Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Ao ingressar no curso de Licenciatura em Matemática da PUC Minas, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver pesquisas científicas nas áreas da Matemática e do Ensino de Matemática. Eles são motivados e preparados a se engajarem em atividades desta natureza por meio de oficinas de iniciação científica, formação de grupos de estudos e participação em minicursos. Ainda mais,  há um incentivo constante para submissão de projetos de pesquisa em programas de fomento da universidade.

 

Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da PUC Minas podem se engajar em projetos de iniciação científica  no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), além de bolsas de iniciação científica oriundas do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP). Até o presente momento, os grupos de pesquisa em atividade no curso estão vinculados aos grupos de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Ensino de nossa universidade. São eles:

  • Grupo de Pesquisa em Informática e Metodologia para o Ensino de Matemática (GRUPIMEM); 
  • Inclusão, Educação e Ensino de Ciências e Matemática; 
  • Práticas Investigativas em Ensino de matemática (PINEM).

Recentemente, a coordenação de pesquisa do curso está estudando a implementação e formalização do “Grupo de estudos e pesquisa em Matemática e Ensino de Matemática (GEPMEM)” no diretório do CNPq. Para mais informações sobre as pesquisas e os grupos de pesquisa desenvolvidos no curso de Matemática, os estudantes podem entrar em contato com a coordenação de pesquisa.

 

Atualmente, o nosso curso de Licenciatura em Matemática se responsabiliza pela organização e execução de dois eventos de divulgação científica: a Escola de Férias da Física e da Matemática e a Semana da Matemática. O primeiro deles é organizado pelos alunos dos cursos, com o suporte de um professor de cada curso. Já o segundo é de responsabilidade do NDE do curso em conjunto com a coordenação de pesquisa. Os eventos realizados pelo curso de Matemática buscam, dentre outros objetivos, reunir professores, alunos e ex-alunos que já estão engajados com pesquisa para que troquem saberes e experiências, além de propiciar um rico momento de aprendizagem para os alunos que desejam se enveredar pelo ramo da pesquisa. Eles não são restritos à comunidade acadêmica, dando espaço para que a sociedade possa interagir e se inteirar das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas. Ainda mais, semestralmente, vem sendo realizados seminários de iniciação à pesquisa (SIP) e minicursos com temas relacionados à Matemática e ao Ensino de Matemática. Neles, os estudantes têm a oportunidade de se familiarizar com métodos, ferramentas e técnicas de pesquisa, além de trocar experiências e de aprender mais sobre temas de pesquisas científicas da área.

 

I Semana da Matemática da PUC Minas (evento online) - 2°/2020

 

 

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais de licenciatura que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. Atualmente, o PIBID conta com 24 bolsistas e 2 voluntários. Para cada 8 bolsistas, existe um professor supervisor na escola em que o projeto atua. Ainda mais, há um professor do curso que é coordenador de área (pela PUC) no projeto PIBID desenvolvido. As atividades desenvolvidas pelos alunos neste programa (referentes ao edital de 2018) geraram artigos e relatos de experiência que estão disponíveis em http://portal.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20200207142343.pdf

 

Reunião (online) dos alunos do Pibid com o Professor Coordenador Roney - 1°/2020

 

A Residência Pedagógica faz parte da modernização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e traz novidades, como a formação do estudante do curso de graduação, que terá estágio supervisionado, com ingresso a partir do terceiro ano da licenciatura, ao longo do curso, na escola de educação básica. O objetivo principal é a melhoria da qualidade da formação inicial e uma melhor avaliação dos futuros professores, que contarão com acompanhamento periódico. O programa tem como requisito a parceria com instituições formadoras e convênios com redes públicas de ensino. Atualmente, o programa Residência Pedagógica conta com 16 bolsistas da Matemática. Ainda mais, há um professor do curso que é coordenador de área (pela PUC) no projeto Residência Pedagógica desenvolvido.  As atividades desenvolvidas pelos alunos do Residência Pedagógica também possibilitam a elaboração de relatos de experiência.

Programa “Residência Pedagógica”

 

As pesquisas que são desenvolvidas no curso têm impacto social. Algumas delas são repercutidas na mídia em uma abordagem de opinião e de divulgação científica. Nesse sentido, discentes e docentes do curso buscam dar visibilidade interna e externa às atividades que são desenvolvidas e que podem ser apropriadas pela sociedade.

Divulgação do produto gerado pela pesquisa da Profª. Adriana Dickman, no site “Brasil Escola”, disponível em <https://educador.brasilescola.uol.com.br/noticias/universidade-desenvolve-glossario-mecanica-para-estudantes-cegos/33258.html>