Alexandre Teixeira

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2007) e especialização em Design Instrucional para EAD pela Universidade Federal de Itajubá (2010). Tem experiência profissional na área de Ciência da Computação, com ênfase em hardware e redes, atuando principalmente nos seguintes temas: informática na educação, sistemas digitais, redes de computadores, software livre e EAD. Obteve a Furukawa Certified Professional em 2012. Atualmente é professor assistente IV, membro do colegiado do Curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor dos curso de Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Engenharia de Produção na PUC Minas

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES
  • PROJETO INTEGRADO DE HARDWARE E SOFTWARE
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • JOGOS EM REDES


Antonio Geraldo Cantarela

Doutorado em Letras (literatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Mestrado em Letras (literatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Graduação em Comunicação (Relações Públicas) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986). Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979). Graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco (1975). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e professor titular do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas sagradas, literatura, teopoética e filosofia da linguagem. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. Membro da Soter. Membro da ALALITE.

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • CULTURA RELIGIOSA


Artur Martins Mol

Doutorando pela pela PUC-MG, possui Mestrado em Informática pela PUC-MG, especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Pesquisador com ênfase nas áreas de Jogos Digitais e Interface Humano Computador com foco em adultos mais velhos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Multimídia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Multimídia para web, dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos eletrônicos e desenvolvimento de sites dinâmicos.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE JOGOS - FUNDAMENTOS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • JOGOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
  • PRODUÇÃO DE JOGOS II: MOBILE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • JOGOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS


Clovis Alves Caldas Filho

Possui graduação, licenciatura e bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professr assistente do Centro Univesitário do Leste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia geral e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética do Discurso, Filosofia Contemporânea, Educação, Filosofia da Educação e Habermas.

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • FILOSOFIA


Daniel Pinheiro Lima

Possui graduação em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). , atuando principalmente nos seguintes temas: animação, software, desenho animado, software livre e recorte.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • CRIAÇÃO DE ASSETS I
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR I - ARCADE

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • CRIAÇÃO AVANÇADA DE PERSONAGENS
  • CRIAÇÃO DE ASSETS II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • CRIAÇÃO AVANÇADA DE PERSONAGENS

CURSO JOGOS DIGITAIS - PSG

  • CRIAÇÃO DE ASSETS I
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR I - ARCADE


Jane Carmelita das Dores Garandy de Arruda Barroso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e Mestrado em Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Matemática e Estatística. Leciona Cálculo I e Cálculo II para os cursos de Engenahria Civil e de Produção e Sistemas da Informação na PUC Barreiro, Cálculo I nos cursos de Engenharia da Computação, Aeronáutica e Mecânica na PUC São Gabriel, Cálculo I no curso de Engenharia de Software na PUC Praça da Liberdade. Coordenadora do Núcleo de Tecnologia e Inovação da PROEx e representante do Núcleo no Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI). Representante das Unidades da Região Metropolitana da PUC Minas na Comissão Própria de Avaliação (CPA). Coordenadora do projeto de extensão Desenvolvimento de Software e Jogos para a Promoção da Saúde do curso de Engenharia de Software.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • CÁLCULO I

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CÁLCULO I

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA

CURSO JOGOS DIGITAIS - PSG

  • FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA


Jose Laerte Pires Xavier Junior

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2013) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Realizou graduação sanduíche no Institut National des Sciences Appliquées - INSA Lyon (2012). Atualmente, participa do programa de Doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob orientação do Prof. Marco Tulio Valente. Tem experiência em Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de Software, APIs, Manutenção e Evolução de Software, Análise e Projeto de Sistemas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
  • LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO DE SOFTWARE
  • MEDIÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • PROJETO DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE VI

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE


Luís Felipe Matsya de Aruanda Ramos Garrocho

Formado em 2010/2 em História/Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação Social pela UFMG em 2016, na linha de textualidades midiáticas. Estuda apropriação e universo do jogar. Trabalha como professor de modelagem e animação 3D em jogos digitais, assim como na área de game design. Trabalha também com desenvolvimento de jogos digitais.

