Alexei Manso Correa Machado

Alexei M. C. Machado possui graduação em Ciência da Computação (1989) e Engenharia de Computação (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, mestrado (1994) e doutorado (1999) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG sob orientação do Prof. Mario F. M. Campos e dos Prof. James Gee e Ruzena Bajcsy da Un. Pennsylvania U.S.A. onde desenvolveu sua dissertação com bolsa de Doutorado Sanduíche pela CAPES, retornando em 2004 em programa de pós-doutorado. Atualmente é professor adjunto do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUC Minas, professor associado da Faculdade de Medicina da UFMG, membro do INCT de Medicina Molecular e do Centro de Inovação em Inteligência Artificial (CIIA) para a Saúde. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional, análise de imagens médicas, aprendizado de máquina, análise de Big Data, Sistemas de Informações Geográficas, recuperação de informação e descoberta de conhecimento em grandes volumes de dados multivariados.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE IMAGENS
  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • COMPILADORES
  • PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE IMAGENS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR VI: SISTEMAS PARALELOS E DISTRIBUÍDOS


Artur Martins Mol

Doutorando pela pela PUC-MG, possui Mestrado em Informática pela PUC-MG, especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Pesquisador com ênfase nas áreas de Jogos Digitais e Interface Humano Computador com foco em adultos mais velhos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Multimídia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Multimídia para web, dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos eletrônicos e desenvolvimento de sites dinâmicos.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR IV: APLICAÇÕES MÓVEIS

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II - MOBILE

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PSG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR I - ARCADE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II - MOBILE

TECN. JOGOS DIGITAIS - PUV

  • PROJETO: ARCADE


Carlos Alberto Marques Pietrobon

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1983), mestrado em Informática (Computação Gráfica Tri-Dimensional) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1987) e doutorado em Informática (Engenharia de Software) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio, 1995). Atualmente é professor aulista da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor titular aposentado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência profissional e acadêmica (graduação, especialização e mestrado) na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Qualidade de Software, já tendo atuado como Consultor Implementador MPS-BR, e desenvolvido trabalhos nas seguintes áreas: qualidade de software, engenharia de software, processo de software ágeis e prescritivos, trabalho cooperativo suportado por computador, gestão de conhecimento, teste de software, gerência de configuração de software, gerência de projetos de software, projeto de software, DevOps, implantação de software, design thinking e User Experience (UX) aplicados ao desenvolvimento de software, e engenharia de software aplicada a internet das coisas. Foi professor do mestrado em Engenharia Elétrica da PUC-Minas. Ministra aulas de engenharia de software aplicada à engenharia tradicional em disciplinas onde se programam Android e Arduino, objetivando atender a quarta revolução industrial. Atualmente pesquisa o uso de consciência situacional para drones em ambiente de quarta revolução industrial. Desenvolveu atividades de extensão e educação utilizando a linguagem de programação Scratch para ensinar noções de programação para crianças. Desenvolve atividades de extensão e pesquisa no uso de tecnologia da informação assistivas que apoiem adolescentes autistas (Asperger) na determinação da sua vocação, além de treiná-los para uma futura vida profissional. É um dos membros do projeto Inclusiva - Gestão da Diversidade Escolar, voltado para apoiar crianças com necessidades especiais na escola.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO III
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA


Carlos Augusto Paiva da Silva Martins

Possui graduação em Engenharia Elétrica com Enfase Em Sistemas Eletrônicos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, coordenador do Laboratório de Sistemas Digitais e Computacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, diretor da Seção Minas Gerais do Institute Of Electrical And Electronics Engineers (IEEE), conselheiro do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas e conselheiro do capítulo da Computer Society do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos bio-inspirados, algoritmos evolutivos, algoritmos genéticos, algoritmos genéticos distribuídos, algoritmos genéticos paralelos, análise e avaliação de desempenho de sistemas de computação, arquitetura de computadores, arquiteturas bio-inspirados, arquiteturas não convencionais, arquiteturas reconfiguráveis, autômatos celulares, computação embutida, computação evolucionária, computação não convencional, computação paralela, computação reconfigurável, educação em computação, geração de números aleatórios e pseudoaleatórios, hardware evolutivo, laboratórios remotos, programação visual, robótica educacional, simulação computacional, sistemas de computação embutidos, sistemas de computação não convencionais, sistemas de computação reconfiguráveis, sistemas digitais, tecnologias aplicadas ao aprendizado, vida artificial e sociedade artificial. Desenvolve atividades de educação e extensão relacionadas com: plataforma Arduino, linguagem de programação App Inventor, linguagem de programação Scratch, Linguagem de programação Slnova, Blockly, linguagens de programação visual, robótica educacional e robótica com a plataforma LEGO Mindstorms.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO


Carlos Barreto Ribas

Possui graduação em Matemática, licenciaturas plenas em Matemática e Física (1983), especialização em Computação (1989), em Informática na Educação (2000) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Doutorado inconcluso em Filosofía, Tecnología y Sociedad pela Universidad Complutense de Madrid - UCM (2004-2007). Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação, atuando na graduação e na pós-graduação em disciplinas ligadas a engenharia de software, segurança e auditoria de sistemas, qualidade de software, governança de tecnologia da informação, algoritmos e estruturas de dados. Ocupou os cargos de Chefe do Departamento e de Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática e de Pró-reitor de Unidade na Puc Minas. Desde 2008, ocupa o cargo de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • QUALIDADE DE SOFTWARE


Celso Iwata Frison

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas (2006), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, 2009 e 2019, respectivamente. Tem experiência na área de Engenharia de Telecomunicações obtida por meio de diversos estágios e projetos realizados. Atualmente é Professor Adjunto na PUC Minas campus Poços de Caldas, onde é o Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Coordenador Tecnológico do CPEA (Centro de Pesquisas Avançadas) e ministra aulas na área de Circuitos Elétricos/Eletrônicos e Telecomunicações. Possui Certificação Huawei HCIA-5G. Suas áreas de interesse são comunicação digital, comunicação móvel, técnicas de múltiplo acesso, especialmente CDMA, MC-CDMA e SCMA, eletrônica embarcada e redes de comunicação automotiva. Atualmente faz parte da equipe de professores pesquisadores, pela PUC Minas, de projeto de mobilidade elétrica executado sob o programa de P&D ANEEL e financiado pela concessionária de energia DME.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • LABORATÓRIO DE PROJETO HARDWARE/SOFTWARE


Cristiane Neri Nobre

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É professora Adjunto IV do Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática (nível 4 da CAPES). Seus principais interesses de pesquisa são: Bioinformática; Interação Humano-Computador; Acessibilidade; Aprendizado de Máquina; Mineração de Dados; Mineração da Experiência do usuário em Redes Sociais; Design Emocional para Sistemas de Computação Social. Informática na Saúde.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR IV: APLICAÇÕES MÓVEIS


Cristiano Neves Rodrigues

Doutorando em Ciência da Computação (UFMG) com foco em visão computacional e aprendizado de máquina e integrante do Laboratório de Reconhecimento de Padrões para Observação da Terra (PATREO - www.patreo.dcc.ufmg.br). Mestre em Engenharia Elétrica (PUC Minas), Bacharel em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação (PUC Minas) e entusiasta em Comunicação e Relações Públicas. Experiência em pesquisa, desenvolvimento e ensino. Interesse em Visão Computacional, Aprendizado Profundo, Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial, Ciência dos Dados e Processamento de Imagens.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS


Daniel de Oliveira Capanema

Atualmente cursa o Programa de Doutorado em Modelagem Matemática Computacional no CEFET-MG. Coordenador e professor no IGTI - Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação. Professor na PUC Minas. Professor na Universidade de Itaúna. Professor na Faculdade de Pará de Minas. Avaliador do INEP/MEC para credenciamento de Instituições de Ensino Superior. Possui Mestrado em Modelagem Matemática Computacional, Especialização em Desenvolvimento de Sistemas Web pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Itaúna. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação e Ciência de Dados.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • BANCOS DE DADOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • FUNDAMENTOS DE PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS
  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO


Denise Pimenta Nacle Silva

Possui graduação (1989), especialização (1996) e mestrado em ESTATÍSTICA pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Regressão e Correlação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE

CURSO DE MATEMÁTICA - PMG

  • PRÁTICA DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTATÍSTICA


Edital Dupla Diplomação

Fátima de Lima Procópio Duarte Figueiredo

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atua na graduação e na pós-graduação da instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Computação Móvel, Redes de Celulares, Redes Veiculares, Qualidade Serviço e Gerência de Redes. Está entre os 83 professores da PUC Minas que se destacaram entre os pesquisadores mais influentes pelo AD Scientific Index 2022.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA
  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR VI: SISTEMAS PARALELOS E DISTRIBUÍDOS


Felipe Augusto Lara Soares

Doutorando em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020), Graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016) e Técnico em Mecatrônica pelo CEFET-MG (2011). É professor Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Programação, Banco de Dados, Análise de Dados, Aprendizado de Máquina, Computação de Alto Desempenho, Robótica, Mecatrônica e Automação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR IV: APLICAÇÕES MÓVEIS

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III
  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS
  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - COR. EUCARISTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DISTRIBUÍDA


Felipe Domingos da Cunha

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) com período sanduíche no Centre de Recherche Inria Saclay - França. Atualmente é professor do Curso de Ciência da Computação e membro do colegiado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de Sensores sem Fio, Computação Móvel, Computação Ubíqua, Internet das Coisas, Computação Urbana.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II

|


Fernando Camilo Paes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985),especialização em Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988), especialização em Automação e Informática Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993) e mestrado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), com dissertação sobre Classificação de Áreas Urbanas utilizando Imagens do Satélite de Alta Resolução IKONOS. Iniciou sua carreira acadêmica em agosto de 1986 como professor Auxiliar de Ensino da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, estando lotado atualmente na categoria Professor Assistente nível IV. No ano de 1996, através de convênio assinado entre o Grupo FIAT Brasil e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, realizou estágio técnico no Centro Richerche FIAT, no período de fevereiro a maio, acompanhou o curso Master Car Enginnering na cidade de Modena, no período de maio a outubro e realizou estágio técnico na Sala de Provas de Motores da empresa Maserati de outubro de 1996 a janeiro de 1997. Foi professor do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (2012-2015), professor da Escola Técnica POLIMIG (2008 - 2011) e da Faculdade Anhanguera(2011). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, lecionando disciplinas de programação nas linguagens Basic, FORTRAN, Pascal, C, C++, C# , Java e MATLAB. Estudou em seu Mestrado principalmente os seguintes temas: índice de qualidade de vida urbana, uso de imagens do satélite de alta resolução IKONOS, classificador digital por distância mínima, classificação digital e planejamento urbano. Também possui experiência na área de Microcontroladores da família PIC, INTEL GALILEO/Edison, Arduino ministrando cursos introdutórios e intermediários de programação em microntroladores Arduino/INTEL.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Flaviana Santos Dutra

Possui graduação em Matemática na modalidade bacharelado (1997), Mestrado em Matemática (2000) e Doutorado em Matemática (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG. Atualmente é professora nível Adjunto IV do Departamento de Matemática e Estatística da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • CÁLCULO II

CURSO DE MATEMÁTICA - PMG

  • NÚMEROS COMPLEXOS E FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA


Formulário Dupla Diplomação

Gabriel Barbosa da Fonseca

Bacharel em Engenharia da Computação e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Teve a formação complementada por intercâmbio internacional em 2014 na Ecole d'ingénieur généraliste Informatique & technologies du numérique (EFREI) - Paris, França via programa de graduação sanduíche - CAPES-Brafitec. Durante o mestrado participou de um estágio de pesquisa na instituição IRISA/INRIA Rennes com duração de três meses. Atualmente doutorando em informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) sob orientação do Prof. Silvio Jamil F. Guimarães (PUC-Minas/VIPLAB).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • PROJETO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS


Hayala Nepomuceno Curto

Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós-graduado em Gerência de Projetos e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Acumulou experiência de mais de quinze anos em Projetos de Tecnologia da Informação, desenvolvendo e implantando soluções de missão crítica. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, CVRD - Companhia Vale do Rio Doce, Prefeitura de Betim, CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais, entre outros É membro do PMI, Project Management Institute, certificado PMP, e atuante no capítulo de Minas Gerais. É sócio-diretor da NetProject, empresa que provê processos, consultoria, treinamento e ferramentas para apoiar a gestão de projetos, portfolio e programa. Com clientes de diferentes portes e presentes em diversas indústrias, a NetProject trabalha de acordo com as boas práticas do PMI - Project Management Institute - e fornece um software totalmente WEB para planejamento e execução de projetos.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III


Henrique Cota de Freitas

Henrique Cota de Freitas possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e líder do grupo de pesquisa CArT (Grupo de Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Informática de 02/2011 a 01/2014. Atuou como pesquisador visitante no CEA/INRIA e Université Grenoble Alpes, França, com financiamento do CNPq de 08/2015 a 07/2016. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: arquitetura de computadores; computação de alto desempenho; computação paralela e distribuída; computação heterogênea; computação reconfigurável; sistemas embarcados; sistemas operacionais; segurança.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES III
  • COMPUTAÇÃO PARALELA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES III