Alexandre Rezende Guimarães

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987) e especialização em Matemática (1992) e Gestão Financeira de Empresas (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Engenharia Elétrica e Pró-reitor Adjunto na Unidade Educacional da PUC Minas no São Gabriel. Possui experiência em gestão de IES, tendo exercido diversas funções na administração universitária: Chefe de Departamento, Coordenador de Curso, Chefe de Controle e Registro Acadêmico, Diretor de Educação Continuada, Pró-reitor Adjunto e Pró-reitor de Recursos Humanos. Como professor, leciona disciplinas da área de conhecimento da Engenharia Elétrica para os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação e Engenharia de Computação.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • TEORIA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS


Antonio Hamilton Magalhaes

É graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), pós-graduado com especialização em Automação Industrial, mestre em Engenharia Elétrica (1999), com área de concentração Automação, e doutorando em Engenharia Elétrica, com área de concentração em Inteligência Computacional, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo lecionado discipinas de eletrônica digital e analógica, arquitetura e programação de microcontroladores, telefonia, redes de computadores, redes multisserviços e trabalho de conclusao de curso, Possui mais de 38 anos de experiência no desenvolvimento de projetos e produtos eletrônicos nas áreas de telecomunicações, automação elétrica, supervisão de sistemas de distribuição de energia elétrica, equipamentos terminais para telefonia, centrais telefônicas, soluções em automação de processos industriais, instrumentação e no desenvolvimento de hardware e firmware baseados em microcontroladores, DSP, EPLD e FPGA. Coordenador e consultor técnico atuando na concepção de produtos e sistemas de telecomunicação, automação e projetos dedicados como os de VANT - Veículo Aéreo Não Tripulado, redes de sensoriamento baseado em IoT (Internet oF Things), modelos de inferência baseados em dados coletados de sensores aplicados a dispositivos de proteção contra surtos e descargas atmosféricas. Coordenador e pesquisador de projetos de P&D Aneel CEMIG/CELG/CESP/CPFL. Elaboração de cronogramas, estimativas de esforço e prazo e coordenação técnica de projetos com acompanhamento por metodologia SCRUM. Atualmente, doutorando em sistemas de inteligência computacional com tema de pesquisa relacionado ao desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial aplicados a processamento de imagens hiperespectrais na faixa de luz visível e do infravermelho próximo.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • SISTEMAS RECONFIGURÁVEIS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES


Carlos Augusto Paiva da Silva Martins

Possui graduação em Engenharia Elétrica com Enfase Em Sistemas Eletrônicos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, coordenador do Laboratório de Sistemas Digitais e Computacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, diretor da Seção Minas Gerais do Institute Of Electrical And Electronics Engineers (IEEE), conselheiro do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas e conselheiro do capítulo da Computer Society do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos bio-inspirados, algoritmos evolutivos, algoritmos genéticos, algoritmos genéticos distribuídos, algoritmos genéticos paralelos, análise e avaliação de desempenho de sistemas de computação, arquitetura de computadores, arquiteturas bio-inspirados, arquiteturas não convencionais, arquiteturas reconfiguráveis, autômatos celulares, computação embutida, computação evolucionária, computação não convencional, computação paralela, computação reconfigurável, educação em computação, geração de números aleatórios e pseudoaleatórios, hardware evolutivo, laboratórios remotos, programação visual, robótica educacional, simulação computacional, sistemas de computação embutidos, sistemas de computação não convencionais, sistemas de computação reconfiguráveis, sistemas digitais, tecnologias aplicadas ao aprendizado, vida artificial e sociedade artificial. Desenvolve atividades de educação e extensão relacionadas com: plataforma Arduino, linguagem de programação App Inventor, linguagem de programação Scratch, Linguagem de programação Slnova, Blockly, linguagens de programação visual, robótica educacional e robótica com a plataforma LEGO Mindstorms.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO


Cynthia da Silva Barbosa

Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG (2010) na área de Otimização do Planejamento de Escalas de Call Center. Possuo MBA em em Projetos de Aplicações Digitais, MBA em Consultoria Empresarial, MBA em Gestão Pública, Business intelligence, big data e analytics - ciência de dados e MBA em Administração Hospitalar. Graduada em Ciência da Computação pela Universidade FUMEC (2003). Atualmente, professora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário UNIFACIG - Manhuaçu/MG e Gerente de Tecnologia e Gestão da Informação na FHEMIG (Fundação Hospitalar de Minas Gerais). Elaborou livros didáticos para disciplinas EAD de graduação na Kroton. Professor conteudista de questões da Kroton Educacional. Professor Conteudista da SAGAH Educação S.A. Avaliadora institucional de curso superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP de cursos presenciais e EAD.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • SISTEMAS OPERACIONAIS

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES


Diego Silva Caldeira Rocha

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais,(2016) e doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais,(2018) atuando principalmente nos seguintes temas: ladder, debug, automatização industrial, compilador, PLC, Sistemas Embarcados, Matemática Computacional, Otimização, Algoritmos genéticos, Inteligência Computacional, Marchine Learning, Atuou ativamente no P&D para empresa Alupar (2018 - 2020) no projeto: "Melhoria do Desempenho de Linhas de Transmissão Frente às Descargas Atmosféricas através da Alocação Ótima de Para-Raios via Algoritmos de Otimização Acoplados com o ATP" através Da FCO. Atualmente na FITEC (2020 - atualmente) atua no planejamento, liderança técnica e gestão de projetos de P&D nas áreas: Gestão de ativos através de IOT de equipamento médicos; Plataforma de Gestão de Ativos da Cemig Geração e Transmissão; Sistema para Gestão da Calibração, Rastreamento e Geolocalização de Equipamentos da Jabil; Ferramenta para monitoramento do consumo de energia elétrica.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • REDES DE COMPUTADORES I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • MODELAGEM E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO


Edital Dupla Diplomação

Elenice de Souza Lodron Zuin

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (título da tese: Por uma nova Arithmetica: o sistema métrico decimal como um saber escolar no Portugal e no Brasil Oitocentistas). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), Especialização em Matemática Superior pela PUC Minas (1989) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), na área de Educação Matemática - título da sua dissertação: Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Permaneceu durante doze meses em Portugal, com bolsa do CNPq, para realizar pesquisas sobre a implantação do ensino do sistema métrico decimal, durante o século XIX, nas escolas portuguesas, sob orientação do Prof. Dr. Rogério Fernandes da Universidade de Lisboa. Atualmente, tem desenvolvido pesquisas com documentos do acervo do Centro Museu Pedagógico da Universidade de Salamanca, sob a supervisão do Prof. Dr. Bienvenido Martín Fraile. Desde o ano de 1989, através de concurso público, integra o Departamento de Matemática e Estatística da PUC Minas, ocupando o cargo de Professor Adjunto IV. De 2003 a 2019, fez parte do corpo docente do Instituto de Ciências Humanas, atuando no curso de Pedagogia. Lecionou para os cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Aeronáutica, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Matemática, Ciências Econômicas e Ciências Biológicas. Foi docente do Curso de Especialização em Educação Matemática (PREPES); do Curso de Especialização em Educação Matemática: instrumentalização para o ensino de Matemática (IEC) e Gestão Escolar (IEC), todos da PUC Minas. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática da PUC Minas de agosto de 2007 a dezembro de 2009. Foi docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, integra o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas; leciona nos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica na mesma instituição. Foi docente e Chefe do Departamento de Ciências Exatas da FEAMIG - Faculdade de Engenharia de Minas Gerais. É membro do Fórum Sociedade Inclusiva PUC Minas, tendo projetos e trabalhos desenvolvidos na área de Educação Inclusiva. Atuou com membro da diretoria do Instituto de Arte e Cultura Yorùbá, de 2010 a 2015. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática e História da Educação Matemática, suas principais áreas de pesquisa, além de desenvolver estudos também nas áreas de Geometria, Currículo, Formação de professores. É colaboradora do Instituto de Matemática e Arte de São Paulo; sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de História da Matemática; integrante do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente e sócia-fundadora do GHEMAT Brasil.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • CÁLCULO II


Felipe Augusto Lara Soares

Doutorando em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020), Graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016) e Técnico em Mecatrônica pelo CEFET-MG (2011). É professor Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Programação, Banco de Dados, Análise de Dados, Aprendizado de Máquina, Computação de Alto Desempenho, Robótica, Mecatrônica e Automação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR IV: APLICAÇÕES MÓVEIS

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III
  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS
  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - COR. EUCARISTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DISTRIBUÍDA


Francisco Manoel Pinto Garcia

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (1983) e mestrado em Engenharia Elétrica (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente é professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Eletrônica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: circuitos elétricos, eletrônica analógica e digital, aquisição de dados, televisão e processamento de imagens usando FPGA.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • SISTEMAS RECONFIGURÁVEIS


Gabriel Barbosa da Fonseca

Bacharel em Engenharia da Computação e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Teve a formação complementada por intercâmbio internacional em 2014 na Ecole d'ingénieur généraliste Informatique & technologies du numérique (EFREI) - Paris, França via programa de graduação sanduíche - CAPES-Brafitec. Durante o mestrado participou de um estágio de pesquisa na instituição IRISA/INRIA Rennes com duração de três meses. Atualmente doutorando em informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) sob orientação do Prof. Silvio Jamil F. Guimarães (PUC-Minas/VIPLAB).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • PROJETO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS


Henrique Cota de Freitas

Henrique Cota de Freitas possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e líder do grupo de pesquisa CArT (Grupo de Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Informática de 02/2011 a 01/2014. Atuou como pesquisador visitante no CEA/INRIA e Université Grenoble Alpes, França, com financiamento do CNPq de 08/2015 a 07/2016. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: arquitetura de computadores; computação de alto desempenho; computação paralela e distribuída; computação heterogênea; computação reconfigurável; sistemas embarcados; sistemas operacionais; segurança.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES III
  • COMPUTAÇÃO PARALELA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES III


Ilo Amy Saldanha Rivero

Possui Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), graduação em Administração - Univag Centro Universitário (2000), graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2016), pós-graduação em Computação Distribuída e Redes de Computadores UFSC (2004) e em Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2010). Atualmente é tutor de ensino à distância da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor de ensino superior na pós-graduação lato-sensu e coordenador do curso de Pós-graduação em Computação em Nuvem na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Internet das Coisas, Blockchain e Inteligência Artificial. Atua como CTO do Orçafarma - Marketplace de Medicamentos e como desenvolvedor na área de IoT da Fundação Althash/HTMLCoin. É Certificado Microsoft (MCP) em Azure AI Engineer Associate, MCP Networking Fundamentals, MCP em Azure IoT Developer Specialty e AWS Certified Cloud Practitioner . É desenvolvedor para dispositivos móveis e embarcados (C, C#, Java, Flutter) e integração com nuvem (Azure, AWS, Google Cloud) Trabalhou no desenvolvimento de projetos na área de tecnologia, principalmente em saúde, sendo premiado no Startup Weeked IoT 2017 (3º lugar - Saúde Certa - Verificação de Medicamentos), Desagio Qualcomm 2017 (Finalista - Premiado com viagem à San Diego/EUA - Monitoramento de Pacientes em Home Care), Desafio Pfizer 2017 (Finalista, Categoria Inventores - Pulseira para monitoramento de febre), Desafio Pfizer 2018 (Finalista - Monitoramento de Zebrafish para aplicação de medicamentos conta câncer), Ideas for Milk 2018 (1º Lugar - Mentor - Aplicativo Móvel utilizando IA para seleção genética de matrizes em gado de leite), Hack Covid19 2020 (3º Lugar - Aplicativo para rastreamento de testes positivos de Covid19 utilizando visão computacional).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II: BANCOS DE DADOS E SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
  • PROJETO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS
  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS


Júlio César Dillinger Conway

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade de Brasília, Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências - Química, pela pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua também como professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ministrando diversas disciplinas de graduação, dentre as quais Arquitetura de Computadores I, Fundamentos da Integração Hardware e Software, Introdução à Arquitetura de Microcontroladores de 8 e 32 bits, Projeto Integrado de Hardware e Software, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores e Internet das Coisas. Atuou como Professor Substituto do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais, ministrando as disciplinas Sistemas Digitais, Laboratório de Sistemas Digitais e Laboratório de Sistemas, Processadores e Periféricos. Possui experiência como projetista de hardware baseado em microcontroladores de 8 e 32 bits (Intel, Motorola,Microchip) e software para sistemas embarcados(C, C++, Python), atuando principalmente nos seguintes áreas: monitoração biomédica multiparamétrica, Internet das Coisas (IoT) e redes neurais artificiais. Atua também como consultor na área de Sistemas Embarcados para Instrumentação Industrial e Internet das Coisas.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I
  • ELETRÔNICA PARA COMPUTAÇÃO
  • INTERNET DAS COISAS I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I
  • INTERNET DAS COISAS I
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS
  • REDES DE COMPUTADORES I

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • REDES DE COMPUTADORES I

TECN. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - PSG

  • FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES


Juniara Lopes Versieux

Mestra em Ciências e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2015), graduada em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e Pós Graduada em Educação a Distância: Planejamento, Implantação e Gestão pela Faculdade Claretiano- SP. Tel: (31) 99258-5548 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE FÍSICA


Luciana França da Cunha Aguiar

Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pelo Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio (2006), especialização e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011 e 2013, respectivamente). Atualmente é professora da Faculdade Puc Minas e Colégio Santa Maria Minas.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CÁLCULO II


Luiz Carlos Figueiredo

Graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, Automação de Processos e Instrumentação Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de processos, identificação de processos, métodos de sintonia de controladores, algoritmos inteligentes, instrumentação convencional, analítica e avançada, robótica e controle não-linear.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • SISTEMAS DINÂMICOS E CONTROLE DE PROCESSOS
  • SISTEMAS INTELIGENTES DE SOFTWARE E HARDWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAIS
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II


Marco Antonio da Silva Barbosa

Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) e Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Atualmente é professor assistente nível IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais do Departamento de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, gerência de redes de computadores e sistemas operacionais. Exercendo os cargos de Coordenador do curso de Graduação de Sistemas de Informação na PUC-Minas em Contagem desde 2015, Pós Graduação em Redes de Computadores da PUC-Minas desde 2007 e Pós Graduação em Ciência de Dados e Big Data na PUC Minas em Contagem desde 2017.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE REDES E SISTEMAS OPERACIONAIS
  • REDES DE COMPUTADORES II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR V: SISTEMAS COMPUTACIONAIS

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • REDES DE COMPUTADORES II

CURSO SUP TEC GESTÃO SEG INFORMAÇÃO - PÓLO COR.EUC

  • PROJETO: IMPLANTAÇÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO


Marco Rodrigo Costa

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor adjunto iv da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, software, compilador, linguagens de programação e análise de usabilidade.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO


Marcos Felipe Vendramini Carvalho

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Atualmente é arquiteto de soluções - Stealth Startup. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Visão Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: deep visual learning, open set recognition, image classification e out-of-distribution detection.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE IMAGENS


Mario Guimarães Buratto

Possui graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais . Atualmente é CEO na empresa MB Ltda e professor adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem ampla experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Microprocessadores, smartphone, dados vitais, audio, processamento de audio e sinais, redes de computadores, Internet das Coisas (IoT), sistemas embarcados e desenvolvimento de sistemas dedicados.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTERNET DAS COISAS II
  • SISTEMAS EMBARCADOS