Roque Anderson Saldanha Teixeira

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Matemática pela Faculdade de Pará de Minas. É professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atuou na Faculdade de Pará de Minas - Fapam. Áreas de atuação: matemática, física, tecnologias na educação, computação gráfica, desenvolvimento de jogos digitais, programação e algoritmos.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS DIGITAIS
  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • PRODUÇÃO DE JOGOS - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR I - ARCADE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III - SIMULADORES

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS DIGITAIS
  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • PRODUÇÃO DE JOGOS - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III - SIMULADORES

TECN. JOGOS DIGITAIS - PUV

  • PROJETO: MOBILE


Rosilane Ribeiro da Mota

Possui doutorado (2014) em Artes, mestrado (2001) e graduação (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Gestão Estratégica pelo IBMEC-MG. Atualmente, cursa graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. As áreas de pesquisa são Realidade Virtual e Aumentada, Computação Afetiva, Sensores Médicos, Novas Interfaces, Experiência do Usuário e Artes Digitais. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Algoritmos, Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Computação Gráfica e Jogos Digitais. Na área de Artes Digitais, atua nas disciplinas: Processing, Jogos e Instalações Artísticas. (http://icei.pucminas.br/index.php/icei/professores?search=rosilane&tag=&category=&tag= e http://somos.ufmg.br/professor/rosilane-ribeiro-da-mota).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUV

  • PROJETO: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO


Samuel Moreira Abreu Araujo

Como graduação principal, possui formação em Ciência da Computação (UFSJ, 2016), possui mestrado em Ciência da Computação (UFMG, 2018/1). Em fase final do doutoramento em Ciência da Computação. Complementarmente, possui bacharelado em Turismo (CESA - 2008). Possui experiência como docente da área de algoritmos e linguagens de programação, e conhecimentos em problemas de redes de computadores, aprendizado de máquina, e algoritmos heurísticos, meta-heurísticos, exatos e híbridos.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIAS DE DADOS - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I


Sandro Jerônimo de Almeida

Doutor na área de Engenharia Mecânica (ênfase Aeroespacial) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2017), bacharel em Sistemas de Informação e mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais (PUC Minas), onde leciona e coordena o curso de Engenharia de Computação e o Microsoft Innovation Center (MIC PUC Minas). Seus trabalhos de pesquisa e inovação abordam a aplicação de inteligência artificial, otimização de sistemas complexos e mineração de dados nas áreas de aviação, jogos digitais, saúde e simulação de mosquitos aedes aegypti. Colabora com o Center For Urban and Regional Analysis (CURA) na The Ohio State University (OSU), onde realizou parte de seu doutorado e participou do NEXTOR II, um consórcio da FAA (Federal Aviation Administration) nos Estados Unidos focado em Pesquisa Operacional na aviação. Entusiasta, co-fundador e mentor de diversas startups e programas de aceleção de negócios, tem estudado e visitado ecossistemas de inovação e empreendedorismo digital no Brasil, Ásia, Europa e Estados Unidos. Seu trabalho na inspiração e orientação de estudantes tem resultado em produção técnica relevante e prêmios em competições de Inovação em âmbito Nacional e Internacional.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II: BANCOS DE DADOS E SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II: BANCOS DE DADOS E SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

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Silvio Jamil Ferzoli Guimarães

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado co-tulela em Informatique - Universite de Marne La Vallee (2003). Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pesquisador Associado na ESIEE/Paris. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e processamento de vídeo digital, morfologia matemática, processamento digital de imagens e recuperação de informação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS
  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE


Sinaide Nunes Bezerra

Doutorando em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG), mestre em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG), Especialista em Análise de Sistemas (Uni-BH) e, graduado em Matemática pela (PUC-MG). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: metaheurísticas, algoritmo e estrutura de dados e análise de dados.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • PIPELINE DE RENDER GRÁFICO

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PIPELINE DE RENDER GRÁFICO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • DESENVOLVIMENTO WEB FULL STACK


Soraia Lúcia da Silva

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997). Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde leciona nos cursos de graduação em Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação, computação móvel, otimização de sistemas computacionais, metodologia de pesquisa, algoritmos e técnicas de programação, lógica computacional, extensão universitária e inclusão digital.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA SUSTENTABILIDADE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

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Theldo Cruz Franqueira

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983); graduação em pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983); graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993); mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993); mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986); doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; também foi professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos, matemática computacional, arquitetura e redes de computadores, robótica, cálculo numérico e ensino à distância.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I


