Rommel Vieira Carneiro

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Em andamento) na área de Ontologias e Interoperabilidade Semântica de Sistemas. Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2012) com foco em Mobile Learning, pós-graduação em Gerência de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (2002), graduação em Informática pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1995). Coordenador dos cursos de Especialização em Business Intelligence e Analytics e Desenvolvimento Web Full Stack. Professor dos cursos de Especializacão em Business Intelligence e Analytics, Desenvolvimento Web Full Stack, Arquitetura de Software Distribuído (IEC - PUC Minas). Professor Mentor do Programa de Pré-Aceleração de Negócios (PAN) da PUC Minas. Professor credenciado ao programa Startup Universitário do Governo de MG. Consultor de Gestão de Informação e gestão de conteúdo corporativo (ECM), atuante na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras de alto valor agregado dentro do contexto das tecnologias da informação para gestão e operação de negócios em organizações de naturezas diversas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

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Roque Anderson Saldanha Teixeira

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Pará de Minas(2006) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2015). Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Computação, Jogos Digitais, Jogos educativos.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

  • PIPELINE DE RENDER GRÁFICO I

  • PROGRAMAÇÃO DE FÍSICA

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

  • PIPELINE DE RENDER GRÁFICO I

  • PROGRAMAÇÃO DE FÍSICA

  • TONALIZADORES E EFEITOS VISUAIS



Rosilane Ribeiro da Mota

Possui doutorado (2014) em Artes, mestrado (2001) e graduação (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Gestão Estratégica pelo IBMEC-MG. Atualmente, cursa graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. As áreas de pesquisa são Computação Afetiva, Sensores Médicos, Novas Interfaces, Experiência do Usuário e Artes Digitais. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Algoritmos, Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Computação Gráfica e Jogos Digitais. Na área de Artes Digitais, atua nas disciplinas: Processing, Jogos e Instalações Artísticas.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

  • GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE JOGOS I: ARCADE

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PRODUÇÃO DE JOGOS I: ARCADE

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II



Sandro Jerônimo de Almeida

Doutor na área de Engenharia Mecânica (ênfase Aeroespacial) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2017), bacharel em Sistemas de Informação e mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais (PUC Minas), onde leciona e coordena o curso de Engenharia de Computação e o Microsoft Innovation Center (MIC PUC Minas). Seus trabalhos de pesquisa e inovação abordam a aplicação de inteligência artificial, otimização de sistemas complexos e mineração de dados nas áreas de aviação, jogos digitais, saúde e simulação de mosquitos aedes aegypti. Colabora com o Center For Urban and Regional Analysis (CURA) na The Ohio State University (OSU), onde realizou parte de seu doutorado e participou do NEXTOR II, um consórcio da FAA (Federal Aviation Administration) nos Estados Unidos focado em Pesquisa Operacional na aviação. Entusiasta, co-fundador e mentor de diversas startups e programas de aceleção de negócios, tem estudado e visitado ecossistemas de inovação e empreendedorismo digital no Brasil, Ásia, Europa e Estados Unidos. Seu trabalho na inspiração e orientação de estudantes tem resultado em produção técnica relevante e prêmios em competições de Inovação em âmbito Nacional e Internacional.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS

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Silvio Jamil Ferzoli Guimarães

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado co-tulela em Informatique - Universite de Marne La Vallee (2003). Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pesquisador Associado na ESIEE/Paris. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e processamento de vídeo digital, morfologia matemática, processamento digital de imagens e recuperação de informação.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS

  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II



Simone Alves Nogueira

Mestre em Design for Interaction pela University of Westminster, Londres, com o título reconhecido no Brasil pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Arte Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho, atual Escola de Design (UEMG). Professora Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde ministra disciplinas na área de Design Visual e de Interação Humano Computador e integra a equipe de professores mentores da Microsoft Innovation Center (MIC). Participou da elaboração e produção de materiais didáticos para a educação a distância na PUC Minas Virtual por quatorze anos, os quais durante quatro coordenou a equipe de Produção de Materiais de Didáticos em EAD. Coordena o Projeto de Extensão PUC Mais Idade São Gabriel e é professora assistente do Projeto de Extensão Programação de Robôs Didáticos como Ferramenta de Motivação Educacional. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interação do Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

    • DESIGN DE INTERAÇÃO

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

    • DESIGN DE INTERAÇÃO

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Soraia Lúcia da Silva

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação, computação móvel e inclusão digital.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE IV

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

    • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

    • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

    • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

    • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

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Theldo Cruz Franqueira

Possui graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais(1983), graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1983), graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1993), especialização em Especialização em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais(1985), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais(1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais(1993), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2002) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2004). Atualmente é PROFESSOR do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, PROFESSOR da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Membro de corpo editorial da Abakós. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:robótica.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

    • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

    • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

    • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I


Udo Fritzke Junior

Possui graduação (1989-2) e mestrado (1995) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutorado em Informática pela Université de Rennes 1, França (2001). Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no Curso de Ciência da Computação do campus de Poços de Caldas (Instituto de Ciências Exatas e Informática). Tem atuado no ensino de Ciência da Computação e de Engenharia Elétrica, e pesquisado principalmente nos seguintes temas: tolerância a faltas, arquiteturas de software para sistemas replicados, adaptatividade em sistemas replicados, middleware para sistemas replicados, e aplicação de tecnologias de sistemas distribuídos em sistemas inteligentes de transporte (ITS).


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • BANCO DE DADOS II

  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS

  • SISTEMAS DISTRIBUÍDOS



Umberto Maia Barcelos

Umberto Maia Barcelos possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1994) e mestrado em Inteligência Artificial (Ciência da Computação) pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Atualmente é Gerente de TI da Algar Telecom e professor da PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Tenho trabalhado na área de Telecomunicações desde o ano de 2000. Neste período pude contribuir em importantes projetos, dos quais posso citar: CRM, Sistema de Ordem de Serviço, Plataforma Pré-Pago, integrações com sistemas de ?Billing?, Voz sobre IP, Escritório de Projeto, Especificação e Implementação de Plataforma de Serviços dentre outros. Estes projetos ajudaram-me a desenvolver habilidades em relacionamento, negociação, gerência de equipe, planejamento, flexibilidade, criatividade e inovação. Ao longo de minha atuação profissional tive a oportunidade de trabalhar com várias tecnologias, linguagens de programação, processos de engenharia de software e gerenciamento de projetos (CRM, Voz sobre IP, RUP, Java, C, Cobol, Clipper, Pascal, Genexus, Php, Delphi, Assembler, Oracle PLSQL, PeopleSoft People Code, Oracle, MySql, SqlServer, Sybase Anywhare, Windows, Linux, AS400, PMI, TomCat, JBoss, Glassfish, Eclipse, NetBeans) . Também pude atuar em diferentes papéis, como Analista de Sistemas, Desenvolvedor, Gerente de Projetos, Scrum Master, Product Owner, P&D e Professor.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS

  • GERENCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE

  • SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL



Viviane Cristina Dias

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor assistente iv da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, inclusão digital, inclusão social, tecnologia da informação e extensão universitária.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • ALGORITMOS EM GRAFOS

  • TECNOLOGIAS PARA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II



Will Ricardo dos Santos Machado

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (1999) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é aluno de doutorado na USP - EESC (Escola de Engenharia de São Carlos), sócio responsável pela empresa Inovaz Pesquisa e Desenvolvimento Ltda., e professor assistente III na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: interação natural, realidade aumentada, virtual e misturada, processamento de imagens, jogos, aplicações pedagógicas e aplicativos para dispositivos móveis.


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • BANCO DE DADOS I

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE II

  • GEOMETRIA ANALÍTICA

  • PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MÓVEIS (OPT IV)

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM INFORMÁTICA II

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Wladmir Cardoso Brandão

Doutor em Ciência da Computação, Mestre em Ciência da Informação, Especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGINF) na PUC Minas, onde coordena o grupo de pesquisa (vide diretório de grupos de pesquisa CNPq) em Sistemas Inteligentes para Tratamento de Informação (IRIS). Membro da Association for Computing Machinery (ACM) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Considerando a ACM CSS 2012, interesses de pesquisa incluem as seguintes áreas: i) Sistemas de Informação: Recuperação de Informação, Sistemas Gerenciadores de Dados, Busca e Descoberta de Informação na Web, Mineração de Dados na Web, Redes Sociais; ii) Métodos Computacionais: Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina, Métodos para Computação Distribuída e Métodos para Computação Paralela.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • BANCO DE DADOS

  • LABORATÓRIO DE PROJETO DE ALGORITMOS

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

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Yuri Pessoa Avelar Macedo

Yuri Macedo é desenvolvedor, programador, e designer de jogos digitais. Ele é mestre em Ciência da Computação pela UFMG (2018). Suas áreas de interesse incluem inteligência Artificial, aprendizado de maquina, conceitualização, desenvolvimento, e implementação de jogos digitais.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PROGRAMAÇÃO DE FÍSICA

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

  • PROGRAMAÇÃO DE FÍSICA


Zenilton Kleber Gonçalves do Patrocínio Júnior

Possui graduação em Ciência da Computação pela UFMG em 1989, graduação em Administração de Empresas pela FUMEC em 1989, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UFMG em 1993 e 2005, respectivamente. Atualmente é Professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), sendo professor permanente do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGInf) e de diversos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da PUC Minas. Foi coordenador do curso de Engenharia de Computação no período de 2006 a 2008, membro de seu colegiado de coordenação didática no período de 2009 a 2011 e, atualmente, atua como membro de seu núcleo docente estruturante (NDE). Atuou no período de 1993 a 1994 como analista de sistemas dentro de projetos de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, focando especialmente no projeto e implementação de sistemas georeferenciados para planejamento assistido de redes de telecomunicação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em: otimização combinatória, matemática computacional, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, representation learning e telecomunicações. Recentemente se encontra envolvido com projetos de pesquisa e desenvolvimento na área análise de dados, descoberta de conhecimento e recuperação de informação, em especial no uso de reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, representation learning, deep learning e algoritmos bio-inspirados aplicados a recuperação, processamento e análise de informação multimídia e multimodal.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • COMPILADORES

  • OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO II