atuado como Consultor Implementador MPS-BR, e desenvolvido trabalhos nas seguintes áreas: qualidade de software, engenharia de software, processo de software ágeis e prescritivos, trabalho cooperativo suportado por computador, gestão de conhecimento, teste de software, gerência de configuração de software, gerência de projetos de software, projeto de software, DevOps, implantação de software, design thinking e User Experience (UX) aplicados ao desenvolvimento de software, e engenharia de software aplicada a internet das coisas. Foi professor do mestrado em Engenharia Elétrica da PUC-Minas. Ministra aulas de engenharia de software aplicada à engenharia tradicional em disciplinas onde se programam Android e Arduino, objetivando atender a quarta revolução industrial. Atualmente pesquisa o uso de consciência situacional para drones em ambiente de quarta revolução industrial. Desenvolveu atividades de extensão e educação utilizando a linguagem de programação Scratch para ensinar noções de programação para crianças. Desenvolve atividades de extensão e pesquisa no uso de tecnologia da informação assistivas que apoiem adolescentes autistas (Asperger) na determinação da sua vocação, além de treiná-los para uma futura vida profissional. É um dos membros do projeto Inclusiva - Gestão da Diversidade Escolar, voltado para apoiar crianças com necessidades especiais na escola.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO III
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA


Carlos Barreto Ribas

Possui graduação em Matemática, licenciaturas plenas em Matemática e Física (1983), especialização em Computação (1989), em Informática na Educação (2000) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Doutorado inconcluso em Filosofía, Tecnología y Sociedad pela Universidad Complutense de Madrid - UCM (2004-2007). Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação, atuando na graduação e na pós-graduação em disciplinas ligadas a engenharia de software, segurança e auditoria de sistemas, qualidade de software, governança de tecnologia da informação, algoritmos e estruturas de dados. Ocupou os cargos de Chefe do Departamento e de Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática e de Pró-reitor de Unidade na Puc Minas. Desde 2008, ocupa o cargo de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • QUALIDADE DE SOFTWARE


Caroline Rhaian da Silva Jandre

Atualmente é Doutoranda em Informática, na linha de pesquisa voltada à Análise de Dados, Descoberta de Conhecimento e Recuperação de Informação. Possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018) e mestrado em Informática também pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2021). Tem experiência como instrutora de Robótica Educacional, pelo Instituto Ramacrisna Betim, e como Assistente Acadêmica pela Sociedade Mineira de Cultura - PUC Minas. Participou dos projetos de extensão "Robótica Educacional: desafios e aprendizado" e "Inclusão.Betim.br - A Inclusão Digital na Cidade de Betim". Realizou o projeto de pesquisa denominado "Robótica Educacional: uma proposta de atividade lúdica como instrumento de desenvolvimento cognitivo", que tinha como objetivo auxiliar os participantes que apresentavam o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) a reduzir suas dificuldades cognitivas. Durante o mestrado envolveu-se principalmente nos seguintes temas: Seleção de Atributos, Redução de Dimensionalidade, Aprendizado de Máquina, Desempenho Escolar, TDAH, Personas, e Design Socialmente Consciente.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


Claudiney Vander Ramos

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). É doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Engenharia de Software. Atuou também como analista de sistemas em empresas líderes em seus segmentos de atuação.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • BUSINESS INTELLIGENCE
  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
  • PROJETO DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • BANCOS DE DADOS


Cleia Marcia Gomes Amaral

Doutora em Ciência da Informação na Universidade de São Paulo, ECA/USP, (2017). Mestrado em Ciência da Informação, UFMG. Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais nos cursos e Sistema de Informação. Coordenadora do curso de especialização em Gestão de Arquivos e Documentos no IEC PUCMINAS. Experiência de atuação profissional e acadêmica na área de Tratamento e Organização da informação, Gestão de Informação, Gestão de Documentos, pesquisa em Sistemas de Informação e usos de Tecnologias de Informação para Gestão da Informação e do Conhecimento. Atua nos seguintes temas de pesquisa: Ciência da informação: tratamento da informação, gestão de documentos, digitalização, arquivologia; Sistema de Informação: fundamentos de sistemas de informação, gestão da informação e uso de tecnologias de informação e comunicação; metodologia de pesquisa em sistemas de informação.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA
  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS


Cleiton Silva Tavares

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Fundação Universidade de Itaúna(2016) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2021). Atualmente é Pesquisador Individual da Universidade Federal de Minas Gerais, Monitor de Disciplina da Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Auxiliar I do Fundação Universidade de Itaúna. Tem experiência na área de Ciência da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Refactoring, Bad Smell, Refactoring Impacts, Refactoring Effects.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
  • LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO MODULAR
  • TESTE DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • GERÊNCIA DE PROJETO DE SOFTWARE


Cristiano Geraldo Teixeira Silva

Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2003) e Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento na UFMG. Atualmente é professor adjunto da Universidade FUMEC, professor substituto na PUC Minas e conselheiro do Grupo Linkcom. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, gerência de projetos, sistemas de informação, modelagem de informações da construção, análise de sistemas, inovação e orientação em projetos de pesquisa.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
  • BANCOS DE DADOS
  • PROCESSOS E QUALIDADE DE SOFTWARE
  • PROJETO DE SOFTWARE
  • TECNOLOGIAS DE BANCOS DE DADOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA SUSTENTABILIDADE


Fábio Martins de Oliveira

Profissional graduado em Ciência da Computação, especialista em Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, mestre em Modelagem Matemática e Computacional e está cursando o doutorado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Informática, linha de pesquisa Análise de Dados, Descoberta de Conhecimento e Recuperação de Informação. Atualmente é professor do curso de Sistemas de Informação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, já atuou como membro do Colegiado de Coordenação Didática de Curso nos campi Betim e Arcos, e mentor do Curso de Especialização em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina da PUC Minas Virtual. Nesta instituição, atuou ainda como coordenador do curso de Pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas para Web no campus Divinópolis. Hoje é avaliador do Sistema Nacional de Avaliação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC. Tem experiência na área da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, Engenharia de Software e Gerência de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise, projeto e desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de projetos, qualidade de software, interação homem-computador e sistemas inteligentes. Atua ainda como pesquisador em Segurança da Informação e Descoberta do Conhecimento em Base de Dados, orientando estudantes e desenvolvendo projetos nessas áreas.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE
  • GERÊNCIA DE PROJETO DE SOFTWARE
  • TESTE E MANUTENÇÃO DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

CURSO SISTEMA INFORMAÇÃO - EAD POLO COR EUCARISTIC

  • PROJETO: DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO


Felipe Augusto Lima Reis

Felipe Augusto Lima Reis é doutorando em Informática (PUC Minas), com graduação em Engenharia de Computação (CEFET-MG 2012), especialização em Engenharia de Produção (PUC Minas 2017) e mestrado em Informática (PUC Minas 2020). Também é técnico em Informática Industrial (CEFET-MG 2006). Como professor, ministrou aulas nas disciplinas de Inteligência Artificial, Pesquisa Operacional, Matemática Computacional, Matemática Discreta, Aprendizado de Máquinas, Metaheurísticas e Sistemas Operacionais. Na área de pesquisa, atuou nos seguintes temas: segmentação de imagens, segmentação de regiões, detecção de bordas e problemas de roteamento de veículos. Como desenvolvedor de software, atuou em projetos das áreas de contabilidade, finanças e educação.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • BANCOS DE DADOS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PESQUISA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE


Jeanne Louize Emygdio

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG). Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI). Especialista em Produção de Software Livre (UFLA), em Análise, Projeto e Gerenciamento de Sistemas (PUC-Minas) e em Design Instrucional (UNIFEI). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (FUMEC). Áreas de atuação: Ontologia aplicada; Representação do Conhecimento; Interoperabilidade semântica orientada por ontologia; Integração de dados orientada por ontologia; Sistemas de Informação; Engenharia de Software; Banco de Dados; ERP; Linux Servers; Integração de sistemas e plataformas tecnológicas; Coordenação e desenvolvimento de projetos fomentados por órgãos públicos como FAPEMIG e SEBRAE. Experiência como pesquisadora científica interdisciplinar nas áreas de Desenvolvimento e Tecnologias (UNIFEI) e Gestão e Tecnologias da Informação e Comunicação (UFMG/CAPES). Atualmente é pesquisadora nos Laboratórios ReCOL (UFMG) e Latitude (UnB), Membro do Comitê ABNT CE 021000038 ISO/IEC JTC1/SC32 e Co-Founder da NCOR-BR. Interesse em pesquisa: Ontologia aplicada, Interoperabilidade e integração semântica de dados orientadas por ontologia.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • BUSINESS INTELLIGENCE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TECNOLOGIAS DE BANCOS DE DADOS


Johnatan Alves de Oliveira

Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Sistemas de Informação, pelas Faculdades Santo Agostinho (FASA). Tem experiência na área de desenvolvimento de software, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação de especialistas a partir do código fonte, reutilização de software, medição e qualidade de software, manutenção e evolução, padrões de projeto e estudos empíricos.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE
  • ENGENHARIA ECONÔMICA PARA SOFTWARE
  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • TESTE DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TESTE E MANUTENÇÃO DE SOFTWARE

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • FUNDAMENTOS DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS


Jose Laerte Pires Xavier Junior

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2013) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Realizou graduação sanduíche no Institut National des Sciences Appliquées - INSA Lyon (2012). Atualmente, participa do programa de Doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob orientação do Prof. Marco Tulio Valente. Tem experiência em Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de Software, APIs, Manutenção e Evolução de Software, Análise e Projeto de Sistemas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ARQUITETURA DE SOFTWARE
  • BANCOS DE DADOS
  • LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO DE SOFTWARE
  • MEDIÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • PROJETO DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PESQUISA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE


Joyce Christina de Paiva Carvalho

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Áreas de interesse: bancos de dados, BI, Analytics, Grafos. Atua no mercado de Tecnologia da Informação desde 1991.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA SUSTENTABILIDADE

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB FRONT-END


Juliana Amaral Baroni de Carvalho

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e Mestrado em Engenharia Elétrica (ênfase em Sistemas de Informação) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais nos cursos de Sistemas de Informação, Tecnologia em Jogos Digitais e Engenharia de Computação. Como analista de sistemas, atuou na Localiza, Cemig, Banco Mercantil do Brasil e TIM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, Análise de Sistemas, Orientação a Objetos e Engenharia de Software. Tem 2 artigos publicados em eventos internacionais, 7 artigos publicados em eventos nacionais (SBC-SBES, Enanpad e Enadi), 3 artigos em periódicos nacionais e 1 artigo em periódico internacional. Orientou 35 trabalhos de conclusão de curso e 17 trabalhos técnicos. Participou da organização local do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da coordenação local do WIE - Workshop sobre Informática na Escola, ambos realizados em julho de 2010. Participou da organização do CBSoft 2015 (XXIX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software). É membro do Colegiado de Sistemas de Informação da PUCMinas desde 2014. É autora do livro Engenharia de Software Orientada para a Web.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE
  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUV

  • PROJETO: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS


Kleber Jacques Ferreira de Souza

Kleber Jacques F. de Souza possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Kleber Souza foi mestrando pesquisador por 2 anos no Microsoft Innovation Center de Belo Horizonte (MICBH). Atualmente é professor Adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUV

  • PROJETO: APLICAÇÕES WEB


Leonardo Vilela Cardoso

Doutorando e Mestre em Informática e Graduado em Engenharia de Computação pela PUC Minas. Atualmente, é professor substituto na PucMinas. Foi Srum Master e Desenvolvedor Python na Aquarela Analytics. Foi Superintendente de Tecnologia da Informação entre 2017 e 2021, Gerente de Processamento em 2017 e Coordenador de Sistemas de 2011 a 2016 na Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, com cinco anos em gestão de equipes. Atuou no levantamento de requisitos, mapeamento de processos e aquisições de sistemas e equipamentos para gestão pública municipal. Recentemente encontra-se envolvido na aplicação de métodos para descrição de vídeo em sentenças textuais (Video Captioning). Dentre as áreas de interesse de pesquisa, destacam-se aprendizado de Máquina; Reconhecimento de Padrões; Recuperação de Informação; Processamento e Análise de Informação Multimídia/Multimodal; Otimização Combinatória e Programação Matemática.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • ALGORITMOS EM GRAFOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • ALGORITMOS EM GRAFOS
  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - COR. EUCARISTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DISTRIBUÍDA


Luciana De Nardin

Possui graduação em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e é doutoranda pela Universidade de São Paulo na área de Sistemas Web e Multimídia Interativos. Atualmente, é professora Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professora de Pós Graduação nos cursos ofertados pelo curso de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na modalidade presencial e à distância. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • MENTORING II - SOCIEDADE DIGITAL

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUV

  • PROJETO: APLICAÇÕES WEB

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA