Alexandre Teixeira

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2007) e especialização em Design Instrucional para EAD pela Universidade Federal de Itajubá (2010). Tem experiência profissional na área de Ciência da Computação, com ênfase em hardware e redes, atuando principalmente nos seguintes temas: informática na educação, sistemas digitais, redes de computadores, software livre e EAD. Obteve a Furukawa Certified Professional em 2012. Atualmente é professor assistente IV, membro do colegiado do Curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor dos curso de Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Engenharia de Produção na PUC Minas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • REDES DE COMPUTADORES

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • JOGOS EM REDES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • REDES DE COMPUTADORES
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • JOGOS EM REDES


Alexei Manso Correa Machado

Alexei M. C. Machado possui graduação em Ciência da Computação (1989) e Engenharia de Computação (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, mestrado (1994) e doutorado (1999) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG sob orientação do Prof. Mario F. M. Campos e dos Prof. James Gee e Ruzena Bajcsy da Un. Pennsylvania U.S.A. onde desenvolveu sua dissertação com bolsa de Doutorado Sanduíche pela CAPES, retornando em 2004 em programa de pós-doutorado. Atualmente é professor adjunto do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da PUC Minas, professor associado da Faculdade de Medicina da UFMG e membro do INCT de Medicina Molecular. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional, análise de imagens médicas, aprendizado de máquina, análise de Big Data, recuperação de informação e descoberta de conhecimento em grandes volumes de dados multivariados.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS
  • COMPILADORES
  • PROCESSAMENTO DE IMAGENS
  • TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO IV
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III


Artur Martins Mol

Doutorando pela pela PUC-MG, possui Mestrado em Informática pela PUC-MG, especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Pesquisador com ênfase nas áreas de Jogos Digitais e Interface Humano Computador com foco em adultos mais velhos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Multimídia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Multimídia para web, dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos eletrônicos e desenvolvimento de sites dinâmicos.

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE JOGOS II: MOBILE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PRODUÇÃO DE JOGOS II: MOBILE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR I
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II


Carlos Alberto Marques Pietrobon

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Informática (Computação Gráfica Tri-Dimensional) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Informática (Engenharia de Software) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor aulista da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor titular da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de 1997 a 2020. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Qualidade de Software, já tendo atuado como Consultor Implementador MPS-BR, e desenvolvendo trabalhos nos seguintes temas: qualidade de software, engenharia de software, processo de software ágeis e prescritivos, trabalho cooperativo suportado por computador, gestão de conhecimento,teste de software, gerência de configuração de software, gerência de projetos de software, projeto de software, DevOps e engenharia de software aplicada a internet das coisas. Desenvolve atividades de engenharia de software aplicada à engenharia tradicional em disciplinas onde se programam Android e Arduino, objetivando atender a quarta revolução industrial. Atualmente estou pesquisando o uso de consciência situacional para drones em ambiente de quarta revolução industrial. Desenvolve atividades de extenção e educação relacionadas com a linguagem de programação Scratch. Desenvolve atividades de extenção e pesquisa no uso de tecnologias da informação que apoiem adolescentes autistas (Asperger) na determinação da sua vocação, além de treiná-los para uma futura vida profissional.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE III
  • LABORATÓRIO DE PROJETO DE SISTEMAS

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ENGENHARIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE
  • GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO E EVOLUÇÃO DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I


Carlos Augusto Paiva da Silva Martins

Possui graduação em Engenharia Elétrica com Enfase Em Sistemas Eletrônicos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, coordenador do Laboratório de Sistemas Digitais e Computacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, diretor de assuntos estudantis da Seção Minas Gerais do Institute Of Electrical And Electronics Engineers (IEEE), conselheiro do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas e conselheiro do capítulo da Computer Society do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos bio-inspirados, algoritmos evolutivos, algoritmos genéticos, algoritmos genéticos distribuídos, algoritmos genéticos paralelos, análise e avaliação de desempenho de sistemas de computação, arquitetura de computadores, arquiteturas bio-inspirados, arquiteturas não convencionais, arquiteturas reconfiguráveis, autômatos celulares, computação embutida, computação evolucionária, computação não convencional, computação paralela, computação reconfigurável, educação em computação, geração de números aleatórios e pseudoaleatórios,hardware evolutivo, laboratórios remotos, programação visual, robótica educacional, simulação computacional, sistemas de computação embutidos, sistemas de computação não convencionais, sistemas de computação reconfiguráveis, sistemas digitais, tecnologias aplicadas ao aprendizado,vida artificial e sociedade artificial. Desenvolve atividades de educação e extensão relacionadas com: plataforma Arduino, linguagem de programação App Inventor, linguagem de programação Scratch, Blockly, linguagens de programação visual, robótica educacional e robótica com a plataforma LEGO Mindstorms.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA
  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


Carlos Barreto Ribas

Possui graduação em Matemática, licenciaturas plenas em Matemática e Física (1983), especialização em Computação (1989), em Informática na Educação (2000) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Doutorado inconcluso em Filosofía, Tecnología y Sociedad pela Universidad Complutense de Madrid - UCM (2004-2007). Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação, atuando na graduação e na pós-graduação em disciplinas ligadas a engenharia de software, segurança e auditoria de sistemas, qualidade de software, governança de tecnologia da informação, algoritmos e estruturas de dados. Ocupou os cargos de Chefe do Departamento e de Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática e de Pró-reitor de Unidade na Puc Minas. Desde 2008, ocupa o cargo de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • QUALIDADE DE SOFTWARE
  • SEGURANÇA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I


Claudio Correa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (1997) e mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999). Atualmente é professor assistente iii da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: ferramentas web, interfaces, segurança de redes, redes de computadores e IoE.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • GERÊNCIA DE REDES
  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES
  • LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS
  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM INFORMÁTICA II


Claudio Faria

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1996), mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999) e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006). Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Coordenador do Curso de Ciência da Computação em Poços de Caldas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • COMPILADORES
  • LABORATÓRIO DE COMPILADORES
  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS


Cristiane Neri Nobre

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É professora Adjunto IV do Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática (nível 4 da CAPES). Seus principais interesses de pesquisa são: Bioinformática; Interação Humano-Computador; Acessibilidade; Aprendizado de Máquina; Mineração de Dados; Mineração da Experiência do usuário em Redes Sociais; Design Emocional para Sistemas de Computação Social. Informática na Saúde.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
  • TECNOLOGIAS PARA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO


Daniel Pinheiro Lima

Possui graduação em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). , atuando principalmente nos seguintes temas: animação, software, desenho animado, software livre e recorte.

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ATUAÇÃO E EXPRESSÃO DE PERSONAGENS
  • CRIAÇÃO AVANÇADA DE PERSONAGENS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR I

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ATUAÇÃO E EXPRESSÃO DE PERSONAGENS
  • CRIAÇÃO AVANÇADA DE PERSONAGENS


Fabiano Costa Teixeira

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto IV na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas onde atua como coordenador do polo de ensino à distância e do Centro de Pesquisas Avançadas. Foi o coordenador do projeto Sou + Conectado que em 2011 teve sua plataforma tecnológica selecionada como melhor projeto de Ciência e Inovação da região sudeste pelo prêmio Santander Universidades na categoria Ciência e Inovação. No mercado corporativo atua desde 1996 na área de TI, tendo desenvolvido funções de programador, analista de sistemas e gerente de TI. Atualmente está na coordenação, pela PUC Minas, de projeto de mobilidade elétrica executado sob o programa de P&D ANEEL e financiado pelas empresas DME.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • MENTORING II - SOCIEDADE DIGITAL
  • TRABALHO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO


Fátima de Lima Procópio Duarte Figueiredo

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atua na graduação e na pós-graduação da instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Computação Móvel, Redes sem Fio, Qualidade Serviço e Gerência de Redes.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • PROJETO DE REDES DE COMPUTADORES

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO


Felipe Domingos da Cunha

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor do Curso de Ciência da Computação e professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de Sensores sem Fio, Computação Móvel, Computação Ubíqua, Internet das Coisas.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II

|


Fernando Camilo Paes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985),especialização em Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988), especialização em Automação e Informática Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993) e mestrado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), com dissertação sobre Classificação de Áreas Urbanas utilizando Imagens do Satélite de Alta Resolução IKONOS. Iniciou sua carreira acadêmica em agosto de 1986 como professor Auxiliar de Ensino da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, estando lotado atualmente na categoria Professor Assistente nível IV. No ano de 1996, através de convênio assinado entre o Grupo FIAT Brasil e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, realizou estágio técnico no Centro Richerche FIAT, no período de fevereiro a maio, acompanhou o curso Master Car Enginnering na cidade de Modena, no período de maio a outubro e realizou estágio técnico na Sala de Provas de Motores da empresa Maserati de outubro de 1996 a janeiro de 1997. Foi professor do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (2012-2015), professor da Escola Técnica POLIMIG (2008 - 2011) e da Faculdade Anhanguera(2011). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, lecionando disciplinas de programação nas linguagens Basic, FORTRAN, Pascal, C, C++, C# , Java e MATLAB. Estudou em seu Mestrado principalmente os seguintes temas: índice de qualidade de vida urbana, uso de imagens do satélite de alta resolução IKONOS, classificador digital por distância mínima, classificação digital e planejamento urbano. Também possui experiência na área de Microcontroladores da família PIC, INTEL GALILEO/Edison, Arduino ministrando cursos introdutórios e intermediários de programação em microntroladores Arduino/INTEL.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS


Henrique Cota de Freitas

Henrique Cota de Freitas possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e líder do grupo de pesquisa CArT (Grupo de Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Informática de 02/2011 a 01/2014. Atuou como pesquisador convidado no grupo de pesquisa CORSE do Centre de Recherche INRIA Grenoble - Rhône-Alpes, França de 08/2015 a 07/2016. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: arquitetura de computadores; computação de alto desempenho; computação paralela e distribuída; computação heterogênea; computação reconfigurável; hardware/software codesign; sistemas embarcados; sistemas operacionais; segurança.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES III

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES III


Hugo Bastos de Paula

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Departamento de Ciência da Computação, onde leciona nos cursos de Engenharia de Software, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação. Durante o Doutorado, trabalhou no Human Information Systems Laboratory do Advanced Telecomunications Institute International (ATR), no Japão, participando do projeto Cognitive Systems, coordenado pelo Prof. Eric Vatikiotis-Bateson. Atua nas áreas de recuperação de informação, processamento de sinais multimídia, computação musical, inteligência artificial e mineração de dados.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II: BANCOS DE DADOS E SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS
  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE V
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE EFEITOS SONOROS

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PRODUÇÃO DE EFEITOS SONOROS

| | | |


Humberto Torres Marques Neto

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas - (1990), mestrado em Ciência da Informação (1999) e doutorado em Ciência da Computação (2008) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atua como professor no Programa de Pós-graduação em Informática e no Curso de Graduação em Ciência da Computação da PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando, principalmente, em: caracterização e modelagem de comportamento de usuários de sistemas distribuídos em larga escala, redes sociais online, sistemas de computação para dispositivos móveis, engenharia e arquitetura de software e aspectos sócio, econômico e culturais de serviços de Internet. Atualmente, também coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas e o PUCTec, o Hub de Formação, Inovação e Negócios da PUC Minas.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO DE SOFTWARE
  • MEDIÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE VI

| |


Iran Calixto Abrao

Possui graduação em Ciencia da Computacao - Departamento de Computação UFSCar(1995), mestrado em Ciência da Computação - Departamento de Computação UFSCar(1997) e doutorado em Ciencia da Computacao pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação de redes, opnet, aplicacoes multimidia, modelagem redes e ferramentas educacionais.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • MENTORING II - SOCIEDADE DIGITAL
  • TEORIA DA COMPUTAÇÃO E LINGUAGENS FORMAIS
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO


Ivre Marjorie Ribeiro Machado

Possui mestrado em Ciência da Computação na UFMG (2011), especialização em Organizações Bancárias e Financeiras pelo IEC (2008) e graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). É professora da Puc Minas, no qual leciona: Algoritmos e técnicas de programação,Modelagem de Processos de Negócio, Algoritmos e Estruturas de Dados I e Laboratório de Computação I. Coordena um curso de pós graduação em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis no IEC/PUC Minas Contagem. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de Banco de Dados, Recuperação de Informação e Engenharia de Software.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE IV

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

| | |


João Benedito dos Santos Junior

Possui Graduação em Curso Superior de Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade de Alfenas (1992), Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Alfenas (1993), Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2002)/CSELT (Itália). Atualmente é Professor Adjunto IV e Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do banco de avaliadores de cursos de graduação da área de Computação/Informática e de avaliadores institucionais (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação (MEC). Membro do Banco Nacional de Itens (BNI), no contexto do ENADE na Área de Computação e Informática, atuando como Revisor de Itens em 2011, 2014 e 2017. Entre 2003 e 2010, exerceu a função de secretário da regional de Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atuou em pesquisas no contexto do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), no período de 2003 a 2017. Representou a PUC Minas no contexto do Programa SIBRATEC do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no período de 2010 a 2015. É revisor de projetos de pesquisa das agências de fomento FAPESP (São Paulo), FAPEPE (Pernambuco) e FUNDECT (Mato Grosso do Sul). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação Aplicada à Saúde, Telemedicina, Cirurgia Robótica, Computação Forense, Crimes Digitais e Cibernéticos. Membro do Programa FAPEMIG Pesquisador Mineiro Fase III (2009-2011). Membro do Banco de Peritos (Crimes Cibernéticos e Perícias Digitais) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desde 2007.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III
  • INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
  • SISTEMAS MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA
  • TRABALHO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LIGUAGEM CIENTÍFICA