Adriana Gomes Dickman

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), doutorado sanduíche em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e City University of New York (1996). Realizou estudos de pós-doutorado em Física Estatística na State University of New York em Stony Brook (1997) e na Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente no uso de tecnologias no ensino de física e no Ensino de física para estudantes cegos; em Física estatística desenvolve trabalhos com ênfase em transições de fases de não equilíbrio e simulação de sistemas biológicos. Teve bolsa de Pesquisador Mineiro FAPEMIG no período de 2015-2017. Atualmente é editora-chefe da Revista Abakós (ICEI – PUC Minas) e membro da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • PRÁTICA DE ENSINO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
  • TERMODINÂMICA


Adriane Maria Arantes de Carvalho

Doutora (2009) e Mestre (1998) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com graduação em Ciências Econômicas (1989) e Administração (2017) pela PUC Minas e especialização em Análise de Sistemas (1994) pela FAFI-BH. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais , atuando nos cursos de Administração de Empresas e Sistemas de Informação. Coordenadora de Estágios do Curso de Sistemas de Informação e Coordenadora de Pesquisa do Curso de Administração (Unidade Praça da Liberdade). Possui experiência em coordenação de projetos de tecnologia da informação, tendo atuado na PRODEMGE e na TELEMIG/TELEMAR, e na coordenação de projetos de extensão. Principais temas de pesquisa: gestão da informação e do conhecimento; administração de sistemas de informação; política de informação; inovação social. Membro do corpo editorial da Revista Economia & Gestão da PUC Minas (Qualis B2) e revisora do Journal of Information Systems and Technology Management (Qualis B1) na área de Administração. Revisora das revistas Transinformação (Qualis A1), Ciência da Informação (Qualis A2) e Ponto de Acesso (Qualis B1) na área de Ciências Sociais Aplicadas.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Adriano Cordeiro Leite

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência docente em cursos de graduação de Psicologia, Administração e Engenharia de Produção; e em cursos de pós-graduação nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho e de Gestão de Pessoas.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • POLÍTICAS DE NEGOCIAÇÃO


Alexandre Teixeira

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2007) e especialização em Design Instrucional para EAD pela Universidade Federal de Itajubá (2010). Tem experiência profissional na área de Ciência da Computação, com ênfase em hardware e redes, atuando principalmente nos seguintes temas: informática na educação, sistemas digitais, redes de computadores, software livre e EAD. Obteve a Furukawa Certified Professional em 2012. Atualmente é professor assistente IV, membro do colegiado do Curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor dos curso de Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Engenharia de Produção na PUC Minas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • REDES DE COMPUTADORES

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • JOGOS EM REDES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • REDES DE COMPUTADORES
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • JOGOS EM REDES


Alexei Manso Correa Machado

Alexei M. C. Machado possui graduação em Ciência da Computação (1989) e Engenharia de Computação (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, mestrado (1994) e doutorado (1999) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG sob orientação do Prof. Mario F. M. Campos e dos Prof. James Gee e Ruzena Bajcsy da Un. Pennsylvania U.S.A. onde desenvolveu sua dissertação com bolsa de Doutorado Sanduíche pela CAPES, retornando em 2004 em programa de pós-doutorado. Atualmente é professor adjunto do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da PUC Minas, professor associado da Faculdade de Medicina da UFMG e membro do INCT de Medicina Molecular. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional, análise de imagens médicas, aprendizado de máquina, análise de Big Data, recuperação de informação e descoberta de conhecimento em grandes volumes de dados multivariados.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS
  • COMPILADORES
  • PROCESSAMENTO DE IMAGENS
  • TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO IV
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III


Alisson Rabelo Arantes

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é Professor Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), instituição em que leciona desde o ano de 2000. De 2005 a 2013, foi membro do Colegiado de Coordenação Didática do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas, campus Arcos. Coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento de Sistemas para a Web na Unidade Divinópolis. Foi membro da Comissão Permanente de Avalilação (CPA) e do Conselho Universitário PUC Minas, em ambos os casos representando o campus de Arcos. Já coordenou diversos projetos de extensão universitária voltados à inclusão digital. Desde o ano de 2014, leciona disciplinas relacionadas a bancos de dados também no campus Betim e desde o ano de 2017 é membro do Colegiado de Coordenação Didática do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas, campus Betim.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
  • ALGORITMOS EM GRAFOS
  • BANCOS DE DADOS
  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • BANCOS DE DADOS

