Luciana França da Cunha Aguiar

Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pelo Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio (2006), especialização e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011 e 2013, respectivamente). Atualmente é professora da Faculdade Puc Minas e Colégio Santa Maria Minas.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CÁLCULO II


Lucila Ishitani

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando no Programa de Pós-graduação em Informática e nos bacharelados em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente na área de informática na educação, design centrado no usuário e jogos sérios.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PESQUISA EM INFORMÁTICA

|


Marco Paulo Soares Gomes

Marco Paulo Soares Gomes é professor do Departamento de Engenharia de Software e Sistemas de Informação da PUC Minas. É doutor e mestre em Ciência Política (DCP/UFMG), com bolsa sanduíche no Programa de Modelagem de Sistemas Complexos da USP, especialista em Relações Internacionais (Universidade de Brasília - UnB) e em Gestão Estratégica (CEPEAD/UFMG) e bacharel em Ciência da Computação (PUC Minas). Tem interesses nos temas tomada de decisão, cognição, processamento de informação, banco de dados, ciência de dados, tecnologia e gestão, planejamento, cenários prospectivos, modelagem de processos de negócios, difusão de opinião, sistemas complexos, inteligência artificial, modelagem baseada em agentes e simulação computacional, sistemas de informação e business intelligence (BI) e analytics. Atua na área de modelagem de processos de negócios, sistemas de informação e business intelligence (BI).

CURSO DE CIÊNCIAS DE DADOS - PLF

  • BANCOS DE DADOS
  • PROJETO EM CIÊNCIA DE DADOS II: BANCOS DE DADOS

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • OTIMIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO SUP TEC GESTAO DE TI - PÓLO COR.EUCARÍSTICO

  • PROJETO: IMPLANTAÇÃO DE BANCO DE DADOS

TECN. BANCO DE DADOS - CORAÇÃO EUCARÍSTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE BIG DATA ANALYTICS


Maria Aparecida Carvalho de Castro

Possui Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989) e Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) Especialização em Filosofia Contemporânea (1995), Especialização Educação Afetivo Sexual I (1997). Atualmente é professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO


Matheus Alcântara Souza

Doutor e Mestre em Informática pela PUC Minas. Especialista em Engenharia de Software e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente, Professor de diversas disciplinas na PUC Minas, e Analista de TI na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Tem experiência em diversas áreas de Ciência da Computação, com interesses de pesquisa nos temas a seguir: computação de alto desempenho; programação, computação e processamento em paralelo; engenharia de software paralelo; simulação de arquiteturas de computadores; redes-em-chip (NoCs) e hierarquias de memória compartilhada e distribuída.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES III

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • COMPILADORES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES II

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • SISTEMAS OPERACIONAIS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • SISTEMAS OPERACIONAIS


Myrna Pimenta de Figueiredo

Possui Mestrado em Administração (UFMG) e Graduação em Administração. Atualmente é professora Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais onde exerce, também, a função de Diretora Acadêmica na unidade Barreiro . Tem experiência em realização de consultorias. Atua, principalmente, nas seguintes áreas:: educação, gestão, marketing, estratégia, relacionamento e desenvolvimento local.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
  • PROCESSOS E QUALIDADE DE SOFTWARE


Natália Sales Santos

Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano Computador.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA


Paulo Verissimo de Aguiar

Bacharelato em Filosofia (PUC MINAS, 1991); Curso de Física interrompido (UFMG, 2007); Especialização em Temas Filosóficos (UFMG, 2002); Mestrado em Filosfia (FAJE, 2010), tendo Ética como área de concentração. Com experiência de 26 anos na Educação Privada (Sociedade Mineira de Cultura), Atuou como Monitor de Ciências Exatas (2002-2005), Professor das disciplinas Informática, Ensino Religioso e Filosofia, Coordenador de Ensino (2007), Professor/Diretor (2008-2010). Desde 2002 atua no Ensino Superior (PUC Minas), Lecionando Disciplinas nas áreas de Fenomenologia Religiosa, Antropologia, Ética) e Informática Aplicada à Educação. Desde 2015, leciona a Disciplina "Cibercultura, ciberespaço e Educação", na Pós-graduação. Atua como assessor pedagógico na Unidade PUC Minas no Barreiro desde 2016, junto aos Colegiados dos Cursos, corpos docente e discente. Encontra-se na Universidade como Professor Assistente III.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CULTURA RELIGIOSA: PESSOA E SOCIEDADE


Pedro Alves de Oliveira

Doutor em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informações geográficas (SIG), engenharia de software, arquitetura de aplicações distribuídas, bancos de dados geográficos e gerência de projetos.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS
  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • GERÊNCIA DE PROJETO DE SOFTWARE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA SUSTENTABILIDADE

|


Raquel Alves Furtado

Doutora em Administração pelo Cepead/UFMG (2001)/, linha de pesquisa Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas. Pesquisadora Mineira pela FAPEMIG (Programa PPM) - 2012-2014. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Mestre em Administração pela PUC Minas (2006)/Qualis 5 e Especialista em Recursos Humanos pela FGV. Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desde 2002, nos cursos de graduação em Administração, Comunicação Social, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Engenharia de SOftware e em cursos de pós-graduação Lato Sensu (PUC Minas/IEC) lecionando nas áreas de Recursos Humanos, Comunicação Organizacional, Ética e Responsabilidade Social Empresarial, Relações de Trabalho. Responsável pelo projeto de implantação de uma Central de Carreiras na PUC Minas. Atua também como Coach Profissional, atendendo executivos, empreendedores e profissionais de diversas áreas, e palestrante. Tem grande experiência profissional nas áreas de Comunicação e Administração, especificamente Coaching Executivo, Coaching de Carreira, Coaching de Desenvolvimento de Competências, Liderança, Empoderamento feminino, Promoção da Diversidade e Igualdade de Gênero, Gestão Estratégica de RH, Gestão de Comunicação Estratégica, Marketing Institucional, Marketing Digital, Jornalismo, Responsabilidade Social Empresarial. Atuou como Diretora do Great Place to Work Institute (GPTW), empresa internacional de pesquisa sobre ambiente de trabalho, como Business Partner na Açominas (posterior Gerdau), Assessora de Comunicação em diversos sindicatos profissionais das categorias de professores e jornalistas, e como repórter, editora e apresentadora nas Redes de Televisão Globo e Bandeirantes, Desenvolveu pesquisas em mais de 10 empresas nacionais e internacionais de grande porte, destacando-se o Grupo Telemar (atual Oi), White Martins, Belgo Mineira (atual Arcelor) e Embratel dentre outros. www.raquelfurtado.com - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • GESTÃO DE PESSOAS E COMUNICAÇÃO

CURSO SISTEMA INFORMAÇÃO - EAD POLO COR EUCARISTIC

  • COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: LIDERANÇA

TECN. REDE DE COMPUTADORES - PUV

  • COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: LIDERANÇA


Roberto Felipe Dias Ferreira da Rocha

Possui graduação em Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2014), Atualmente é professor assistente nível IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


Rodrigo Baroni de Carvalho

Rodrigo Baroni de Carvalho possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) com período de doutorado-sanduíche (2004 a 2005) na Universidade de Toronto, Canadá (Faculty of Information Studies). Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Recebeu o Prêmio UFMG de Teses pela melhor tese em Ciência da Informação defendida em 2006. Recebeu certificado PUCMinas de Reconhecimento Acadêmico em 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 pelos resultados obtidos na Avaliação Docente. É Professor Adjunto da PUCMinas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Possui experiência de 17 anos como Analista de Sistemas, tendo atuado na Cemig, Acesita, Belgo Mineira Sistemas (Arcelor), Bemge e no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Seus temas principais de pesquisa são: Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, Inteligência Competitiva, Tecnologia da Informação, Ciência da Informação, Administração Pública, Banco de Dados, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Foi membro do Comitê Científico da Divisão de Administração da Informação (ADI) da ANPAD de 2013 a 2017 e coordenador do tema Gestão da Informação da divisão acadêmica de Administração de Informação da ANPAD no biênio 2011-2012. Foi líder do tema Gestão Estratégica de TI e Governança de TI para o SEMEAD (Seminários de Administração) da USP de 2012 a 2018. Foi coordenador do Núcleo de Periódicos Científicos da Editora PUCMinas de 2016 a 2018. É editor desde 2012 da Revista de Economia & Gestão da PUCMinas (Qualis A4) editada pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCMinas. É revisor de 32 periódicos nacionais e internacionais Qualis nas áreas de Administração e Ciência da Informação. Orientou 20 dissertações, 3 teses de doutorado e co-orientou 2 dissertações de Mestrado em Administração. Participou de 102 bancas de defesa de dissertação de Mestrado e 32 bancas de defesa de tese de Doutorado. Publicou 98 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capítulos de livros e 1 livro publicado. Publicou 11 artigos em periódicos internacionais, 44 artigos em periódicos nacionais e 15 trabalhos em anais de eventos internacionais no Canadá, Áustria, EUA (Havaí), Portugal, Chile, Argentina e Suíça. Foi 4 vezes Patrono, 5 vezes Paraninfo, 15 vezes Professor Homenageado de turmas de graduação e pós-graduação.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • BANCOS DE DADOS


Salustiano Alvarez Gomez

Em 1977 concluiu os Estudos Eclesiásticos (Filosofia e Teologia ) no Real Monasterio de El Escorial e no Seminário Conciliar de Madri (1977). Realizou estudos de Sociologia na Universidade Complutense de Madri (1977-79). Licenciado em Filosofia pela PUC-MG (1993). Possui Especialização Lato Sensu em Língua Espanhola pela PUC-MG (2002); Diploma de Estudos Avanzados en Filosofía, Tecnología y Sociedad - Universidad Complutense de Madrid (2001), Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987); Doutorado em Filosofía pela Universidade Complutense de Madrid (2007) e Doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas:Ciências da Religião, Filosofia, Literatura, Ética, Teologia e Antropologia.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE


Samuel Moreira Abreu Araujo

Como graduação principal, possui formação em Ciência da Computação (UFSJ, 2016), possui mestrado em Ciência da Computação (UFMG, 2018/1). Em fase final do doutoramento em Ciência da Computação. Complementarmente, possui bacharelado em Turismo (CESA - 2008). Possui experiência como docente da área de algoritmos e linguagens de programação, e conhecimentos em problemas de redes de computadores, aprendizado de máquina, e algoritmos heurísticos, meta-heurísticos, exatos e híbridos.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIAS DE DADOS - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I


Silvio Jamil Ferzoli Guimarães

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado co-tulela em Informatique - Universite de Marne La Vallee (2003). Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pesquisador Associado na ESIEE/Paris. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e processamento de vídeo digital, morfologia matemática, processamento digital de imagens e recuperação de informação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS
  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE


Simone Alves Nogueira

Mestre em Design for Interaction pela University of Westminster, Londres, com o título reconhecido no Brasil pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Arte Educação e bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde ministra disciplinas e orienta projetos na área de Design Visual e de Interação Humano-Computador. Participou como professora orientadora da Microsoft Innovation Center - MIC PUC Minas. Participou da elaboração e produção de materiais didáticos para a educação a distância na PUC Minas Virtual por quatorze anos, sendo quatro anos como coordenadora de Produção de Materiais de Didáticos em EAD. Coordena a Extensão e a Comunicação do Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI), além de coordenar a Extensão dos cursos de Engenharia de Computação, Sistemas de Informação (São Gabriel) e Jogos Digitais. Coordena o Projeto de Extensão PUC Mais Idade São Gabriel. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interação do Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB FRONT-END


Simone de Assis Alves da Silva

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA (1996) com especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Foi coordenadora do curso de Sistemas de Informação das FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA, onde atuou também como professora de Tecnologias Educacionais, Tecnologia da Informação, Informática, Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Trabalho científico, Administração de Sistemas de Informação, Fundamentos da Computação, Estágio Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso. Coordenou na mesma instituição o Projeto de extensão (Inclusão Digital) e a CPA - Comissão Própria de Avaliação. Foi professora das disciplinas de Programação de Computadores, Gestão da Informação e Informática da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS onde fez parte da equipe de pesquisa do LAPPIS- Laboratório de Pesquisas e Práticas em Informática Social( 2014), cujo objetivo é estudar os resultados e as influências das tecnologias de informação e comunicação na sociedade, englobando informática social - usabilidade, uso e usuários de sistemas e serviços de informação - cultura digital e cidadania - redes sociais. Foi professora da Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG no curso tecnólogo em Processos Gerenciais e no Centro Universitário UNA onde lecionou as disciplinas de Algoritmos e Lógica de Programação nos cursos de Engenharia e Automação Industrial e também no curso técnico de Redes de Computadores com as disciplinas de Ambiente Operacional e Hardware.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO E EVOLUÇÃO DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • GESTÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO SISTEMA INFORMAÇÃO - EAD POLO COR EUCARISTIC

  • PROJETO: DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB FRONT-END