O projeto intitulado “Robótica Educacional: desafios e aprendizado”, do Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim,tem como principal objetivo a inclusão digital de jovens e adolescentes, alunos do ensino fundamental das escolas Municipais e Estaduais da cidade de Betim – MG e instituições interessadas, auxiliando-os na descoberta do potencial criativo e da curiosidade, explorando seus conhecimentos e habilidades, e demonstrar como o autossustento e a autorrealização podem e devem caminhar juntos na construção de um plano coletivo e de seus próprios propósitos de vida. O projeto propõe, por meio da Robótica Pedagógica, uma forma criativa, lúdica e motivadora de desenvolvimento das relações interpessoais, do raciocínio lógico, da melhoria das capacidades cognitivas e da ampliação dos conhecimentos técnicos dos assistidos. Nela os assistidos percorrerem diversas etapas que possibilitam o desenvolvimento do pensamento criativo, na elaboração de desenhos para robôs; do pensamento sistemático para a resolução de problemas; da escrita, ao documentar de modo claro e sólido os passos dos projetos; do raciocínio lógico ao programar os dispositivos construídos. Este desenvolvimento propicia maturidade e uma postura crítica e analítica para os desafios da vida.
Durante a execução do projeto, são utilizados kits Lego Mindstorms direcionados para trabalhos educacionais. Tais kits são compostos por blocos de montagem padrão Lego, por peças móveis como engrenagens, roldanas, eixos e rodas, por diferentes sensores e pelo módulo principal que é um mini computador programável. Essas peças podem ser combinadas de diversas formas, de acordo com a criatividade dos alunos, para a formação de diferentes dispositivos robóticos. Os participantes são incentivados a criar, planejar e executar o projeto de construção de um equipamento robotizado, utilizando os kits descritos. Para tanto, os grupos de alunos devem distribuir responsabilidades, documentar todos os passos percorridos - situações-problema e resolução de conflitos - demonstrando a importância de ações proativas para seu próprio desenvolvimento.
Espera-se como resultado do projeto colaborar não só com o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio por parte dos alunos envolvidos, mas especificamente contribuir com a inclusão digital de jovens e adolescentes de famílias com situação socioeconômica, muitas das vezes, desfavorecida, principalmente ao fornecer acesso às novas tecnologias. Além disso, acredita-se que, como o conhecimento é caracterizado como um fator de desenvolvimento social e econômico de um país, não somente este projeto, mas a Extensão Universitária como um todo, possibilita à Universidade desempenhar o seu papel perante a sociedade, contribuindo com a sua transformação e o seu desenvolvimento.