Antonio Hamilton Magalhaes

É graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), pós-graduado com especialização em Automação Industrial, mestre em Engenharia Elétrica (1999), com área de concentração Automação, e doutorando em Engenharia Elétrica, com área de concentração em Inteligência Computacional, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo lecionado discipinas de eletrônica digital e analógica, arquitetura e programação de microcontroladores, telefonia, redes de computadores, redes multisserviços e trabalho de conclusao de curso, Possui mais de 38 anos de experiência no desenvolvimento de projetos e produtos eletrônicos nas áreas de telecomunicações, automação elétrica, supervisão de sistemas de distribuição de energia elétrica, equipamentos terminais para telefonia, centrais telefônicas, soluções em automação de processos industriais, instrumentação e no desenvolvimento de hardware e firmware baseados em microcontroladores, DSP, EPLD e FPGA. Coordenador e consultor técnico atuando na concepção de produtos e sistemas de telecomunicação, automação e projetos dedicados como os de VANT - Veículo Aéreo Não Tripulado, redes de sensoriamento baseado em IoT (Internet oF Things), modelos de inferência baseados em dados coletados de sensores aplicados a dispositivos de proteção contra surtos e descargas atmosféricas. Coordenador e pesquisador de projetos de P&D Aneel CEMIG/CELG/CESP/CPFL. Elaboração de cronogramas, estimativas de esforço e prazo e coordenação técnica de projetos com acompanhamento por metodologia SCRUM. Atualmente, doutorando em sistemas de inteligência computacional com tema de pesquisa relacionado ao desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial aplicados a processamento de imagens hiperespectrais na faixa de luz visível e do infravermelho próximo.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • SISTEMAS RECONFIGURÁVEIS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES


Bernardo Jeunon de Alencar

Possui Gaduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Sistemas de Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Faculdade de Ciências Gerencias - UNA, Mestrado e Doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto IV da PUC Minas nas áreas de Engenharia e Computação, coordenador do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Sistemas de Informação da PUCMinas em Betim e Chefe do Departamento de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica em Sistemas Elétricos Industriais, Sistemas Elétricos de Potência e Automação Industrial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Geoprocessamento Aplicado. Atua na área de Desenvolvimento de Sistemas, Planejamento Informacional e Tratamento da Informação Espacial. É também Associado ao International Institute of Informatics and Systemics (EUA).

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA


Cíntia Pinto Avelar

Mestra em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), seguindo a linha de Computação Distribuída. Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011)). Hoje sou analista de segurança da informação no Méliuz. Trabalhei com redes de computadores e atuei na área de segurança da informação no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (de 05/2009 a 07/2018). No primeiro semestre de 2019, lecionei as matérias de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores e Laboratório de Algoritmos e Técnicas de Programação. Lecionei as disciplinas Tecnologias de Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Programação Orientada por Objetos, TCC I e TCCII no curso de Sistemas de Informação da PUC Minas no primeiro semestre de 2017. No ano de 2015, lecionei as disciplinas Sistemas Operacionais, Redes de Computadores e Planejamento de Capacidade e Avaliação de Desempenho de Sistemas no curso de Sistemas de Informação da PUC Minas. Atuei na linha de pesquisa de NoC (Network-on-Chip) e Mapeamento de Processos em NoCs.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • REDES DE COMPUTADORES I


Cleia Marcia Gomes Amaral

Doutora em Ciência da Informação na Universidade de São Paulo, ECA/USP, (2017). Mestrado em Ciência da Informação, UFMG. Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais nos cursos e Sistema de Informação. Coordenadora do curso de especialização em Gestão de Arquivos e Documentos no IEC PUCMINAS. Experiência de atuação profissional e acadêmica na área de Tratamento e Organização da informação, Gestão de Informação, Gestão de Documentos, pesquisa em Sistemas de Informação e usos de Tecnologias de Informação para Gestão da Informação e do Conhecimento. Atua nos seguintes temas de pesquisa: Ciência da informação: tratamento da informação, gestão de documentos, digitalização, arquivologia; Sistema de Informação: fundamentos de sistemas de informação, gestão da informação e uso de tecnologias de informação e comunicação; metodologia de pesquisa em sistemas de informação.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA
  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS


Cleiton Silva Tavares

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Fundação Universidade de Itaúna(2016) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2021). Atualmente é Pesquisador Individual da Universidade Federal de Minas Gerais, Monitor de Disciplina da Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Auxiliar I do Fundação Universidade de Itaúna. Tem experiência na área de Ciência da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Refactoring, Bad Smell, Refactoring Impacts, Refactoring Effects.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
  • LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO MODULAR
  • TESTE DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • GERÊNCIA DE PROJETO DE SOFTWARE


Harley Francisco de Araújo

Possui graduação em Engenharia Elétrica, ênfase em Eletrônica e Teleco pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (1987) e Mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: finite capacity, state dependent e queueing systems.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • CÁLCULO I


Kleber Jacques Ferreira de Souza

Kleber Jacques F. de Souza possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Kleber Souza foi mestrando pesquisador por 2 anos no Microsoft Innovation Center de Belo Horizonte (MICBH). Atualmente é professor Adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUV

  • PROJETO: APLICAÇÕES WEB


Leonardo Vilela Cardoso

Doutorando e Mestre em Informática e Graduado em Engenharia de Computação pela PUC Minas. Atualmente, é professor substituto na PucMinas. Foi Srum Master e Desenvolvedor Python na Aquarela Analytics. Foi Superintendente de Tecnologia da Informação entre 2017 e 2021, Gerente de Processamento em 2017 e Coordenador de Sistemas de 2011 a 2016 na Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, com cinco anos em gestão de equipes. Atuou no levantamento de requisitos, mapeamento de processos e aquisições de sistemas e equipamentos para gestão pública municipal. Recentemente encontra-se envolvido na aplicação de métodos para descrição de vídeo em sentenças textuais (Video Captioning). Dentre as áreas de interesse de pesquisa, destacam-se aprendizado de Máquina; Reconhecimento de Padrões; Recuperação de Informação; Processamento e Análise de Informação Multimídia/Multimodal; Otimização Combinatória e Programação Matemática.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • ALGORITMOS EM GRAFOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • ALGORITMOS EM GRAFOS
  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - COR. EUCARISTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DISTRIBUÍDA


Luciana Mara Freitas Diniz

Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012), linha de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento; durante o mestrado foi bolsista pela CAPES. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atua como professora nos cursos de Gestão de TI e Sistemas de Informação da FAPAM - Faculdade de Pará de Minas e no curso de Ciência da Computação da Universidade de Itaúna (UIT). Atuou como professora substituta na área de Informática na Universidade Federal de Viçosa/ Campus Florestal por dois anos e meio. Também ocupou cargo de Coordenadora de Projetos na FAPAM durante 8 anos, sendo membro do NDE e facilitadora de projetos integradores, dentre outras atividades. Durante a graduação, foi bolsista e estagiária no Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFV/Campus Viçosa, na área de Meteorologia e Climatologia. Além disso, participou por dois anos da Empresa Júnior de Informática da UFV/Campus Viçosa, no departamento de Recursos Humanos.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PESQUISA EM INFORMÁTICA

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO


Marco Paulo Soares Gomes

Marco Paulo Soares Gomes é professor do Departamento de Engenharia de Software e Sistemas de Informação da PUC Minas. É doutor e mestre em Ciência Política (DCP/UFMG), com bolsa sanduíche no Programa de Modelagem de Sistemas Complexos da USP, especialista em Relações Internacionais (Universidade de Brasília - UnB) e em Gestão Estratégica (CEPEAD/UFMG) e bacharel em Ciência da Computação (PUC Minas). Tem interesses nos temas tomada de decisão, cognição, processamento de informação, banco de dados, ciência de dados, tecnologia e gestão, planejamento, cenários prospectivos, modelagem de processos de negócios, difusão de opinião, sistemas complexos, inteligência artificial, modelagem baseada em agentes e simulação computacional, sistemas de informação e business intelligence (BI) e analytics. Atua na área de modelagem de processos de negócios, sistemas de informação e business intelligence (BI).

CURSO DE CIÊNCIAS DE DADOS - PLF

  • BANCOS DE DADOS
  • PROJETO EM CIÊNCIA DE DADOS II: BANCOS DE DADOS

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • OTIMIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO SUP TEC GESTAO DE TI - PÓLO COR.EUCARÍSTICO

  • PROJETO: IMPLANTAÇÃO DE BANCO DE DADOS

TECN. BANCO DE DADOS - CORAÇÃO EUCARÍSTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE BIG DATA ANALYTICS


Maria Inês Lage de Paula

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1997), especialização em Educação a Distância: Concepção e Planejamento pela PUC Minas Virtual (2013), mestrado em Ciências e Técnicas Nucleares / Planejamento Energético pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo / Tecnologia da Arquitetura pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora nível Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e presta consultoria nas áreas de gestão de energia e eficiência energética. É lider do grupo "Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável", do CNPq. Integra o banco de Avaliadores do Sinaes (BASis) desde 2007. Integra o núcleo de Avaliadores do Sistema ARCU SUL - modalidade Arquitetura - desde 2009. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Arquitetura, com ênfase em Eficiência Energética, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética, gestão da energia, planejamento energético, arquitetura bioclimática, conforto ambiental, otimização de processos e sistemas, desenvolvimento sustentável. Tem vivência na áreas de Estatística e Probabilidades e Sistemas de Informação.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PESQUISA EM INFORMÁTICA


Paulo Augusto Isnard Santos

DOUTOR em Gestão do Conhecimento - FUMEC, MESTRE em Tecnologia - CEFET-MG, 02 MBA´s - MBA Gestão Telecomunicações - FGV-MG e MBA Internacional em Business - OHIO University EUA, 02 Pós-Graduações - Especialização Sistemas de Informação INPG / USP-SP, Especialização Administração de Empresas - FAAP-SP, 02 Graduações - Graduado Administração de Empresas UNITAU-SP e Graduado Sistemas de Informação UNITAU-SP. Há mais de 20 anos, Professor de Graduação e Lato Sensu na PUC Minas, PREPES, IEC, PUC Master e FEAMIG nas áreas de Gestão da Informação, Gestão Empresarial, Empreendedorismo,Tecnologia da Informação e Metodologia de Pesquisa. Professor e Credenciado para disciplinas virtuais; Coordenador de Pesquisa Científica - Administração; Coordenador e Orientador de TCC nos cursos de Administração e Sistemas de Informação, Coordenador de MBA em Tecnologia da Informação - Pitágoras, Coordenador MBA Contabilidade 4.0 - Inovação, Tecnologia e Gestão, IEC PUC MINAS Autor livros: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E ATENÇÃO, FUMARC; GESTÃO DO CONHECIMENTO, Dialética; COWORKING: INOVAÇÃO EM MODELO DE NEGÓCIO, Dialética; Mais de 25 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial e Sistemas de Informação, através de atuação em consultoria, com ênfase em Pequenas e Médias Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia e Inovação, Re-organização Corporativa, Retenção e Transferência de Conhecimento, Gestão Empresarial, Negociação Empresarial, Sistemas Integrados de Gestão. Vivência organizacional de mais de 20 anos em diversas empresas como Petrobrás, Serpro ? Serviço Federal de Processamento de Dados, Nossa Caixa, BASF, e outras tendo ocupado cargos gerenciais nos últimos 14 anos; Consultor Sênior do SEBRAE em Informatização de Empresas. Pesquisador do ICCI - Instituto de Pesquisas Ciências Cognitivas e Informação. Membro de Grupos de Pesquisa CNPQ: Marketing e Produtividade - PUCMINAS, Telecomunicações e Tecnologia - CEFET - MG, KM - Inova - FUMEC, GEICE - FUMEC, Inovação e Conhecimento - PUCMINAS, ETCS : Educação, Tecnologia, Cultura e Sociedade - PUCMINAS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Pedro Alves de Oliveira

Doutor em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informações geográficas (SIG), engenharia de software, arquitetura de aplicações distribuídas, bancos de dados geográficos e gerência de projetos.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS
  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • GERÊNCIA DE PROJETO DE SOFTWARE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA SUSTENTABILIDADE

|


Pedro Ivo Alexandre de Oliveira

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é prof. assistente iv - rti da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação e Ensino de linguagens de programação.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • SEGURANÇA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • SEGURANÇA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TECN. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - PUV

  • PROJETO: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS


Simone Alves Nogueira

Mestre em Design for Interaction pela University of Westminster, Londres, com o título reconhecido no Brasil pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Arte Educação e bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde ministra disciplinas e orienta projetos na área de Design Visual e de Interação Humano-Computador. Participou como professora orientadora da Microsoft Innovation Center - MIC PUC Minas. Participou da elaboração e produção de materiais didáticos para a educação a distância na PUC Minas Virtual por quatorze anos, sendo quatro anos como coordenadora de Produção de Materiais de Didáticos em EAD. Coordena a Extensão e a Comunicação do Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI), além de coordenar a Extensão dos cursos de Engenharia de Computação, Sistemas de Informação (São Gabriel) e Jogos Digitais. Coordena o Projeto de Extensão PUC Mais Idade São Gabriel. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interação do Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB FRONT-END


Victor Rene Villavicencio Matienzo

Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica Boliviana, Facultad de Filosofia e Teologia (1987), Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Boliviana, Facultad de Filosofia e Teologia (1992), graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) (1996) e Doutorando em Filosofia Tecnologia e Sociedade - Universidad Complutense de Madrid (2001). Atualmente é professor / pesquisador / extensionista da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em MISSIO CANONICA (ATO NO. 40/2003). Trabalhou em entidades de promoção social e pesquisa dos Padres Jesuítas com destaque nos trabalhos realizados no CIPCA; Foi colaborador da Fundação Movimento e Cidadania.Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia indígena. Aporto com estudos orientados a fortalecer o reconhecimento da nação Guarani na América Latina. Coordenou o Metrodata com a elaboração de sistemas informacionais para o setor público e Privado. Trabalha no Conselho de redação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião. Foi membro do Núcleo Observatório da PROEX da PUC Minas, atuando principalmente nos seguintes temas: história, sociedade da informação, serviço social e tecnologia da informação. Trabalha como coordenador de projetos de extensão nos cursos de sistemas de informação e administração na PUC Minas. É membro fundador da CAEP (Comissão Arquidiocesana para Educação Pública) da Arquidiocese de Belo Horizonte.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • FILOSOFIA

TECN. JOGOS DIGITAIS - PLF

  • CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO


Viviane Cristina Dias

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), doutoranda em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, trabalhando com a área de Motion Cueing no SIMCenter da PUC Minas. Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando no Cursos de Engenharia, Tecnólogo em Banco de Dados, bem como nos Cursos de Sistemas de Informação da PUC Minas, compõe o colegiado da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas e atua na coordenação de extensão do Instituto Politécnico (IPUC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, BIG DATA, Business Intelligence, Analytics, Sistemas de Apoio à Decisão, Engenharia de Software e Desenvolvimento de Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, BIG DATA, sistemas informacionais, engenharia de software, algoritmos, inclusão digital, inclusão social, tecnologia da informação e extensão universitária.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • BUSINESS INTELLIGENCE

CURSO SISTEMA INFORMAÇÃO - EAD POLO COR EUCARISTIC

  • PROJETO: APLICAÇÕES PARA SUSTENTABILIDADE

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA

TECN. BANCO DE DADOS - CORAÇÃO EUCARÍSTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE BUSINESS INTELLIGENCE - BI