Fernando Camilo Paes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985),especialização em Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988), especialização em Automação e Informática Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993) e mestrado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), com dissertação sobre Classificação de Áreas Urbanas utilizando Imagens do Satélite de Alta Resolução IKONOS. Iniciou sua carreira acadêmica em agosto de 1986 como professor Auxiliar de Ensino da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, estando lotado atualmente na categoria Professor Assistente nível IV. No ano de 1996, através de convênio assinado entre o Grupo FIAT Brasil e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, realizou estágio técnico no Centro Richerche FIAT, no período de fevereiro a maio, acompanhou o curso Master Car Enginnering na cidade de Modena, no período de maio a outubro e realizou estágio técnico na Sala de Provas de Motores da empresa Maserati de outubro de 1996 a janeiro de 1997. Foi professor do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (2012-2015), professor da Escola Técnica POLIMIG (2008 - 2011) e da Faculdade Anhanguera(2011). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, lecionando disciplinas de programação nas linguagens Basic, FORTRAN, Pascal, C, C++, C# , Java e MATLAB. Estudou em seu Mestrado principalmente os seguintes temas: índice de qualidade de vida urbana, uso de imagens do satélite de alta resolução IKONOS, classificador digital por distância mínima, classificação digital e planejamento urbano. Também possui experiência na área de Microcontroladores da família PIC, INTEL GALILEO/Edison, Arduino ministrando cursos introdutórios e intermediários de programação em microntroladores Arduino/INTEL.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Gabriel Barbosa da Fonseca

Bacharel em Engenharia da Computação e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Teve a formação complementada por intercâmbio internacional em 2014 na Ecole d'ingénieur généraliste Informatique & technologies du numérique (EFREI) - Paris, França via programa de graduação sanduíche - CAPES-Brafitec. Durante o mestrado participou de um estágio de pesquisa na instituição IRISA/INRIA Rennes com duração de três meses. Atualmente doutorando em informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) sob orientação do Prof. Silvio Jamil F. Guimarães (PUC-Minas/VIPLAB).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • PROJETO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS


Harison Herman Silva

Mestre em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Formado no bacharelado de Ciência da Computação também pela PUC-MG (2012). A dissertação de mestrado e linha de pesquisa foram desenvolvidas sobre otimizações em memória para algoritmos genéticos. Tem experiência com programação paralela e arquitetura de computadores. Entre 2015 e 2018 atuou como professor temporário na PUC-MG campus Poços de Caldas. Atualmente trabalha com desenvolvimento de projetos de P&D para concessionárias de energia elétrica.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • COMPILADORES E INTERPRETADORES
  • GERÊNCIA DE REDES
  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS

TECN. REDE DE COMPUTADORES - PUV

  • PROJETO: PRÁTICAS DE FUNDAMENTOS COMPUTACIONAIS

TECN. SISTEMAS PARA INTERNET - PUV

  • PROJETO: APLICAÇÕES WEB


Hayala Nepomuceno Curto

Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós-graduado em Gerência de Projetos e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Acumulou experiência de mais de quinze anos em Projetos de Tecnologia da Informação, desenvolvendo e implantando soluções de missão crítica. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, CVRD - Companhia Vale do Rio Doce, Prefeitura de Betim, CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais, entre outros É membro do PMI, Project Management Institute, certificado PMP, e atuante no capítulo de Minas Gerais. É sócio-diretor da NetProject, empresa que provê processos, consultoria, treinamento e ferramentas para apoiar a gestão de projetos, portfolio e programa. Com clientes de diferentes portes e presentes em diversas indústrias, a NetProject trabalha de acordo com as boas práticas do PMI - Project Management Institute - e fornece um software totalmente WEB para planejamento e execução de projetos.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III


Henrique Cota de Freitas

Henrique Cota de Freitas possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e líder do grupo de pesquisa CArT (Grupo de Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Informática de 02/2011 a 01/2014. Atuou como pesquisador visitante no CEA/INRIA e Université Grenoble Alpes, França, com financiamento do CNPq de 08/2015 a 07/2016. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: arquitetura de computadores; computação de alto desempenho; computação paralela e distribuída; computação heterogênea; computação reconfigurável; sistemas embarcados; sistemas operacionais; segurança.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES III
  • COMPUTAÇÃO PARALELA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES III


Hugo Bastos de Paula

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Departamento de Ciência da Computação, onde leciona nos cursos de Engenharia de Software, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação. Durante o Doutorado, trabalhou no Human Information Systems Laboratory do Advanced Telecomunications Institute International (ATR), no Japão, participando do projeto Cognitive Systems, coordenado pelo Prof. Eric Vatikiotis-Bateson. Atua nas áreas de recuperação de informação, processamento de sinais multimídia, computação musical, inteligência artificial e mineração de dados.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIAS DE DADOS - PLF

  • PROJETO EM CIÊNCIA DE DADOS I: SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • PROGRAMAÇÃO MODULAR
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUV

  • PROJETO: APLICAÇÕES WEB

| | |


Humberto Torres Marques Neto

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas - (1990), mestrado em Ciência da Informação (1999) e doutorado em Ciência da Computação (2008) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atua como professor no Programa de Pós-graduação em Informática e no Curso de Graduação em Ciência da Computação da PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando, principalmente, em: caracterização e modelagem de comportamento de usuários de sistemas distribuídos em larga escala, redes sociais online, sistemas de computação para dispositivos móveis, engenharia e arquitetura de software e aspectos sócio, econômico e culturais de serviços de Internet. Atualmente, também coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas e o PUCTec, o Hub de Formação, Inovação e Negócios da PUC Minas.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Ilo Amy Saldanha Rivero

Possui Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), graduação em Administração - Univag Centro Universitário (2000), graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2016), pós-graduação em Computação Distribuída e Redes de Computadores UFSC (2004) e em Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2010). Atualmente é tutor de ensino à distância da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor de ensino superior na pós-graduação lato-sensu e coordenador do curso de Pós-graduação em Computação em Nuvem na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Internet das Coisas, Blockchain e Inteligência Artificial. Atua como CTO do Orçafarma - Marketplace de Medicamentos e como desenvolvedor na área de IoT da Fundação Althash/HTMLCoin. É Certificado Microsoft (MCP) em Azure AI Engineer Associate, MCP Networking Fundamentals, MCP em Azure IoT Developer Specialty e AWS Certified Cloud Practitioner . É desenvolvedor para dispositivos móveis e embarcados (C, C#, Java, Flutter) e integração com nuvem (Azure, AWS, Google Cloud) Trabalhou no desenvolvimento de projetos na área de tecnologia, principalmente em saúde, sendo premiado no Startup Weeked IoT 2017 (3º lugar - Saúde Certa - Verificação de Medicamentos), Desagio Qualcomm 2017 (Finalista - Premiado com viagem à San Diego/EUA - Monitoramento de Pacientes em Home Care), Desafio Pfizer 2017 (Finalista, Categoria Inventores - Pulseira para monitoramento de febre), Desafio Pfizer 2018 (Finalista - Monitoramento de Zebrafish para aplicação de medicamentos conta câncer), Ideas for Milk 2018 (1º Lugar - Mentor - Aplicativo Móvel utilizando IA para seleção genética de matrizes em gado de leite), Hack Covid19 2020 (3º Lugar - Aplicativo para rastreamento de testes positivos de Covid19 utilizando visão computacional).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II: BANCOS DE DADOS E SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
  • PROJETO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS
  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS


Iran Calixto Abrao

Possui graduação em Ciencia da Computacao - Departamento de Computação UFSCar(1995), mestrado em Ciência da Computação - Departamento de Computação UFSCar(1997) e doutorado em Ciencia da Computacao pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação de redes, opnet, aplicacoes multimidia, modelagem redes e ferramentas educacionais.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • SEMINÁRIOS III
  • TEORIA DA COMPUTACAO E LINGUAGENS FORMAIS
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO


João Benedito dos Santos Junior

Possui Graduação em Curso Superior de Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade de Alfenas (1992), Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Alfenas (1993), Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2002)/CSELT (Itália). Atualmente é Professor Adjunto IV e Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desde 1998, é membro do banco de avaliadores de cursos de graduação da área de Computação/Informática e de avaliadores institucionais (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação (MEC). Membro do Banco Nacional de Itens (BNI), no contexto do ENADE na Área de Computação e Informática, atuando como Revisor de Itens em 2011, 2014, 2017 e 2020. Entre 2003 e 2010, exerceu a função de secretário da regional de Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atuou em pesquisas no contexto do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), no período de 2003 a 2017. Desde 1993, é professor Universitário e Pesquisador. Desde 2007, é Perito Forense Computacional e de Crimes Cibernéticos, integrando o Banco de Peritos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ? TJMG, o Banco de Peritos do Tribunal de Justiça de São Paulo ? TJSP, o Banco de Peritos da Justiça Federal e o Banco de Peritos do Tribunal da Justiça do Trabalho. É coordenador do CyberOne ? Laboratório de Segurança Cibernética e Computação Forense, PUC Minas, e Coordenador do Observatório Multidisciplinar para Identificação de Conteúdos Digitais Falsos, Tóxicos e Nocivos, PUC Minas. Em 2008, recebeu o Prêmio Santander de Ciência e Inovação ? Categoria Tecnologias de Informação e Comunicação, pelas contribuições na implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Entre 2009 e 2011, integrou o Programa Pesquisador Mineiro, Fase III, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Desde 1998, é Membro das Comissões de Avaliação de Cursos e de Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação. É avaliador/revisor de projetos de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (FAPEPE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Mato Grosso do Sul (FUNDECT). Membro das Comissões de Avaliação de Projetos de Pesquisa para o SUS (PPSUS), do Ministério da Saúde. Desenvolve atividades de pesquisa e inovação na área de Computação Forense, Crimes Cibernéticos e Cyber-Inteligência, sendo Perito Associado à APECOF (Associação Nacional dos Peritos em Computação Forense ? https://www.apecof.org.br) e Colaborador ad hoc em Perícia Forense Computacional junto à Polícia Civil de Minas Gerais. Desenvolve atividades de pesquisa na área de Computação Aplicada à Saúde, com destaque para Medicina e Saúde Conectada, sendo Membro Efetivo da SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde ? www.sbis.org.br).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO IV

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • SEGURANÇA E CRIPTOGRAFIA DE DADOS
  • SISTEMAS MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA
  • TRABALHO ACADÊMICO INTEGRADO I


João Caram Santos de Oliveira

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1999) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos e estruturas de dados, programação orientada por objetos, sistemas operacionais e desenvolvimento de jogos digitais.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • FUNDAMENTOS DE PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS
  • LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO MODULAR
  • PROGRAMAÇÃO MODULAR

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


João Carlos de Moraes Morselli Junior

Graduado em 1993 pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - São José do Rio Preto), realizou o programa de mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional na Universidade de São Paulo (USP - 1993, São Carlos). Defendeu em 2000 sua tese de doutorado na área de Simulação Distribuída também pela Universidade de São Paulo no departamento de Física Computacional (USP - IFSC, São Carlos). Atualmente é professor Adjunto IV e coordenador do curso de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas. Possui 23 anos de experiência no ensino superior e desenvolve pesquisas na área de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente. Membro da Comissão do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação e Cultura - para Avaliação de Cursos da Área de Computação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • MENTORING I - PLANEJAMENTO ACADÊMICO
  • MENTORING II - SOCIEDADE DIGITAL
  • PROCESSAMENTO PARALELO
  • SISTEMAS OPERACIONAIS

| |


José Wilson da Costa

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação atuando no curso de Sistema de Informação e do Programa de Pós-graduação em Educação e professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor Aposentado de Ensino Técnico e Profissional do CEFETMG.Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Informática na Educação, Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: programação de computadores, arquitetura de computadores, ambientes de aprendizagem, software educativo, ensino/aprendizagem, educação e ambientes virtuais, educação a distância.

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA


Josemar Alves Caetano

Professor no Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e no Departamento de Computação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). É mestre em Ciência da Computação pela PUC Minas (2018) e cursa Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como pesquisador em projetos do Ministério Público de Minas Gerais em parceria com a UFMG. Desenvolve pesquisas em computação social e desinformação online, especialmente nos seguintes temas: modelagem da economia da atenção; caracterização do debate político em redes sociais; efeitos da exposição à publicidade; e efeitos da emoção e polaridade política em redes sociais.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • PRODUÇÃO DE JOGOS - FÍSICA E SIMULADORES

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • PRODUÇÃO DE JOGOS - FÍSICA E SIMULADORES

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TECN. JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE JOGOS V: REDES


Júlio César Dillinger Conway

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade de Brasília, Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências - Química, pela pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua também como professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ministrando diversas disciplinas de graduação, dentre as quais Arquitetura de Computadores I, Fundamentos da Integração Hardware e Software, Introdução à Arquitetura de Microcontroladores de 8 e 32 bits, Projeto Integrado de Hardware e Software, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores e Internet das Coisas. Atuou como Professor Substituto do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais, ministrando as disciplinas Sistemas Digitais, Laboratório de Sistemas Digitais e Laboratório de Sistemas, Processadores e Periféricos. Possui experiência como projetista de hardware baseado em microcontroladores de 8 e 32 bits (Intel, Motorola,Microchip) e software para sistemas embarcados(C, C++, Python), atuando principalmente nos seguintes áreas: monitoração biomédica multiparamétrica, Internet das Coisas (IoT) e redes neurais artificiais. Atua também como consultor na área de Sistemas Embarcados para Instrumentação Industrial e Internet das Coisas.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I
  • ELETRÔNICA PARA COMPUTAÇÃO
  • INTERNET DAS COISAS I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I
  • INTERNET DAS COISAS I
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS
  • REDES DE COMPUTADORES I

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • REDES DE COMPUTADORES I

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES


Leon Matos de Paulo

None

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE JOGOS - MOBILE

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PRODUÇÃO DE JOGOS - MOBILE

TECN. JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE JOGOS VI: REALIDADE VIRTUAL E IMERSÃO
  • TESTES E QUALIDADE EM JOGOS


Lucas Gabriel da Silva Felix

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São João del Rei (2018), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em análise e modelagem de modelos de dados, aprendizado de máquina, redes complexas e computação social.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


Lucila Ishitani

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando no Programa de Pós-graduação em Informática e nos bacharelados em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente na área de informática na educação, design centrado no usuário e jogos sérios.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PESQUISA EM INFORMÁTICA

|


Lúcio Mauro Pereira

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Especialista em Informática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998), graduado em Formação de Professores pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1996) e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Vale do Rio Doce (1995). Atualmente é Professor Assistente IV e Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, desenvolvimento web, orientação por objetos, engenharia de software e sistemas multimídia.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I


Luis Enrique Zárate Gálvez

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidad Ricardo Palma (1987), Lima-Perú; graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) (reval. diploma); mestrado em Engenharia Elétrica (1991) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas (1998) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig e atualmente do CNPq nível 2. Sua principal área de interesse refere-se ao desenvolvimento e aplicação da área de Inteligência Computacional. Entre as principais linhas de pesquisa encontram-se: Soft-Computing (Redes Neurais Artificiais, Lógica Nebulosa e Computação Evolucionária), Aprendizado de Máquina, Descoberta de Conhecimento e Mineração de Dados, Análise Formal de Conceitos e Ontologia. É autor de 150 trabalhos completos publicados em periódicos e conferências tanto nacionais quanto internacionais. Coordenou e participou de 30 projetos de pesquisa com financiamento de órgãos oficiais de fomento (CNPq, FAPEMIG e FINEP) e da própria instituição onde atúa. Desde o início da sua participação no Mestrado de Informática da PUC Minas já orientou 15 dissertações de mestrado e 49 alunos de iniciação científica. Atualmente orienta 5 alunos de mestrado e 3 de doutorado. Foi coordenador do Programa de Informática da PUC Minas (2008-2010). Coordena o Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada - LICAP onde o principal objetivo é o desenvolvimento de teorias e métodos para o desenvolvimento da área da computação e da aplicação em problemas reais.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • MODELAGEM E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • MODELAGEM E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I