Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim no PUC Aberta

Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Professores e alunos de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim receberam nos dias 17 e 18 de maio estudantes das escolas da região durante o PUC Aberta. No estande foram apresentados projetos de Robótica com Lego Mindstorms, frutos de um projeto de Extensão desenvolvido no curso. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco de Realidade Virtual com o VR Box.

 

PUCAberta1

A Semana da Computação, evento promovido pelo Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim, neste ano terá novo formato, com palestras e minicursos virtuais. Se liga na programação que está sensacional! Inscrições no SGA de 19 a 22 de outubro. Confira:

Palestras:

27/10 - 19:00: Computação Forense e a Perícia Digital no Combate aos Crimes Cibernéticos (Prof. João Benedito dos Santos Júnior - PUC Minas Poços de Caldas)

27/10 - 20:50: Quarkus Supersonic Subatomic Java (Luiz Ávila - Uno Soluções (Florianópolis))

28/10 - 19:00: A Perícia Computacional na Polícia Federal (Gilson Marques da Silva - Polícia Federal (Uberlândia))

28/10 - 20:50: Introdução ao Front-end com React (Charles Júnio de Paula Assunção (Ex-aluno do Curso de Sistemas de Informação) - Microsoft (Praga - República Tcheca))

29/10 - 19:00: Tudo que Você Sempre Quis Saber sobre Carreira e Mercado de Trabalho... Essa é a Chance de Perguntar! (Elder Moraes - Red Hat)

29/10 - 20:50: Mulheres na Computação - Trajetória Acadêmica e Profissional de Ex-Alunas do Curso de Sistemas de Informação (Ex-alunas do Curso de Sistemas de Informação)

Minicursos:

a) Desenvolvimento Web (Nayara Fernanda Costa Pereira): terça a sexta (27 a 30/10) das 16:45 às 18:45 (8 horas)

b) SEO (Search Engine Optimization) (Ramael Fernando de Paulo Soares): terça a quinta (27 a 29/10) das 16:45 às 18:45 (6 horas)

c) Programando em JavaScript com ECMASCRIPT 6 (Clarisse Almeida Silva): segunda a quarta (26 a 28/10) das 16:45 às 18:45 (6 horas)

d) Desenvolvimento Android (Italo Josep Silva Cafiero): segunda a sexta (26 a 30/10) das 16:45 às 18:45 (10 horas)

e) LinQ (Prof. Bernardo Jeunon de Alencar): quarta a sexta (28 a 30/10) das 16:45 às 18:45 (6 horas)

A nossa querida ex-aluna Shayane de Oliveira Santos apresentou o artigo intitulado "POTION: UMA METODOLOGIA ÁGIL APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE", fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso, no 130 Congresso de Gerenciamento de Projetos, maior evento da área realizado pelo Project Management Institute. Além disso,  ficou em 240 lugar entre os 223 artigos inscritos no Segundo Concurso de Artigos Acadêmicos realizado pela ABRAMTI, Associação Brasileira de Melhoria em TI!

 

shay2

Certificado

 

Excelente oportunidade de pesquisa para professores com vínculo de alunos! O Fundo de Incentivo à Pesquisa – FIP / PUC Minas é uma oportunidade de financiamento para os projetos propostos por professores e doutorandos, com processo seletivo semestral e que incluem um ou dois bolsistas da graduação em cada proposta.Confira o edital em https://www.pucminas.br/pesquisa/Documents/Edital%20072.2018.pdf.

 

 

 

Agora você pode estudar em uma grande Universidade! A bolsa social PUC Minas torna a maior universidade católica do mundo mais acessível a pessoas que buscam por um ensino de qualidade. Com bolsas de até 60%, os cursos de graduação ficam mais em conta e o sonho de estudar na PUC Minas mais perto de ser realizado. Inscreva-se!

Mais informações pelo (31)3319-4444.

 

 

Professores e alunos de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim receberam nos dias 17 e 18 de maio estudantes das escolas da região durante o PUC Aberta. No estande foram apresentados projetos de Robótica com Lego Mindstorms, frutos de um projeto de Extensão desenvolvido no curso. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco de Realidade Virtual com o VR Box.

 

PUCAberta1

O Curso de Sistemas de Informação quer promover no segundo semestre desse ano o Programa de Residência Técnica da Microsoft. As empresas já estão sendo contatadas e irão demandar problemas para que equipes de alunos os solucione.

A atividade compreende a presença de tutores e mentores para orientar os alunos e a perspectiva de aprendizado é grande. Os alunos estão empolgados. A unidade conta com um laboratório dedicado ao MIC (Microsoft Inovation Center) inaugurado nesse semestre.

 

 

O Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas em Betim está planejando para o próximo semestre o Dev Bootcamp. Os alunos participarão de uma maratona de palestras e tutorias voltadas ao desenvolvimento de uma solução específica demandada pelos professores. Grupos de alunos se dedicam durante toda a noite na implementação de um software e as melhores equipes são premiadas.

O evento conta com a participação do Sympla (www.sympla.com.br).

 

Os alunos do Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas em Betim já estão se mobilizando para uma nova edição da Semana da Computação, realizada todo ano no mês de outubro. As atividades são variadas e incluem palestras na área da computação, tecnologia, empreendedorismo e negócios.

Já foram desenvolvidos softwares específicos para o evento e as publicações nas redes sociais começam a acontecer a partir do próximo semestre.

