Adriana Gomes Dickman

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), doutorado sanduíche em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e City University of New York (1996). Realizou estudos de pós-doutorado em Física Estatística na State University of New York em Stony Brook (1997) e na Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente no uso de tecnologias no ensino de física e no Ensino de física para estudantes cegos; em Física estatística desenvolve trabalhos com ênfase em transições de fases de não equilíbrio e simulação de sistemas biológicos. Bolsa de Pesquisador Mineiro Fapemig 2015-2017.


CURSO DE MATEMÁTICA - PMG

  • LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL III

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO: FÍSICA NA ESCOLA

| | | | |

Carina Pinheiro Soares de Torres Alves Mendes

Possui Graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Especialização em Matemática - Professores de 3o Grau pela UFMG, e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora Assistente IV do Departamento de Matemática e Estatística da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Desde junho de 2014 é professora coordenadora do subprojeto Matemática do Programa de Bolsa de Iniciação À Docência - Pibid - na PUC Minas.


CURSO DE MATEMÁTICA - PMG

  • PRÁTICA DE ENSINO: ESPAÇOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

CURSO DE FÍSICA - PMG

  • FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA I


Eliane Scheid Gazire

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Newton Paiva Ferreira (1977), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro/SP, (1985) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, (2000). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, atuando como docente nos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Atualmente é coordenadora e docente no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PUC/MG. Suas linhas de estudo e pesquisa são: Práticas investigativas em Educação Matemática, Aprendizagem Matemática, Resolução de Problemas, Avaliação e Formação de Professores.


CURSO DE MATEMÁTICA - PMG

  • METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA


Flávio de Jesus Resende

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, simulação computacional, história da ciência e ensino.


CURSO DE FÍSICA - PMG

  • PRÁTICA DE ENSINO: COLÓQUIOS EM FÍSICA E MATEMÁTICA

  • PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA


José Roberto Faleiro Ferreira

Possui graduação em pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968) e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Realizou pós-doutorado em Oxford, Inglaterra, de 1987a 1988. Realizou pesquisas na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada.Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Seu interêsse atual é formação de professores de Física e licenciaturas em Física.

FÍSICA

  • LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL II
  • ONDAS E ÓTICA

MATEMÁTICA

  • LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL II

| | | | | |

Júlia Esteves Parreira

Possui graduação em Física (bacharelado) pela UFMG (2003), mestrado em Física pela UFSC (2005) e doutorado em Física pela UFMG (2010), ambos em Física Teórica. É professora do Departamento de Física e Química da PUC-Minas. Tem desenvolvido pesquisa principalmente sobre ensino baseado em evidências e aprendizagem ativa no Ensino de Física. Atualmente faz pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFMG, em Ensino de Física.


CURSO DE FÍSICA - PMG

  • EXPERIMENTOS EM FÍSICA MODERNA

  • PRÁTICA DE ENSINO: RECURSOS ATUAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

|

Kelly Cristina Martins Faêda

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2011) e doutorado em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2015). Atualmente é professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, bem como na área de Ensino de Física, atuando principalmente no seguinte tema exames de larga escala. Tem experiência também na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: uo2, alumina, caracterização., U10Mo, combustível metálico.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL I

  • LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL III

| | | |

Lenise Maria Ribeiro Ortega

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1991) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998). É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas - PUCMinas e possui Estudos Avançados (primeira etapa do doutorado) em Ciências da Educação pela Universidad de Extremadura (2000-2003). Tem significativa experiência na docência e na assessoria pedagógica do Ensino Superior, em cursos da graduação e da pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, na área da Educação. Atualmente, é Professora do Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Educação, da PUCMinas, membro do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Apoio Pedagógico - Naped na mesma Instituição. Concentra seus estudos e pesquisas nas áreas de Tecnologias, Ciências e Educação, Formação Docente, Métodos de Ensino.

FÍSICA

  • GESTÃO ESCOLAR

| | | | | |

Lev Vertchenko

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Física - Astrofísica - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A experiência em Astrofísica tem ênfase em galáxias e estrutura em grande escala do universo. É professor do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


CURSO DE FÍSICA - PMG

  • ELETROMAGNETISMO


Maria Inês Martins

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e servidor ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. É lider do grupo de pesquisa (CNPq) Livros Didáticos de Ciências e Matemática.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, bem como na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: livros didáticos e exames de larga escala.


CURSO DE FÍSICA - PMG

  • PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROJETO E DESENVOLVIMENTO


Peter Leroy Faria

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciencias Fisicas - Universitat de Valencia (1994). Pós Doutorado em Astrofisica galactica pelo IAG da USP. Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Astronomia e Astrofisica, com ênfase em Cosmologia e ensino e divulgaçao de Astronomia atuando principalmente nos seguintes temas: funçao de luminosidade, testes cosmologicos, evoluçao de galaxias, ensino de Fisica e Astronomia, educaçao nao formal e divulgaçao cientifica.Atualmente atua na area de arqueoastronomia, fazendo um levantamento de de grafismos rupestres, com motivos astronômicos, registradas em sítios arqueológicos localizados em Minas Gerais.

FÍSICA

  • ASTRONOMIA

| | | | | |

Stephen Silva Simim

Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Iniciou o Doutorado em Educação pela PUC Minas no ano de 2015, na linha: Direito a educação e políticas educacionais para diferentes níveis e modalidades de ensino. Atualmente é professor do Departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde leciona Cultura Religiosa. É também professor convidado da Fundação Dom Cabral, onde atua como consultor de Organizações Sociais desenvolvendo Planejamento Estratégico e professor no curso de especialização em Gestão de Pessoas com as disciplinas de Ética e Poder nas Organizações. Membro dos grupos de pesquisas Fenômeno Religioso e Diálogo e Educação, Ética e Diversidade pela PUC Minas. Atua como assessor na área de Educação e das Organizações Sociais principalmente com os temas: Educação, Filosofia da Religião e Sociologia da Religião, Planejamento Estratégico, Ética, Política, Juventudes.


CURSO DE MATEMÁTICA - PMG

  • CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO


Vitor Luiz de Almeida

É graduado em Matemática (2009) - habilitação licenciatura - pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre em Matemática (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Matemática (2017) pelo mesmo programa (PPGMAT). Atualmente, é professor Adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). As áreas de pesquisa e interesse são sistemas dinâmicos conservativos, em especial, teoria de bilhares em superfícies de curvatura constante.


CURSO DE MATEMÁTICA - PMG

  • FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA II

  • GEOMETRIA PLANA E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS II