Ivre Marjorie Ribeiro Machado

Possui mestrado em Ciência da Computação na UFMG (2011), especialização em Organizações Bancárias e Financeiras pelo IEC (2008) e graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). É professora da Puc Minas, no qual leciona: Algoritmos e técnicas de programação,Modelagem de Processos de Negócio, Algoritmos e Estruturas de Dados I e Laboratório de Computação I. Coordena um curso de pós graduação em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis no IEC/PUC Minas Contagem. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de Banco de Dados, Recuperação de Informação e Engenharia de Software.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE
  • PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE IV

| | |


João Benedito dos Santos Junior

Possui Graduação em Curso Superior de Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade de Alfenas (1992), Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Alfenas (1993), Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2002)/CSELT (Itália). Atualmente é Professor Adjunto IV e Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do banco de avaliadores de cursos de graduação da área de Computação/Informática e de avaliadores institucionais (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação (MEC). Membro do Banco Nacional de Itens (BNI), no contexto do ENADE na Área de Computação e Informática, atuando como Revisor de Itens em 2011, 2014 e 2017. Entre 2003 e 2010, exerceu a função de secretário da regional de Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atuou em pesquisas no contexto do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), no período de 2003 a 2017. Representou a PUC Minas no contexto do Programa SIBRATEC do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no período de 2010 a 2015. É revisor de projetos de pesquisa das agências de fomento FAPESP (São Paulo), FAPEPE (Pernambuco) e FUNDECT (Mato Grosso do Sul). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação Aplicada à Saúde, Telemedicina, Cirurgia Robótica, Computação Forense, Crimes Digitais e Cibernéticos. Membro do Programa FAPEMIG Pesquisador Mineiro Fase III (2009-2011). Membro do Banco de Peritos (Crimes Cibernéticos e Perícias Digitais) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desde 2007.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.
  • MENTORING I - PLANEJAMENTO ACADÊMICO
  • SISTEMAS MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA
  • TRABALHO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LIGUAGEM CIENTÍFICA


João Caram Santos de Oliveira

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1999) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos e estruturas de dados, programação orientada por objetos, sistemas operacionais e desenvolvimento de jogos digitais.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO MODULAR
  • PROGRAMAÇÃO MODULAR

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS
  • SISTEMAS OPERACIONAIS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


João Carlos de Moraes Morselli Junior

Graduado em 1993 pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - São José do Rio Preto), realizou o programa de mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional na Universidade de São Paulo (USP - 1993, São Carlos). Defendeu em 2000 sua tese de doutorado na área de Simulação Distribuída também pela Universidade de São Paulo no departamento de Física Computacional (USP - IFSC, São Carlos). Atualmente é professor Adjunto IV e coordenador do curso de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas. Possui 23 anos de experiência no ensino superior e desenvolve pesquisas na área de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente. Membro da Comissão do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação e Cultura - para Avaliação de Cursos da Área de Computação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS PARA COMPUTAÇÃO
  • LABORATÓRIO DE COMPILADORES
  • MENTORING I - PLANEJAMENTO ACADÊMICO
  • PROCESSAMENTO PARALELO
  • SISTEMAS OPERACIONAIS

| | |


José Wilson da Costa

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação atuando no curso de Engenharia de Software e do Programa de Pós-graduação em Educação e professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Ensino Técnico e Profissional do CEFETMG.Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Informática na Educação, Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: programação de computadores, arquitetura de computadores, ambientes de aprendizagem, software educativo, ensino/aprendizagem, educação e ambientes virtuais, educação a distância.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO


Júlio César Dillinger Conway

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade de Brasília, Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências - Química, pela pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua também como professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e também atuou como Professor Substituto do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência como projetista de hardware e software para sistemas embarcados, atuando principalmente nos seguintes áreas: monitoração biomédica multiparamétrica, Internet das Coisas (IoT) e redes neurais artificiais. Atua também como consultor na área de Sistemas Embarcados para Instrumentação Industrial e Internet das Coisas.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • PROJETO DE REDES DE COMPUTADORES

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • SISTEMAS OPERACIONAIS

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I
  • INTERNET DAS COISAS I

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • REDES DE COMPUTADORES

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • FUNDAMENTOS DE INTEGRAÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE
  • INTERNET DAS COISAS I


Lucila Ishitani

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando no Programa de Pós-graduação em Informática e nos bacharelados em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente na área de informática na educação, design centrado no usuário e jogos sérios.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

| |


Luis Enrique Zárate Gálvez

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidad Ricardo Palma (1987), Lima-Perú; graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) (reval. diploma); mestrado em Engenharia Elétrica (1991) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas (1998) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig e atualmente do CNPq nível 2. Sua principal área de interesse refere-se ao desenvolvimento e aplicação da área de Inteligência Computacional. Entre as principais linhas de pesquisa encontram-se: Soft-Computing (Redes Neurais Artificiais, Lógica Nebulosa e Computação Evolucionária), Aprendizado de Máquina, Descoberta de Conhecimento e Mineração de Dados, Análise Formal de Conceitos e Ontologia. É autor de 150 trabalhos completos publicados em periódicos e conferências tanto nacionais quanto internacionais. Coordenou e participou de 30 projetos de pesquisa com financiamento de órgãos oficiais de fomento (CNPq, FAPEMIG e FINEP) e da própria instituição onde atúa. Desde o início da sua participação no Mestrado de Informática da PUC Minas já orientou 15 dissertações de mestrado e 49 alunos de iniciação científica. Atualmente orienta 5 alunos de mestrado e 3 de doutorado. Foi coordenador do Programa de Informática da PUC Minas (2008-2010). Coordena o Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada - LICAP onde o principal objetivo é o desenvolvimento de teorias e métodos para o desenvolvimento da área da computação e da aplicação em problemas reais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • MODELAGEM E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
  • TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Luís Felipe Matsya de Aruanda Ramos Garrocho

Formado em 2010/2 em História/Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação Social pela UFMG em 2016, na linha de textualidades midiáticas. Estuda apropriação e universo do jogar. Trabalha como professor de modelagem e animação 3D em jogos digitais, assim como na área de game design. Trabalha também com desenvolvimento de jogos digitais.

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ATUAÇÃO E EXPRESSÃO DE PERSONAGENS
  • CRIAÇÃO DE PERSONAGENS I
  • PROJETO APLICADO I
  • PROJETO APLICADO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ATUAÇÃO E EXPRESSÃO DE PERSONAGENS
  • PROJETO APLICADO I
  • PROJETO APLICADO II


Luiz Flávio Freitas Barbosa de Oliveira

Graduado em Engenharia Elétrica (1982) e mestre em Ciência da Computação (1992) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atua principalmente nas seguintes áreas: produção de jogos digitais, produção e edição de áudio e vídeo digital, produção multimídia (web e mídias eletrônicas), design de interação, tecnologias para Educação a Distância (EAD) e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Sócio-diretor das empresas Feira Moderna Produções Digitais Ltda. (nome fantasia Plug & Boom) (sediada no Brasil) e Plug & Boom OÜ (sediada na Estônia), produtoras de jogos digitais.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO JOGOS DIGITAIS - PSG

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

| |


Marcelo Jose Rosa

Possui graduação em SISTEMA DE INFORMAÇÃO pela FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA (2006). Especialização em BANCO DE DADOS pela UNITRI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO (2009). Atualmente, é Analista de Sistemas e Professor da Graduação e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas Uberlândia. Mestrando na linha de pesquisa em Sistemas de Computação no Programa de Pós-Graduação em Computação - PPGCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • REDES DE COMPUTADORES
  • SEGURANÇA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO


Márcio Leandro Gonçalves

Graduado em Matemática pela UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), Mestre na área de Automação e Doutor na área de Engenharia de Computação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP. Atuou como pesquisador na área de Visão Computacional para Robótica no Laboratório de Automação Avançada da Fundação Centro Tecnológico para Informática em Campinas-SP. Desde 1997 é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ministrando disciplinas de Matemática, Estatística e Computação. Foi Coordenador Adjunto, Membro do Colegiado de Coordenação Didática e Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Desde 2009 ocupa o cargo de Diretor Acadêmico da PUC Minas Campus Poços de Caldas. Suas principais áreas de pesquisa são: Redes Neurais Artificiais, Machine Learning, Deep Learning, Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto e Reconhecimento de Padrões. Tem participado como avaliador externo/convidado de vários comitês de congressos internacionais como IEEE WCCI, IJCNN, IEEE IGARSS, ISNN, etc. Atua como revisor dos periódicos IEEE Transactions on Geoscience and Remote Sensing e International Journal of Remote Sensing. Faz parte do Banco Nacional de Avaliadores do SINAES - Basis.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • CÁLCULO
  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO


Marco Rodrigo Costa

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor adjunto iv da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, software, compilador, linguagens de programação e análise de usabilidade.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO


Marcos André Silveira Kutova

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e tecnólogo em Processamento de Dados pela FUMEC (1990). Possui especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2006), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Geografia, na linha de pesquisa de Análise Espacial, pela PUC Minas (2013). É o diretor de Educação a Distância da PUC Minas e professor do seu departamento de Ciência da Computação. Suas áreas de interesse são o desenvolvimento para a Web, experiência do usuário, tecnologias educacionais e educação digital.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III

| | |


Marcos Arrais e Silva

Doutor em Informática (PPGI-UFRJ), mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Possui graduação em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua em pesquisas e projetos voltados aos temas: tecnologias para educação, design de interação, jogos digitais, usabilidade e acessibilidade. Possui conhecimento avançado em novas mídias e aplicações multimídia. É professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da PUC Minas. Desde 2005, desenvolve projetos na área de EaD e e-learning, com foco em objetos de aprendizagem e plataformas de ensino e aprendizagem. CEO da Detalhes Educação, uma empresa focada em projetos de inovação e excelência em tecnologias para educação.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • DESIGN E COMUNICAÇÃO VISUAL
  • LEVEL DESIGN

CURSO JOGOS DIGITAIS - PSG

  • DESIGN E COMUNICAÇÃO VISUAL

| |


Mark Alan Junho Song

Possui graduação (1991), mestrado (1996) e doutorado (2004) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, ênfase em Métodos Formais, atuando principalmente nos seguintes temas: model checking, testes de programas, engenharia de software e análise formal de conceitos. Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor Titular do Centro Universitário UNA. É professor do Programa de Pós-graduação em Informática da PUC-Minas (PPGInf) desde sua implantação em 2005. Já orientou 19 dissertações de mestrado. Atualmente orienta 4 alunos de mestrado e 2 de doutorado. Coordena o Laboratório LabMF que tem por objetivo aplicar métodos formais na área de verificação de software e extração de informações em bases de dados de alta dimensionalidade.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA COMPUTAÇÃO
  • SISTEMAS OPERACIONAIS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • SISTEMAS OPERACIONAIS


Max do Val Machado

Max do Val Machado é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Chefe do Departamento de Ciência da Computação. e Coordenador do Curso de Ciência da Computação no campus Coração Eucarístico. Ele possui Doutorado (2013) e Mestrado (2005) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com interesse de pesquisa nos seguintes temas: Redes de Sensores sem Fio, Computação Ubíqua, Sistemas Distribuídos e Ensino de Algoritmos.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II: BANCOS DE DADOS E SISTEMAS INTELIGENTES

| | |


Michelle Nery Nascimento

Possui graduação em Engenharia Elétrica Sistemas Eletrônicos e Telecom pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e mestrado em Informatica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área acadêmica como docente na área de sistemas de informação e computação.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • TECNOLOGIAS WEB

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS
  • PROJETO E MODELAGEM DE CENÁRIOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • PROJETO DE REDES DE COMPUTADORES
  • REDES DE COMPUTADORES
  • TECNOLOGIAS WEB

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PROJETO E MODELAGEM DE CENÁRIOS


Raquel Aparecida de Freitas Mini

Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professora Adjunto IV do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e professora Adjunto II do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem interesse nas áreas de Redes de Sensores sem Fio, Computação Móvel, Computação Ubíqua, Internet das Coisas e Redes Veiculares.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA
  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS
  • REDES DE COMPUTADORES I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • SISTEMAS DISTRIBUÍDOS


Renato Dias Viana

Renato possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais pelo UNICENP - PR e graduação em Ciência da Computação - Enfase em SI pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Atualmente é Diretor na empresa Sunland Entertainment Studios e professor titular no curso de Jogos Digitais na PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Redes, Computação Gráfica e Jogos Digitais.

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • AGENTES INTELIGENTES
  • JOGOS EM REDES
  • PRODUÇÃO DE JOGOS III: AMBIENTES INTELIGENTES

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • AGENTES INTELIGENTES