 

A Coordenação de Pesquisa do campus Betim, em conjunto com os cursos, está realizando uma série de atividades voltadas para a pesquisa (segue a programação em anexo). É uma ótima oportunidade para discutirmos a Pesquisa não só em âmbito acadêmico como também no meio empresarial. Nesta quinta-feira dia 26 de abril a partir das 20:40hs no Auditório teremos uma palestra com os professores Bernardo Jeunon, Álisson Rabelo Arantes e Fábio Martins de Oliveira, em que serão abordados temas como "A Pesquisa na Universidade" e "A Pesquisa no Mercado Empresarial", bem como relatadas as experiências dos respectivos palestrantes. As inscrições devem ser feitas no SGA e serão emitidos certificados posteriormente.

 

Programação Pesquisa

A promoção da inclusão social por meio da inclusão digital apresenta atualmente grande relevância no sentido de favorecer o acesso da população digitalmente excluída às novas tecnologias da informação e comunicação. O desenvolvimento de ações nesse sentido, portanto, deve ser avaliado como fator essencial para a promoção de parcelas da sociedade marginalizadas de alguma forma em relação ao uso de tais recursos tecnológicos.

Por conseguinte, dependendo da faixa etária do indivíduo excluído, diversas podem ser as consequências. Acrescente-se a isto o fato de que é também essencial a participação dos alunos do curso de Sistemas de Informação e demais cursos da PUC Minas em ações como estas, de grande relevância social, uma vez que dessa forma sua formação acadêmica (técnica e humanística) tende a ser em muito enriquecida.

Outro ponto importante é que a inclusão digital deve ser vista para muito além da simples alfabetização digital. Apenas ensinar a utilizar as ferramentas da Informática não é suficiente. Como é intensa a adoção de recursos computacionais atualmente na atividade humana, diversos problemas decorrem disso, ocasionando grande impacto social. Neste contexto, pode-se citar como problemas o uso inadequado de ferramentas como as redes sociais por jovens, por exemplo, no que diz respeito a aspectos jurídicos. Assim, promover a inclusão digital é o principal objetivo desta proposta, capacitando o público-alvo em Informática, mas também promovendo discussões e reflexões, com todos os atores envolvidos, sobre os problemas causados pela adoção da tecnologia.

Atendendo a esta evidente necessidade, o projeto Inclusão.Betim.br visa promover a inclusão digital da população da cidade de Betim, com destaque para jovens e adolescentes (alunos da rede pública de ensino) e idosos. Com isso, pretende-se contribuir para a sua maior capacitação profissional e, consequentemente, a melhoria da sua qualidade de vida. Adicionalmente, a formação humanística e a formação da consciência de responsabilidade social dos alunos extensionistas envolvidos são também pretendidos, além de possibilitar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, principais atividades desenvolvidas pela Universidade.

O projeto intitulado “Robótica Educacional: desafios e aprendizado”, do Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim,tem como principal objetivo a inclusão digital de jovens e adolescentes, alunos do ensino fundamental das escolas Municipais e Estaduais da cidade de Betim – MG e instituições interessadas, auxiliando-os na descoberta do potencial criativo e da curiosidade, explorando seus conhecimentos e habilidades, e demonstrar como o autossustento e a autorrealização podem e devem caminhar juntos na construção de um plano coletivo e de seus próprios propósitos de vida. O projeto propõe, por meio da Robótica Pedagógica, uma forma criativa, lúdica e motivadora de desenvolvimento das relações interpessoais, do raciocínio lógico, da melhoria das capacidades cognitivas e da ampliação dos conhecimentos técnicos dos assistidos. Nela os assistidos percorrerem diversas etapas que possibilitam o desenvolvimento do pensamento criativo, na elaboração de desenhos para robôs; do pensamento sistemático para a resolução de problemas; da escrita, ao documentar de modo claro e sólido os passos dos projetos; do raciocínio lógico ao programar os dispositivos construídos. Este desenvolvimento propicia maturidade e uma postura crítica e analítica para os desafios da vida.

Durante a execução do projeto, são utilizados kits Lego Mindstorms direcionados para trabalhos educacionais. Tais kits são compostos por blocos de montagem padrão Lego, por peças móveis como engrenagens, roldanas, eixos e rodas, por diferentes sensores e pelo módulo principal que é um mini computador programável. Essas peças podem ser combinadas de diversas formas, de acordo com a criatividade dos alunos, para a formação de diferentes dispositivos robóticos. Os participantes são incentivados a criar, planejar e executar o projeto de construção de um equipamento robotizado, utilizando os kits descritos. Para tanto, os grupos de alunos devem distribuir responsabilidades, documentar todos os passos percorridos - situações-problema e resolução de conflitos - demonstrando a importância de ações proativas para seu próprio desenvolvimento.

Espera-se como resultado do projeto colaborar não só com o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio por parte dos alunos envolvidos, mas especificamente contribuir com a inclusão digital de jovens e adolescentes de famílias com situação socioeconômica, muitas das vezes, desfavorecida, principalmente ao fornecer acesso às novas tecnologias. Além disso, acredita-se que, como o conhecimento é caracterizado como um fator de desenvolvimento social e econômico de um país, não somente este projeto, mas a Extensão Universitária como um todo, possibilita à Universidade desempenhar o seu papel perante a sociedade, contribuindo com a sua transformação e o seu desenvolvimento.