Apresentação

Com o tema “Integração de Sistemas Inteligentes”, o Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação visa reunir pesquisadores, estudantes e profissionais de Minas Gerais e do Brasil para apresentarem e discutirem temas relacionados à área de Sistemas de Informação. O SMSI está sendo organizado pelo Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas.

Na história da humanidade, as evoluções tecnológicas sempre propulsionaram revoluções industriais. Desde o advento da máquina a vapor, passando pelas tecnologias de comunicação baseadas em válvulas, transistores e circuitos integrados e o advento da Internet, a indústria promoveu grandes saltos de produtividade e inovações nos processos de trabalhos. A chamada indústria 4.0, conceito cunhado na Alemanha em 2012, compreende a integração de sistemas inteligentes interconectados com elevada capacidade computacional. Tais sistemas se adaptam e evoluem com as interações e se conectam com sensores inteligentes, impressoras 3D e dispositivos da Internet das Coisas. Tal contexto exigirá dos teóricos e praticantes novas perspectivas para o desenvolvimento de sistemas de informação, sendo que o SMSI se constitui um evento em que esses novos olhares podem ser compartilhados e ampliados.

O SMSI é um evento apoiado pela SBC – Secretaria Regional de Minas Gerais e tem como objetivos promover a área de Sistemas de Informação à sociedade e incentivar a criação de grupos de interesse, com a participação de profissionais da academia e da indústria envolvidos com essa linha de formação e pesquisa. Serão realizadas sessões técnicas com apresentação de artigos completos, painéis de discussões, minicursos e palestras de profissionais da indústria e convidados de renome nacional.

(comments disabled)