| |


André Luis Gonçalves

Graduado em Filosofia pela PUC Minas (1999). Mestre em Ética pela PUC de Campinas (2005) com ênfase em pragmatismo estadunidense. Doutorando em Ética Contemporânea pela UFMG (2015-2018) investigando a Motivação e Justificação Moral em Christine Korsgaard. Professor assistente IV de Ética, Filosofia: razão e modernidade; Filosofia: antropologia e ética na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Metodologia da Pesquisa Jurídica no curso de Direito do Barreiro. Coordenador de Atividades Interdisciplinares do curso de Direito no Barreiro. Coordenador de Extensão do curso de Direito campus Barreiro. Professor de Ética Econômica e Empresarial no curso de Pós Graduação Lato Sensu em Ética da PUC Minas (1º/2016). Orientador de trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ética, Bioética, Humanização em Saúde, Filosofia e Filosofia do Direito. Professor de Ética em Gestão Estratégica de Pessoas no curso de Pós Graduação IEC PUC Minas em Divinópolis MG. Professor de Ética no curso de Pós Graduação IEC PUC Minas em Comunicação e Mídias Digitais da PUC Minas campus Poços de Caldas.

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA


Artur Martins Mol

Doutorando pela pela PUC-MG, possui Mestrado em Informática pela PUC-MG, especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Pesquisador com ênfase nas áreas de Jogos Digitais e Interface Humano Computador com foco em adultos mais velhos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Multimídia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Multimídia para web, dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos eletrônicos e desenvolvimento de sites dinâmicos.

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE JOGOS II: MOBILE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PRODUÇÃO DE JOGOS II: MOBILE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR I
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II


Bernardo Jeunon de Alencar

Possui Gaduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Sistemas de Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Faculdade de Ciências Gerencias - UNA, Mestrado e Doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto IV da PUC Minas nas áreas de Engenharia e Computação, coordenador do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Sistemas de Informação da PUCMinas em Betim e Chefe do Departamento de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Trabalha também como assessor na Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica em Sistemas Elétricos Industriais, Sistemas Elétricos de Potência e Automação Industrial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Geoprocessamento Aplicado. Atua na área de Desenvolvimento de Sistemas, Planejamento Informacional e Tratamento da Informação Espacial. É também Associado ao International Institute of Informatics and Systemics (EUA).

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS


Bruno Jeferson Lourenço

Possui graduação em Física - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é Professor Adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde leciona as disciplinas de Física Geral I, Física Geral II, Física Geral III, Laboratório de Física Geral I e Laboratório de Física Geral III nos cursos de Engenharia; Mecânica Geral I e Mecânica Geral II no curso de Física. Atualmente é membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Física, e coordena as atividades dos laboratórios de Física da PUC Minas em Betim. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação de Monte Carlo, transição de fase, fenômenos críticos, e problemas de otimização - permutation flow shop scheduling.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM FÍSICA
  • LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL II
  • MECÂNICA GERAL II


Camilo de Lelis Oliveira Santos Ribeiro

Possui graduação em teologia pelo Instituto santo Tomás de Aquino (1996), graduação em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2005). Atualmente é professor pos-graduado de Ética e Bioética da Residência multiprofissional em Neonatologia e da Residência em Enfermagem e Obstetrícia do Hospital Sofia Feldman, professor assistente III do Departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, assessor do NEPAC no Centro Avançado de Formação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e membro do Conselho de Ética em Pesquisa do Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte. Tem experiência na área de Teologia, Filosofia, Ética e Bioética, com ênfase em Formação Humana e Teoria da Complexidade.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CULTURA RELIGIOSA: PESSOA E SOCIEDADE


Carlos Alberto Marques Pietrobon

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Informática (Computação Gráfica Tri-Dimensional) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Informática (Engenharia de Software) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor aulista da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor titular da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de 1997 a 2020. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Qualidade de Software, já tendo atuado como Consultor Implementador MPS-BR, e desenvolvendo trabalhos nos seguintes temas: qualidade de software, engenharia de software, processo de software ágeis e prescritivos, trabalho cooperativo suportado por computador, gestão de conhecimento,teste de software, gerência de configuração de software, gerência de projetos de software, projeto de software, DevOps e engenharia de software aplicada a internet das coisas. Desenvolve atividades de engenharia de software aplicada à engenharia tradicional em disciplinas onde se programam Android e Arduino, objetivando atender a quarta revolução industrial. Atualmente estou pesquisando o uso de consciência situacional para drones em ambiente de quarta revolução industrial. Desenvolve atividades de extenção e educação relacionadas com a linguagem de programação Scratch. Desenvolve atividades de extenção e pesquisa no uso de tecnologias da informação que apoiem adolescentes autistas (Asperger) na determinação da sua vocação, além de treiná-los para uma futura vida profissional.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE III
  • LABORATÓRIO DE PROJETO DE SISTEMAS

