Carlos Henrique Oliveira e Silva Paixão

Pró-reitor da PUC Minas - Campus Uberlândia - MG. Reitor do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF (2013/2015). Economista, Advogado. Mestre em SISTEMAS DE GESTÃO - Escola de Engenharia - Universidade Federal Fluminense. Grade de Master AFFAIRES INTERNATIONALES ? Ecole Supérieure des Affaires ? Université Pierre Mendes ? GRENOBLE ? FRANÇA. MBA em COMÉRCIO INTERNACIONAL ? Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, MBA em ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA - Escola de Engenharia - Universidade Federal Fluminense. Subsecretário de Receita da Prefeitura de Juiz de Fora(2009/2012). Professor dos: MBA em RH, MBA em Projetos, MBA em Gestão de Negócios, MBA em Logística da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/UFJF e de MBE em Comércio Internacional da Faculdade de Economia/UFJF. Professor dos Cursos de Pós-graduação em Projetos, Pós-graduação em Gestão Empresarial, Pós-graduação em Logística da PUC Minas. Professor Convidado do Curso de Administração Pública (Universidade Aberta do Brasil) - Projetos Brasil e Moçambique - Pólo FACC/UFJF. Membro do Grupo de Apoio Institucional do CIEE/MG ? Centro de Integração Empresa Escola. Membro Fundador e Diretor Financeiro da Associação Berufiles Bildung Zentrum do Brasil. Mais de 25 anos de experiência em treinamentos, assessorias e consultorias em empresas públicas e privadas.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

  • FUNDAMENTOS DE MARKETING

  • INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO


Daniela Carvalho Monteiro Ferreira

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Unitri e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unip, especialização em marketing, mestrado em Multimeios pela Unicamp e doutorado em Artes pela Unicamp. Pós-doutorado em Inteligência Artificial no programa de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica, na UFU. Possui experiência na área de comunicação e tecnologia com ênfase em hipermídia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertexto, cibercultura, áudio, multimídia, jogos digitais, IHC, engenharia de software e comunicação com a máquina.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

| | | |

Liniquer Kavrokov Vieira

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana no Paraná e Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela Unicamp, possuo mais de 10 anos de experiência no mercado de desenvolvimento de Software e diversas publicações em congressos. Atualmente, sou Arquiteto de Soluções na Algar Telecom e Responsável pelo módulo de Business Intelligence (BI) e Analytics do principal CRM da empresa. Além disso, leciono várias disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação em Ciência de Dados e Big Data na PUC Minas. Áreas de interesse: Programação, Engenharia de Software, Big Data, Ciência de Dados, Business Intelligence e Analytics.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • BANCOS DE DADOS

  • GESTÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

  • LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS

  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS

|

Marcelo Jose Rosa

Possui graduação em SISTEMA DE INFORMAÇÃO pela FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA (2006). Especialização em BANCO DE DADOS pela UNITRI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO (2009). Atualmente, é Analista de Sistemas e Professor da Graduação e Pós-Graduação da FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA (SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA).


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • PROJETO DE REDES DE COMPUTADORES

  • SISTEMAS OPERACIONAIS


Márcio Fernandes da Cruz

Possui Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia. É especialista em Filosofia e Educação: Diálogos e Abordagens Interdisciplinares pela FATECE (2011) e em Docência nos Ensinos Médio, Técnico e Superior pelo Instituto Passo 1 - UNIASSELVI (2013) e Ciências da Religião pelo Instituto Passo 1 (2017). É Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012-2014). Membro do Colegiado do Centro Internacional de Estudos Medievais da Universidade Federal de Uberlândia (CIDEMUFU) desde Agosto de 2018. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga e Medieval, em Educação e Teologia. Se dedica à investigação do pensamento filosófico, educacional e teológico de Tomás de Aquino.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • CULTURA RELIGIOSA: PESSOA E SOCIEDADE


Mateus Curcino de Lima

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). É mestre em Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Tem experiência em: Banco de Dados, Mineração de Dados, Desenvolvimento de Software e Segurança da Informação. Foi professor substituto no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberlândia (Centro), durante o período 02/2016 - 12/2017. Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Uberlândia.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

  • FUNDAMENTOS DE TESTES DE SOFTWARE

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

  • TÉCNICAS AVANÇADAS DE PROGRAMAÇÃO

  • TECNOLOGIAS DE BANCOS DE DADOS


Nathália Assis Valentim

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Atualmente é professora e coordenadora do curso de Sistemas de Informação (graduação) na PUC Minas em Uberlândia-MG.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

  • MATEMÁTICA DISCRETA

  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

  • OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I


Silvano Severino Dias

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e graduação em Filosofia - Faculdades Claretianas de Batatais (1992). Atua como professor na PUC Minas, como professor de Filosofia, no curso de Sistemas de Informação e, na Faculdade Católica de Uberlândia, no curso de graduação em Filosofia, e na UNIPAC Pedagogia, como professor nas disciplinas Cultura e Tradição Religiosa na Sociedade Brasileira e Metodologia do Ensino Religioso. Atua como professor-orientador de projetos da FAPEMIG. Atuou como coordenador do curso de graduação em Filosofia, do curso de Pós-graduação em Filosofia para Crianças e Adolescentes e foi membro do Conselho editorial da Revista Poros, na Faculdade Católica de Uberlândia. Tem experiência na área de Filosofia, e desenvolve pesquisa na área da Filosofia, com ênfase na gênese da subjetividade nas filosofias modernas e contemporâneas, estabelecendo interfaces com a Psicologia, a Psicanálise e a Neurociência, assim como sobre concepções de infância. Participa dos Grupos de Estudos sobre o Pensamento Contemporâneo e Tecnologia e Filosofia.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • COMPUTADORES E SOCIEDADE

  • FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE


Umberto Maia Barcelos

Umberto Maia Barcelos possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1994) e mestrado em Inteligência Artificial (Ciência da Computação) pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Atualmente é Gerente de TI da Algar Telecom e professor da PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Tenho trabalhado na área de Telecomunicações desde o ano de 2000. Neste período pude contribuir em importantes projetos, dos quais posso citar: CRM, Sistema de Ordem de Serviço, Plataforma Pré-Pago, integrações com sistemas de ?Billing?, Voz sobre IP, Escritório de Projeto, Especificação e Implementação de Plataforma de Serviços dentre outros. Estes projetos ajudaram-me a desenvolver habilidades em relacionamento, negociação, gerência de equipe, planejamento, flexibilidade, criatividade e inovação. Ao longo de minha atuação profissional tive a oportunidade de trabalhar com várias tecnologias, linguagens de programação, processos de engenharia de software e gerenciamento de projetos (CRM, Voz sobre IP, RUP, Java, C, Cobol, Clipper, Pascal, Genexus, Php, Delphi, Assembler, Oracle PLSQL, PeopleSoft People Code, Oracle, MySql, SqlServer, Sybase Anywhare, Windows, Linux, AS400, PMI, TomCat, JBoss, Glassfish, Eclipse, NetBeans) . Também pude atuar em diferentes papéis, como Analista de Sistemas, Desenvolvedor, Gerente de Projetos, Scrum Master, Product Owner, P&D e Professor.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

  • PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS


Walber Carrilho da Costa

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (1999); especialização "Lato-Sensu" em Economia de Empresas pela Faculdades Integradas do Triângulo (atual Centro Universitário do Triângulo) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor universitário e do Ensino Médio. Tem experiência na área de Economia e Finanças, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Macroeconomia, Microeconomia, Finanças, relações de trabalho, greve, fordismo e taylorismo, globalização e capitalismo.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • CÁLCULO I

  • CÁLCULO II

| |