Ricardo Carlini Sperandio

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestrado em Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013) e doutorado em Doctorat en informatique - Université de Rennes I (2019). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: machine learning, data science, similaridade, consultas multimodais, time warping, àrvores métricas e retrieval.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS
  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS
  • LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO MODULAR

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA
  • TÉCNICAS AVANÇADAS DE PROGRAMAÇÃO


Roberto Felipe Dias Ferreira da Rocha

Possui graduação em Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2014), Atualmente é professor assistente nível IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


Rodrigo Richard Gomes

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2003) e doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sendo coordenador do curso de Sistemas de Informação e das especializações em Ciência de Dados e Big Data, e Analytics e Business Intelligence da PUC Minas Virtual. Tem experiência em Bioinformática, com ênfase na área de Genética Molecular Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: genética forense, aprendizagem de máquina, inteligência artificial e verificação formal de modelos.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II


Romanelli Lodron Zuim

Possui graduação em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984-1986), graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) na área de Arquitetura de Computadores e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) na área de Arquitetura de Computadores. Trabalhou com difusão e projeto de Circuitos Integrados na SID Microeletrônica SA de 1985 a 1996. Foi bolsista da Fundação Alfried Krupp von Bohlen und Halbach nas instalações da Siemens AG. em Munique/Alemanha durante o ano de 1992 e 1993. Durante o ano de 2005 foi pesquisador convidado nas instalações do INESC-ID em Lisboa, onde desenvolveu trabalhos em resolvedores SAT (Satisfabilidade). Foi coordenador de curso e chefe do Depto. de Engenharia de Computação na Unidade São Gabriel da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais de 2009 a 2011. Atualmente é professor no Curso de Eng. de Computação, Ciência da Computação e Tecnologia em Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica e Microeletrônica, projeto e controle de processo na fabricação de dispositivos semicondutores. Atua principalmente nas seguintes áreas: arquiteturas reconfiguráveis, fpga, Arquitetura de Computadores, problemas SAT e solucionadores do problema da satisfabilidade.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO


Roque Anderson Saldanha Teixeira

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Matemática pela Faculdade de Pará de Minas. É professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atuou na Faculdade de Pará de Minas - Fapam. Áreas de atuação: matemática, física, tecnologias na educação, computação gráfica, desenvolvimento de jogos digitais, programação e algoritmos.

TECN. JOGOS DIGITAIS - CORAÇÃO EUCARISTICO - PUV

  • PROJETO: ARCADE

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PROGRAMAÇÃO DE FÍSICA
  • TONALIZADORES E EFEITOS VISUAIS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PROGRAMAÇÃO DE FÍSICA
  • TONALIZADORES E EFEITOS VISUAIS

CURSO JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PRODUÇÃO DE JOGOS - FUNDAMENTOS


Rosilane Ribeiro da Mota

Possui doutorado (2014) em Artes, mestrado (2001) e graduação (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Gestão Estratégica pelo IBMEC-MG. Atualmente, cursa graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. As áreas de pesquisa são Computação Afetiva, Sensores Médicos, Novas Interfaces, Experiência do Usuário e Artes Digitais. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Algoritmos, Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Computação Gráfica e Jogos Digitais. Na área de Artes Digitais, atua nas disciplinas: Processing, Jogos e Instalações Artísticas.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE SOFTWARE

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE JOGOS DIGITAIS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE JOGOS DIGITAIS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS


Sandro Jerônimo de Almeida

Doutor na área de Engenharia Mecânica (ênfase Aeroespacial) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2017), bacharel em Sistemas de Informação e mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais (PUC Minas), onde leciona e coordena o curso de Engenharia de Computação e o Microsoft Innovation Center (MIC PUC Minas). Seus trabalhos de pesquisa e inovação abordam a aplicação de inteligência artificial, otimização de sistemas complexos e mineração de dados nas áreas de aviação, jogos digitais, saúde e simulação de mosquitos aedes aegypti. Colabora com o Center For Urban and Regional Analysis (CURA) na The Ohio State University (OSU), onde realizou parte de seu doutorado e participou do NEXTOR II, um consórcio da FAA (Federal Aviation Administration) nos Estados Unidos focado em Pesquisa Operacional na aviação. Entusiasta, co-fundador e mentor de diversas startups e programas de aceleção de negócios, tem estudado e visitado ecossistemas de inovação e empreendedorismo digital no Brasil, Ásia, Europa e Estados Unidos. Seu trabalho na inspiração e orientação de estudantes tem resultado em produção técnica relevante e prêmios em competições de Inovação em âmbito Nacional e Internacional.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II: BANCOS DE DADOS E SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II: BANCOS DE DADOS E SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

|


Silvio Jamil Ferzoli Guimarães

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado co-tulela em Informatique - Universite de Marne La Vallee (2003). Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pesquisador Associado na ESIEE/Paris. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e processamento de vídeo digital, morfologia matemática, processamento digital de imagens e recuperação de informação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I


Soraia Lúcia da Silva

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997). Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde leciona nos cursos de graduação em Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação, computação móvel, otimização de sistemas computacionais, metodologia de pesquisa, algoritmos e técnicas de programação, lógica computacional, extensão universitária e inclusão digital.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE IV

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
  • INTRODUÇÃO À OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS

|


Theldo Cruz Franqueira

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983); graduação em pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983); graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993); mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993); mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986); doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; também foi professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos, matemática computacional, arquitetura e redes de computadores, robótica, cálculo numérico e ensino à distância.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I


Ubaldino Antunes da Costa

Possui graduação em Engenharia Elétrica Com Ênfase Em Sistema Eletrôni pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1987), especialização em Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1989) e especialização em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1992). Atualmente é funcionário da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I


Udo Fritzke Junior

Possui graduação (1989-2) e mestrado (1995) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutorado em Informática pela Université de Rennes 1, França (2001). Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no Curso de Ciência da Computação do campus de Poços de Caldas (Instituto de Ciências Exatas e Informática). Tem atuado no ensino de Ciência da Computação e de Engenharia Elétrica, e pesquisado principalmente nos seguintes temas: tolerância a faltas, arquiteturas de software para sistemas replicados, adaptatividade em sistemas replicados, middleware para sistemas replicados, e aplicação de tecnologias de sistemas distribuídos em sistemas inteligentes de transporte (ITS).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • BANCO DE DADOS II
  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
  • MENTORING III - CARREIRAS EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS
  • SISTEMAS DISTRIBUÍDOS


Will Ricardo dos Santos Machado

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (1999) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é aluno especial de doutorado na UNESP, responsável pela empresa Artiz Tecnologia e Inovação, e professor assistente III na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: interação natural, realidade aumentada, virtual e misturada, processamento de imagens, jogos, aplicações pedagógicas e aplicativos para dispositivos móveis

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - COR. EUCARISTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB FRONT-END

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES II
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE II
  • LABORATÓRIO DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
  • MODELAGEM E CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES 3D
  • PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

| | |


Wladmir Cardoso Brandão

Doutor em Ciência da Computação, Mestre em Ciência da Informação, Especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGINF) na PUC Minas, onde coordena o grupo de pesquisa (vide diretório de grupos de pesquisa CNPq) em Sistemas Inteligentes para Tratamento de Informação (IRIS). Membro da Association for Computing Machinery (ACM) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Considerando a ACM CCS 2012, interesses de pesquisa incluem as seguintes áreas: i) Sistemas de Informação: Recuperação de Informação, Sistemas Gerenciadores de Dados, Busca e Descoberta de Informação na Web, Mineração de Dados na Web, Redes Sociais; ii) Métodos Computacionais: Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina, Processamento em Linguagem Natural, Métodos para Computação Distribuída e Métodos para Computação Paralela.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • BANCO DE DADOS
  • BANCOS DE DADOS
  • LABORATÓRIO DE PROJETO DE ALGORITMOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • BANCOS DE DADOS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II: BANCOS DE DADOS E SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

| | | | |


Zenilton Kleber Gonçalves do Patrocínio Júnior

Possui graduação em Ciência da Computação pela UFMG em 1989, graduação em Administração de Empresas pela FUMEC em 1989, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UFMG em 1993 e 2005, respectivamente. Atualmente é Professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), sendo professor permanente do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGInf) e de diversos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da PUC Minas. Foi coordenador do curso de Engenharia de Computação no período de 2006 a 2008, membro de seu colegiado de coordenação didática no período de 2009 a 2011 e, atualmente, atua como membro de seu núcleo docente estruturante (NDE). Atuou no período de 1993 a 1994 como analista de sistemas dentro de projetos de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, focando especialmente no projeto e implementação de sistemas georeferenciados para planejamento assistido de redes de telecomunicação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em: otimização combinatória, matemática computacional, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, representation learning e telecomunicações. Recentemente se encontra envolvido com projetos de pesquisa e desenvolvimento na área análise de dados, descoberta de conhecimento e recuperação de informação, em especial no uso de reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, representation learning, deep learning e algoritmos bio-inspirados aplicados a recuperação, processamento e análise de informação multimídia e multimodal.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO I
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II