Alessandro Ribeiro da Silva

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Já atuou na área de instalações interativas e desenvolvimento de jogos.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA


Artur Martins Mol

Doutorando pela pela PUC-MG, possui Mestrado em Informática pela PUC-MG, especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Pesquisador com ênfase nas áreas de Jogos Digitais e Interface Humano Computador com foco em adultos mais velhos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Multimídia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Multimídia para web, dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos eletrônicos e desenvolvimento de sites dinâmicos.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • JOGOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

  • MOTORES DE JOGOS DIGITAIS I

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • JOGOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

  • MOTORES DE JOGOS DIGITAIS I

  • PRODUÇÃO DE JOGOS I: ARCADE

  • PROJETO APLICADO II

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR I



Daniel Pinheiro Lima

Possui graduação em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). , atuando principalmente nos seguintes temas: animação, software, desenho animado, software livre e recorte.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS

  • CRIAÇÃO AVANÇADA DE PERSONAGENS

  • CRIAÇÃO DE ASSETS I

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS

  • CRIAÇÃO AVANÇADA DE PERSONAGENS

  • CRIAÇÃO DE ASSETS I



Guilherme Itabayana Braga da Fonseca

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2003), graduação em Jogos Digitais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2017) e especialização em Especialização em Gestão - Ênfase em Negócios pelo Fundação Dom Cabral(2012). Atualmente é Desenvolvedor Unity da Midia Filmes. Tem experiência na área de Robótica, Mecatrônica e Automação, com ênfase em Jogos e Simulações.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • TONALIZADORES E EFEITOS VISUAIS



Hugo Bastos de Paula

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor adjunto iii da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Departamento de Ciência da Computação, onde leciona nos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação. Atua nas áreas de recuperação de informação, processamento de sinais multimídia, inteligência artificial e mineração de dados.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS

  • PROGRAMAÇÃO MODULAR

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE II

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE V

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE EFEITOS SONOROS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PRODUÇÃO DE EFEITOS SONOROS

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Jose Laerte Pires Xavier Junior

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2013) e mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Realizou graduação sanduíche no Institut National des Sciences Appliquées (INSA - Lyon). Atualmente participa do programa de Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob orientação do Prof. Marco Tulio. Tem experiência em Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: APIs, Manutenção e Evolução de Software, Qualidade de Software e Arquitetura de Sistemas.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO DE SOFTWARE

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE VI

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ANÁLISE E PROJETO DE JOGOS DIGITAIS

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE



Juliana Amaral Baroni de Carvalho

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e Mestrado em Engenharia Elétrica (ênfase em Sistemas de Informação) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais nos cursos de Sistemas de Informação, Tecnologia em Jogos Digitais e Engenharia de Computação. Como analista de sistemas, atuou na Localiza, Cemig, Banco Mercantil do Brasil e TIM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, Análise de Sistemas, Orientação a Objetos e Engenharia de Software. Tem 2 artigos publicados em eventos internacionais, 7 artigos publicados em eventos nacionais (SBC-SBES, Enanpad e Enadi) e 3 artigos em periódicos nacionais. Orientou 35 trabalhos de conclusão de curso. Participou da organização local do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da coordenação local do WIE - Workshop sobre Informática na Escola, ambos realizados em julho de 2010. Participou da organização do CBSoft 2015 (XXIX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software). É membro do Colegiado de Sistemas de Informação da PUCMinas desde 2014. É autora do livro Engenharia de Software Orientada para a Web.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE III

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ANÁLISE E PROJETO DE JOGOS DIGITAIS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS



Leopoldo Grajeda Fernandes

Professor da PUC-Minas, matemático com experiência nas áreas de Matemática Aplicada e Finanças, atua tanto nos meios acadêmicos, quanto na indústria e no mercado financeiro. Master of Science (New York University, 1998), estudou no renomado Courant Institute of Mathematical Sciences. Aplica métodos matemáticos, estatísticos e computacionais a problemas relevantes do mercado financeiro, notadamente à análise de risco, à obtenção de estratégias de investimento ótimas via simulação de Monte Carlo e algoritmos genéticos, ao apreçamento de derivativos através da solução numérica de equações diferenciais estocásticas. Dedica-se ainda à Educação Financeira e ao estudo do Direito, especialmente de contratos financeiros, legislação e regulamentação financeira. Administrador de carteira de valores mobiliários, tem notório saber reconhecido pela CVM.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • MATEMÁTICA DISCRETA II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

    • FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA II

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

    • CÁLCULO I


Luís Felipe Matsya de Aruanda Ramos Garrocho

Formado em 2010/2 em História/Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação Social pela UFMG em 2016, na linha de textualidades midiáticas. Estuda apropriação e universo do jogar. Trabalha com produção e ensino de Histórias em Quadrinhos e como professor de artes em jogos digitais.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ATUAÇÃO E EXPRESSÃO DE PERSONAGENS

  • MODELAGEM DE PERSONAGENS

  • PROJETO APLICADO I

  • PROJETO APLICADO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ATUAÇÃO E EXPRESSÃO DE PERSONAGENS

  • MODELAGEM DE PERSONAGENS



Marcelo La Carretta Enrique Lopez da Cunha Pereira

Doutor em Técnicas Audiovisuais pela EBA-Universidade Federal de Minas Gerais (2012), com tese baseada na criação da memória nostálgica através das diversas mídias audiovisuais; Professor da PUC Minas desde 2011, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção Multimídia. Atua pedagogicamente nos seguintes temas: Direção de arte e design, produção gráfica, ilustração e diagramação; narrativas e roteiros lineares e não lineares; cinema e vídeo, técnicas e produção em TV, rádio e cinema (RTVC), Videocomposição, história do audiovisual e memória; Animação: técnicas tradicionais, alternativas e história; Produção Multimídia, história, design e comportamento aplicado às novas mídias e tradicionais; Jogos Digitais e de tabuleiro, GameDesign, Advergames/Serious Games e Transmídia/Crossmídia em geral.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM JOGOS DIGITAIS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM JOGOS DIGITAIS



Marcelo Souza Nery

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas 2001), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2004) e é doutorando em Ciência da Computação pela UFMG (2012 - atual) na área de Inteligência Artificial (Jogos Digitais). Foi coordenador do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas em Guanhães (2005 - 2008) e atualmente é coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC Minas (2009 - atual). Sua área de atuação em pesquisa é em Jogos Digitais, Visão Computacional, Processamento de Imagens e Computação Gráfica.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO III

  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS

  • PROJETO APLICADO I



Marco Rodrigo Costa

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor adjunto iv da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, software, compilador, linguagens de programação e análise de usabilidade.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO



Marcos Arrais e Silva

Doutorando em Informática pelo PPGI-UFRJ, mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Possui graduação em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua em pesquisas e projetos voltados aos temas: interação homem-máquina, jogos digitais, rich internet aplications, usabilidade e acessibilidade. Possui conhecimento avançado em novas mídias e aplicações multimídia. Desde 2005, desenvolve projetos na área de EaD e e-learning, com foco em objetos de aprendizagem e plataformas de ensino e aprendizagem. É sócio-fundador da Detalhes Educação, uma empresa Microsoft Partner, focada em projetos de inovação e excelência em tecnologias para educação.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • MOTORES DE JOGOS DIGITAIS II

  • PRODUÇÃO DE JOGOS I: ARCADE

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR I

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • MOTORES DE JOGOS DIGITAIS II

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Michelle Nery Nascimento

Possui graduação em Engenharia Elétrica Sistemas Eletrônicos e Telecom pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e mestrado em Informatica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área acadêmica como docente na área de sistemas de informação e computação.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS

  • PROJETO DE REDES DE COMPUTADORES

  • REDES DE COMPUTADORES

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PROJETO E MODELAGEM DE CENÁRIOS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PROJETO E MODELAGEM DE CENÁRIOS