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ATUAÇÃO E EXPRESSÃO DE PERSONAGENS
  • CRIAÇÃO DE PERSONAGENS I
  • PROJETO APLICADO I
  • PROJETO APLICADO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ATUAÇÃO E EXPRESSÃO DE PERSONAGENS
  • PROJETO APLICADO I
  • PROJETO APLICADO II


Luiz Flávio Freitas Barbosa de Oliveira

Graduado em Engenharia Elétrica (1982) e mestre em Ciência da Computação (1992) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atua principalmente nas seguintes áreas: produção de jogos digitais, produção e edição de áudio e vídeo digital, produção multimídia (web e mídias eletrônicas), design de interação, tecnologias para Educação a Distância (EAD) e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Sócio-diretor das empresas Feira Moderna Produções Digitais Ltda. (nome fantasia Plug & Boom) (sediada no Brasil) e Plug & Boom OÜ (sediada na Estônia), produtoras de jogos digitais.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO JOGOS DIGITAIS - PSG

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

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Marcos Arrais e Silva

Doutor em Informática (PPGI-UFRJ), mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Possui graduação em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua em pesquisas e projetos voltados aos temas: tecnologias para educação, design de interação, jogos digitais, usabilidade e acessibilidade. Possui conhecimento avançado em novas mídias e aplicações multimídia. É professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da PUC Minas. Desde 2005, desenvolve projetos na área de EaD e e-learning, com foco em objetos de aprendizagem e plataformas de ensino e aprendizagem. CEO da Detalhes Educação, uma empresa focada em projetos de inovação e excelência em tecnologias para educação.

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • DESIGN E COMUNICAÇÃO VISUAL
  • LEVEL DESIGN

CURSO JOGOS DIGITAIS - PSG

  • DESIGN E COMUNICAÇÃO VISUAL

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Michelle Nery Nascimento

Possui graduação em Engenharia Elétrica Sistemas Eletrônicos e Telecom pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e mestrado em Informatica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área acadêmica como docente na área de sistemas de informação e computação.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • TECNOLOGIAS WEB

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS
  • PROJETO E MODELAGEM DE CENÁRIOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • PROJETO DE REDES DE COMPUTADORES
  • REDES DE COMPUTADORES
  • TECNOLOGIAS WEB

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PROJETO E MODELAGEM DE CENÁRIOS


Renato Dias Viana

Renato possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais pelo UNICENP - PR e graduação em Ciência da Computação - Enfase em SI pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Atualmente é Diretor na empresa Sunland Entertainment Studios e professor titular no curso de Jogos Digitais na PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Redes, Computação Gráfica e Jogos Digitais.

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • AGENTES INTELIGENTES
  • JOGOS EM REDES
  • PRODUÇÃO DE JOGOS III: AMBIENTES INTELIGENTES

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • AGENTES INTELIGENTES


Roque Anderson Saldanha Teixeira

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Matemática pela Faculdade de Pará de Minas. É professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atuou na Faculdade de Pará de Minas - Fapam. Áreas de atuação: matemática, física, tecnologias na educação, computação gráfica, desenvolvimento de jogos digitais, programação e algoritmos.

TECN. JOGOS DIGITAIS - CORAÇÃO EUCARISTICO - PUV

  • PROJETO: ARCADE

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PROGRAMAÇÃO DE FÍSICA
  • TONALIZADORES E EFEITOS VISUAIS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PROGRAMAÇÃO DE FÍSICA
  • TONALIZADORES E EFEITOS VISUAIS

CURSO JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PRODUÇÃO DE JOGOS - FUNDAMENTOS


Rosilane Ribeiro da Mota

Possui doutorado (2014) em Artes, mestrado (2001) e graduação (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Gestão Estratégica pelo IBMEC-MG. Atualmente, cursa graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. As áreas de pesquisa são Computação Afetiva, Sensores Médicos, Novas Interfaces, Experiência do Usuário e Artes Digitais. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Algoritmos, Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Computação Gráfica e Jogos Digitais. Na área de Artes Digitais, atua nas disciplinas: Processing, Jogos e Instalações Artísticas.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE SOFTWARE

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE JOGOS DIGITAIS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE JOGOS DIGITAIS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS


Simone Alves Nogueira

Mestre em Design for Interaction pela University of Westminster, Londres, com o título reconhecido no Brasil pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Arte Educação e bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde ministra disciplinas e orienta projetos na área de Design Visual e de Interação Humano-Computador. Participou como professora orientadora da Microsoft Innovation Center - MIC PUC Minas. Participou da elaboração e produção de materiais didáticos para a educação a distância na PUC Minas Virtual por quatorze anos, sendo quatro anos como coordenadora de Produção de Materiais de Didáticos em EAD. Coordena a Extensão e a Comunicação do Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI), além de coordenar a Extensão dos cursos de Engenharia de Computação, Ciência da Computação (Praça da Liberdade) e Jogos Digitais. Coordena o Projeto de Extensão PUC Mais Idade São Gabriel. Integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Software. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interação do Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM JOGOS DIGITAIS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM JOGOS DIGITAIS