Udo Fritzke Junior

Possui graduação (1989-2) e mestrado (1995) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutorado em Informática pela Université de Rennes 1, França (2001). Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no Curso de Ciência da Computação do campus de Poços de Caldas (Instituto de Ciências Exatas e Informática). Tem atuado no ensino de Ciência da Computação e de Engenharia Elétrica, e pesquisado principalmente nos seguintes temas: tolerância a faltas, arquiteturas de software para sistemas replicados, adaptatividade em sistemas replicados, middleware para sistemas replicados, e aplicação de tecnologias de sistemas distribuídos em sistemas inteligentes de transporte (ITS).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES I
  • ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES II
  • ENGENHARIA DE APLICAÇÕES MÓVEIS
  • LABORATÓRIO DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
  • MENTORING III - CARREIRAS EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
  • SISTEMAS DISTRIBUÍDOS


Vinicius Von Glehn de Filippo

Vinicius Von Glehn de Filippo

Possui graduação em Engenharia Civil e em Ciência da Computação, especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Web e mestrado em Informática, todos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Engenheiro Civil Responsável Técnico na Projetar Serviços de Engenharia. Professor na Emge Escola de Engenharia de Minas Gerais, tendo atuado também na PUC Minas e Centro Universitário UNA. Além de atuar como docente para os cursos de engenharia e arquitetura desde 2014, como Engenheiro Civil possui experiência profissional comprovada através de seu acervo técnico com mais de 120 mil metros quadrados de projetos e serviços registrados junto ao CREA/MG nas áreas de orçamento, fiscalização de obras, elaboração de projetos arquitetônicos, projetos de instalações hidráulicas e projetos de prevenção e combate à incêndios. No campo da tecnologia da informação vem atuando como docente desde 2011 nas áreas de análise e levantamento de requisitos, usabilidade, programação de computadores, desenvolvimento de aplicações Web e Mobile.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • BANCOS DE DADOS

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • BANCOS DE DADOS


Walisson Ferreira de Carvalho

Possui grande experiência em gestão acadêmica, especialmente na elaboração de currículos e na formação docente. Cursou Especialização em Training of Trainers. University of Tampere, UTA, Tampere, Finlândia e Especialização em Teaching and Learning In Higher Education. (Carga horária: 270h). University of Tampere, UTA, Tampere, Finlândia Atualmente cursa doutorado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na área de Aprendizado de Máquina e Análise de Dados no tema Causalidade, com previsão de conclusão em setembro de 2021. Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992) e mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2000).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS
  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • FUNDAMENTOS DE PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS


Will Ricardo dos Santos Machado

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (1999) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é aluno especial de doutorado na UNESP, responsável pela empresa Artiz Tecnologia e Inovação, e professor assistente III na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: interação natural, realidade aumentada, virtual e misturada, processamento de imagens, jogos, aplicações pedagógicas e aplicativos para dispositivos móveis.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • MODELAGEM E CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES 3D

CURSO SUP TEC SISTEMAS INTERNET - PÓLO COR.EUC

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO WEB BACK-END

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - COR. EUCARISTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO MÓVEL EM UM AMBIENTE DE NEGÓCIO

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB FRONT-END

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Wladmir Cardoso Brandão

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (1999) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é aluno especial de doutorado na UNESP, responsável pela empresa Artiz Tecnologia e Inovação, e professor assistente III na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: interação natural, realidade aumentada, virtual e misturada, processamento de imagens, jogos, aplicações pedagógicas e aplicativos para dispositivos móveis.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • BANCOS DE DADOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TECN. BANCO DE DADOS - PUV

  • PROJETO: PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE BANCO DE DADOS RELACIONAL

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Zenilton Kleber Gonçalves do Patrocínio Júnior

Possui graduação em Ciência da Computação pela UFMG em 1989, graduação em Administração de Empresas pela FUMEC em 1989, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UFMG em 1993 e 2005, respectivamente. Atualmente é Professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), sendo professor permanente do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGInf) e de diversos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da PUC Minas. Foi coordenador do curso de Engenharia de Computação no período de 2006 a 2008, membro de seu colegiado de coordenação didática no período de 2009 a 2011 e, atualmente, atua como membro de seu núcleo docente estruturante (NDE). Atuou no período de 1993 a 1994 como analista de sistemas dentro de projetos de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, focando especialmente no projeto e implementação de sistemas georeferenciados para planejamento assistido de redes de telecomunicação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em: otimização combinatória, matemática computacional, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, representation learning e telecomunicações. Recentemente se encontra envolvido com projetos de pesquisa e desenvolvimento na área análise de dados, descoberta de conhecimento e recuperação de informação, em especial no uso de reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, representation learning, deep learning e algoritmos bio-inspirados aplicados a recuperação, processamento e análise de informação multimídia e multimodal.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA COMPUTAÇÃO
  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II