Paulo Veríssimo de Aguiar

Bacharelato em Filosofia (PUC MINAS, 1991); Curso de Física interrompido (UFMG, 2007); Especialização em Temas Filosóficos (UFMG, 2002); Mestrado em Filosfia (FAJE, 2010), tendo Ética como área de concentração. Com experiência de 26 anos na Educação Privada (Sociedade Mineira de Cultura), Atuou como Monitor de Ciências Exatas (2002-2005), Professor das disciplinas Informática, Ensino Religioso e Filosofia, Coordenador de Ensino (2007), Professor/Diretor (2008-2010). Desde 2002 atua no Ensino Superior (PUC Minas), Lecionando Disciplinas nas áreas de Fenomenologia Religiosa, Antropologia, Ética) e Informática Aplicada à Educação. Desde 2015, leciona a Disciplina "Cibercultura, ciberespaço e Educação", na Pós-graduação. Atua como assessor pedagógico na Unidade PUC Minas no Barreiro desde 2016, junto aos Colegiados dos Cursos, corpos docente e discente. Encontra-se na Universidade como Professor Assistente III.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • CULTURA RELIGIOSA



Renato Dias Viana

Renato possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais pelo UNICENP - PR e graduação em Ciência da Computação - Enfase em SI pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Atualmente é Diretor na empresa Sunland Entertainment Studios e professor titular no curso de Jogos Digitais na PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Redes, Computação Gráfica e Jogos Digitais.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA

  • JOGOS EM REDES

  • JOGOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA

  • JOGOS EM REDES

  • JOGOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS


Rodrigo Cassimiro de Freitas

Doutor (2019) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2014), área de concentração em Marketing, Estratégia e Inovação. Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009).Pesquisador do Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS e do Núcleo de Estudos em Estratégias como Prática NEGEP/UFLA. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração e Administração Pública, com ênfase nos seguintes temas: Teoria da Prática, RSE, Experiência de Consumo, Formação Discente, Análise de Discurso e Antropomarketing.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • FUNDAMENTOS DE MARKETING



Romanelli Lodron Zuim

Possui graduação em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984-1986), graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) na área de Arquitetura de Computadores e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) na área de Arquitetura de Computadores. Trabalhou com difusão e projeto de Circuitos Integrados na SID Microeletrônica SA de 1985 a 1996. Foi bolsista da Fundação Alfried Krupp von Bohlen und Halbach nas instalações da Siemens AG. em Munique/Alemanha durante o ano de 1992 e 1993. Durante o ano de 2005 foi pesquisador convidado nas instalações do INESC-ID em Lisboa, onde desenvolveu trabalhos em resolvedores SAT (Satisfabilidade). Foi coordenador de curso e chefe do Depto. de Engenharia de Computação na Unidade São Gabriel da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais de 2009 a 2011. Atualmente é professor no Curso de Eng. de Computação, Ciência da Computação e Tecnologia em Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica e Microeletrônica, projeto e controle de processo na fabricação de dispositivos semicondutores. Atua principalmente nas seguintes áreas: arquiteturas reconfiguráveis, fpga, Arquitetura de Computadores, problemas SAT e solucionadores do problema da satisfabilidade.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES II

  • LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES

  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES II

  • LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES

  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES II

  • LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES



Roque Anderson Saldanha Teixeira

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Pará de Minas(2006) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2015). Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Computação, Jogos Digitais, Jogos educativos.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

  • PIPELINE DE RENDER GRÁFICO I

  • PROGRAMAÇÃO DE FÍSICA

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

  • PIPELINE DE RENDER GRÁFICO I

  • PROGRAMAÇÃO DE FÍSICA

  • TONALIZADORES E EFEITOS VISUAIS



Rosilane Ribeiro da Mota

Possui doutorado (2014) em Artes, mestrado (2001) e graduação (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Gestão Estratégica pelo IBMEC-MG. Atualmente, cursa graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. As áreas de pesquisa são Computação Afetiva, Sensores Médicos, Novas Interfaces, Experiência do Usuário e Artes Digitais. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Algoritmos, Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Computação Gráfica e Jogos Digitais. Na área de Artes Digitais, atua nas disciplinas: Processing, Jogos e Instalações Artísticas.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

  • GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • PRODUÇÃO DE JOGOS I: ARCADE

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • PRODUÇÃO DE JOGOS I: ARCADE

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II