Sílvia Maria de Contaldo

Licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1976), especialista em Metodologia do Ensino Superior (1979) e em Filosofia (1988) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Mestre em Letras - Literaturas de Expressão Portuguesa, também pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Doutorou-se em Filosofia Medieval pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). É professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (desde 1977.) No Instituto Santo Tomás de Aquino lecionou História da Filosofia Medieval e Práticas de ensino em Filosofia, de 1989 a 2014. Na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, desde 2008, supervisiona o Estágio Curricular da Licenciatura em Filosofia e leciona Filosofia da Educação.. De agosto de 2012 a fevereiro de 2018 foi Coordenadora Institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID -da PUCMINAS. É membro do Grupo de Pesquisa Agostinho e a Filosofia Tardo-Antiga da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia,

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA
  • FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE

CURSO DE MATEMÁTICA - PMG

  • FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA


Silvio Jamil Ferzoli Guimarães

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado co-tulela em Informatique - Universite de Marne La Vallee (2003). Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pesquisador Associado na ESIEE/Paris. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e processamento de vídeo digital, morfologia matemática, processamento digital de imagens e recuperação de informação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS
  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE


Theldo Cruz Franqueira

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983); graduação em pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983); graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993); mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993); mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986); doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; também foi professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos, matemática computacional, arquitetura e redes de computadores, robótica, cálculo numérico e ensino à distância.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I


Vinicius Von Glehn de Filippo

Vinicius Von Glehn de Filippo

Possui graduação em Engenharia Civil e em Ciência da Computação, especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Web e mestrado em Informática, todos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Engenheiro Civil Responsável Técnico na Projetar Serviços de Engenharia. Professor na Emge Escola de Engenharia de Minas Gerais, tendo atuado também na PUC Minas e Centro Universitário UNA. Além de atuar como docente para os cursos de engenharia e arquitetura desde 2014, como Engenheiro Civil possui experiência profissional comprovada através de seu acervo técnico com mais de 120 mil metros quadrados de projetos e serviços registrados junto ao CREA/MG nas áreas de orçamento, fiscalização de obras, elaboração de projetos arquitetônicos, projetos de instalações hidráulicas e projetos de prevenção e combate à incêndios. No campo da tecnologia da informação vem atuando como docente desde 2011 nas áreas de análise e levantamento de requisitos, usabilidade, programação de computadores, desenvolvimento de aplicações Web e Mobile.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • BANCOS DE DADOS

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • BANCOS DE DADOS


Walisson Ferreira de Carvalho

Possui grande experiência em gestão acadêmica, especialmente na elaboração de currículos e na formação docente. Cursou Especialização em Training of Trainers. University of Tampere, UTA, Tampere, Finlândia e Especialização em Teaching and Learning In Higher Education. (Carga horária: 270h). University of Tampere, UTA, Tampere, Finlândia Atualmente cursa doutorado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na área de Aprendizado de Máquina e Análise de Dados no tema Causalidade, com previsão de conclusão em setembro de 2021. Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992) e mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2000).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS
  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • FUNDAMENTOS DE PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS


Wladmir Cardoso Brandão

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (1999) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é aluno especial de doutorado na UNESP, responsável pela empresa Artiz Tecnologia e Inovação, e professor assistente III na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: interação natural, realidade aumentada, virtual e misturada, processamento de imagens, jogos, aplicações pedagógicas e aplicativos para dispositivos móveis.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • BANCOS DE DADOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TECN. BANCO DE DADOS - PUV

  • PROJETO: PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE BANCO DE DADOS RELACIONAL

| | | |


Zenilton Kleber Gonçalves do Patrocínio Júnior

Possui graduação em Ciência da Computação pela UFMG em 1989, graduação em Administração de Empresas pela FUMEC em 1989, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UFMG em 1993 e 2005, respectivamente. Atualmente é Professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), sendo professor permanente do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGInf) e de diversos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da PUC Minas. Foi coordenador do curso de Engenharia de Computação no período de 2006 a 2008, membro de seu colegiado de coordenação didática no período de 2009 a 2011 e, atualmente, atua como membro de seu núcleo docente estruturante (NDE). Atuou no período de 1993 a 1994 como analista de sistemas dentro de projetos de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, focando especialmente no projeto e implementação de sistemas georeferenciados para planejamento assistido de redes de telecomunicação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em: otimização combinatória, matemática computacional, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, representation learning e telecomunicações. Recentemente se encontra envolvido com projetos de pesquisa e desenvolvimento na área análise de dados, descoberta de conhecimento e recuperação de informação, em especial no uso de reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, representation learning, deep learning e algoritmos bio-inspirados aplicados a recuperação, processamento e análise de informação multimídia e multimodal.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA COMPUTAÇÃO
  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II