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ENGENHARIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE
  • GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO E EVOLUÇÃO DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I


Carlos Augusto Paiva da Silva Martins

Possui graduação em Engenharia Elétrica com Enfase Em Sistemas Eletrônicos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, coordenador do Laboratório de Sistemas Digitais e Computacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, diretor de assuntos estudantis da Seção Minas Gerais do Institute Of Electrical And Electronics Engineers (IEEE), conselheiro do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas e conselheiro do capítulo da Computer Society do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos bio-inspirados, algoritmos evolutivos, algoritmos genéticos, algoritmos genéticos distribuídos, algoritmos genéticos paralelos, análise e avaliação de desempenho de sistemas de computação, arquitetura de computadores, arquiteturas bio-inspirados, arquiteturas não convencionais, arquiteturas reconfiguráveis, autômatos celulares, computação embutida, computação evolucionária, computação não convencional, computação paralela, computação reconfigurável, educação em computação, geração de números aleatórios e pseudoaleatórios,hardware evolutivo, laboratórios remotos, programação visual, robótica educacional, simulação computacional, sistemas de computação embutidos, sistemas de computação não convencionais, sistemas de computação reconfiguráveis, sistemas digitais, tecnologias aplicadas ao aprendizado,vida artificial e sociedade artificial. Desenvolve atividades de educação e extensão relacionadas com: plataforma Arduino, linguagem de programação App Inventor, linguagem de programação Scratch, Blockly, linguagens de programação visual, robótica educacional e robótica com a plataforma LEGO Mindstorms.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA
  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


Carlos Barreto Ribas

Possui graduação em Matemática, licenciaturas plenas em Matemática e Física (1983), especialização em Computação (1989), em Informática na Educação (2000) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Doutorado inconcluso em Filosofía, Tecnología y Sociedad pela Universidad Complutense de Madrid - UCM (2004-2007). Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação, atuando na graduação e na pós-graduação em disciplinas ligadas a engenharia de software, segurança e auditoria de sistemas, qualidade de software, governança de tecnologia da informação, algoritmos e estruturas de dados. Ocupou os cargos de Chefe do Departamento e de Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática e de Pró-reitor de Unidade na Puc Minas. Desde 2008, ocupa o cargo de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • QUALIDADE DE SOFTWARE
  • SEGURANÇA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I


Cláudia Silva Tavares

Possui graduação em matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CÁLCULO I


Claudiney Vander Ramos

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). É doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Engenharia de Software. Atuou também como analista de sistemas em empresas líderes em seus segmentos de atuação.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • BANCOS DE DADOS
  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • FUNDAMENTOS DE TESTES DE SOFTWARE
  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • PROCESSOS E QUALIDADE DE SOFTWARE
  • PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • TECNOLOGIAS DE BANCOS DE DADOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


Claudio Correa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (1997) e mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999). Atualmente é professor assistente iii da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: ferramentas web, interfaces, segurança de redes, redes de computadores e IoE.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • GERÊNCIA DE REDES
  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES
  • LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS
  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM INFORMÁTICA II


Claudio Faria

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1996), mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999) e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006). Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Coordenador do Curso de Ciência da Computação em Poços de Caldas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • COMPILADORES
  • LABORATÓRIO DE COMPILADORES
  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS


Cleia Marcia Gomes Amaral

Doutora em Ciência da Informação na Universidade de São Paulo, ECA/USP, (2017). Mestrado em Ciência da Informação, UFMG. Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais nos cursos e Sistema de Informação. Coordenadora do curso de especialização em Gestão de Arquivos e Documentos no IEC PUCMINAS. Experiência de atuação profissional e acadêmica na área de Tratamento e Organização da informação, Gestão de Informação, Gestão de Documentos, pesquisa em Sistemas de Informação e usos de Tecnologias de Informação para Gestão da Informação e do Conhecimento. Atua nos seguintes temas de pesquisa: Ciência da informação: tratamento da informação, gestão de documentos, digitalização, arquivologia; Sistema de Informação: fundamentos de sistemas de informação, gestão da informação e uso de tecnologias de informação e comunicação; metodologia de pesquisa em sistemas de informação.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Cristiane Neri Nobre

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É professora Adjunto IV do Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática (nível 4 da CAPES). Seus principais interesses de pesquisa são: Bioinformática; Interação Humano-Computador; Acessibilidade; Aprendizado de Máquina; Mineração de Dados; Mineração da Experiência do usuário em Redes Sociais; Design Emocional para Sistemas de Computação Social. Informática na Saúde.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
  • TECNOLOGIAS PARA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO