Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

No curso de Sistemas de Informação da PUC Minas em Contagem são conduzidas pesquisas científicas envolvendo sistemas de computação e análise de dados. Os alunos são preparados para se engajar em atividades de pesquisa por meio das unidades curriculares do curso, oficinas de iniciação científica e grupos de pesquisa. Publicações científicas e premiações de estudantes do curso têm demonstrado a efetividade das atividades desenvolvidas pelos alunos do curso.

 

Alunos do curso podem se engajar em projetos de iniciação científica no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), além de bolsas de iniciação científica oriundas do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP). Atualmente, encontra-se em atividade no curso o grupo de pesquisa “Sistema, Software e Mídias Interativas” (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/467117) listado nos diretórios do CNPq. Os alunos interessados podem obter mais informações na Coordenação de Pesquisa do Curso.

 

Semestralmente são organizadas oficinas e encontros de pesquisa científica em Sistemas de Informação, que reúnem professores, alunos que já estão engajados com pesquisa e alunos que desejam se engajar. Nessas atividades, os alunos têm a oportunidade de trocar experiências e de aprender mais sobre pesquisa científica na área. Métodos, ferramentas e técnicas de pesquisa na área também são discutidos, estudados e aplicados pelos alunos. Esse é o caso, por exemplo, dos minicursos da linguagem R, que é aplicada para análise de dados, mineração de dados, visualização de dados e rotinas de inteligência artificial.

 

Pesquisa 2019

 

Pesquisa 2018

 

Pesquisa 2017

Há quase 30 anos, a PUC Minas organiza anualmente o Seminário de Iniciação Científica. Para esse seminário, são escolhidos os melhores trabalhos de iniciação científica das unidades e institutos da universidade e de área de pesquisa científica. É frequente a seleção, apresentação e premiação de alunos do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas em Contagem nesse seminário.

 

Pesquisa 2018

 

Pesquisa 2017

 

Pesquisa 2016

 

Os trabalhos dos alunos Arthur Soares (2018) e Erick Moreira (2016) receberam Menção Honrosa no seminário. Já o trabalho da aluna Adriane Gomes (2017) recebeu a premiação de melhor trabalho na área de Ciências Exatas e da Terra.

 

 

Pesquisas desenvolvidas no curso têm impacto social. Algumas delas são repercutidas na mídia em uma abordagem de opinião e de divulgação científica. Nesse sentido, discentes e docentes do curso buscam dar visibilidade interna e externa às atividades que são desenvolvidas e que podem ser apropriadas pela sociedade.

Divulgação do trabalho

AnoTrabalhos
2020 Louzada, Henrique; Chaves, Gabriel; Ponciano, Lesandro. Exploring User Profiles Based on their Explainability Requirements in Interactive Systems. In: Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2020. Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems - IHC 2020, 2020.
2019 PEREIRA, A. V. S.; PONCIANO, L. Componentes de atribuição e agregação em sistemas de computação por humanos. In: Franca Arenare Jeunon, Wolney Lobato, Sério de Morais Hanriot. (Org.). Iniciação Científica: Destaques 2018. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019, v. 1, p. 427-442.
2017 VALGAS, A.; CARMO, F.; Ponciano, Lesandro; GOES, L. Análise da Popularidade, Visibilidade e Atividade de Diferentes Tipos de Robôs na Rede Social Twitter. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017, São Paulo. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. v. 1. p. 1342-1355.