Pedro Henrique de Mello Morado Penna

Doutorando em Informática em regime de co-tutela pela Universidade de Grenoble Alpes (UGA) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2016. Recebeu o título de Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em 2015, com as condecorações de Láurea Acadêmica (PUC Minas) e Aluno Destaque da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por sua excelência em atividades acadêmicas e de pesquisa. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Raquel Alves Furtado

Doutora em Administração pelo Cepead/UFMG (2001)/, linha de pesquisa Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas. Pesquisadora Mineira pela FAPEMIG (Programa PPM) - 2012-2014. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Mestre em Administração pela PUC Minas (2006)/Qualis 5 e Especialista em Recursos Humanos pela FGV. Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desde 2002, nos cursos de graduação em Administração, Comunicação Social, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Engenharia de SOftware e em cursos de pós-graduação Lato Sensu (PUC Minas/IEC) lecionando nas áreas de Recursos Humanos, Comunicação Organizacional, Ética e Responsabilidade Social Empresarial, Relações de Trabalho. Responsável pelo projeto de implantação de uma Central de Carreiras na PUC Minas. Atua também como Coach Profissional, atendendo executivos, empreendedores e profissionais de diversas áreas, e palestrante. Tem grande experiência profissional nas áreas de Comunicação e Administração, especificamente Coaching Executivo, Coaching de Carreira, Coaching de Desenvolvimento de Competências, Liderança, Empoderamento feminino, Promoção da Diversidade e Igualdade de Gênero, Gestão Estratégica de RH, Gestão de Comunicação Estratégica, Marketing Institucional, Marketing Digital, Jornalismo, Responsabilidade Social Empresarial. Atuou como Diretora do Great Place to Work Institute (GPTW), empresa internacional de pesquisa sobre ambiente de trabalho, como Business Partner na Açominas (posterior Gerdau), Assessora de Comunicação em diversos sindicatos profissionais das categorias de professores e jornalistas, e como repórter, editora e apresentadora nas Redes de Televisão Globo e Bandeirantes, Desenvolveu pesquisas em mais de 10 empresas nacionais e internacionais de grande porte, destacando-se o Grupo Telemar (atual Oi), White Martins, Belgo Mineira (atual Arcelor) e Embratel dentre outros. www.raquelfurtado.com Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • GESTÃO DE PESSOAS E COMUNICAÇÃO



Reinalto Roberto Ribeiro

Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é l Prof Assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • CÁLCULO II



Renata Dumont Flecha

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Psicanálise, Psicologia Social, Religião e suas interlocuções.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA

Roberto Felipe Dias Ferreira da Rocha

Possui graduação em Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente é professor assistente nível IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor titular da Escola de Engenharia Kennedy. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

    • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO


Rodrigo Baroni de Carvalho

Possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) com período de doutorado-sanduíche (2004 a 2005) na Universidade de Toronto, Canadá (Faculty of Information Studies). Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Recebeu o Prêmio UFMG de Teses pela melhor tese em Ciência da Informação defendida em 2006. Recebeu certificado PUCMinas de Reconhecimento Acadêmico em 2017 pelo resultado obtido na Avaliação Docente. É Professor Adjunto da PUCMinas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Possui experiência de 17 anos como Analista de Sistemas, tendo atuado na Cemig, Acesita, Belgo Mineira Sistemas (Arcelor), Bemge e no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Seus temas principais de pesquisa são: Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, Inteligência Competitiva, Tecnologia da Informação, Ciência da Informação,Administração Pública, Banco de Dados, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Foi membro do Comitê Científico da Divisão de Administração da Informação (ADI) da ANPAD de 2013 a 2017 e coordenador do tema Gestão da Informação da divisão acadêmica de Administração de Informação da ANPAD no biênio 2011-2012. É líder do tema Gestão Estratégica de TI e Governança de TI para o SEMEAD (Seminários de Administração) da USP desde 2012. É editor da Revista de Economia & Gestão da PUCMinas (Qualis B2) editada pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCMinas. É coordenador do Núcleo de Periódicos Científicos da Editora PUCMinas. É revisor de 15 periódicos Qualis nas áreas de Administração e Ciência da Informação. Orientou 12 dissertações, 1 tese de doutorado e co-orientou 2 dissertações de Mestrado em Administração. Participou de 75 bancas de defesa de dissertação de Mestrado e 17 bancas de defesa de tese de Doutorado. Publicou 82 trabalhos em anais de eventos. Possui 10 capítulos de livros e 1 livro publicado. Publicou 3 artigos em periódicos internacionais, 29 artigos em periódicos nacionais e 13 trabalhos em anais de eventos internacionais no Canadá, Áustria, EUA (Havaí), Portugal, Chile, Argentina e Suíça.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • BANCOS DE DADOS

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS

  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO



Rodrigo Richard Gomes

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2003) e doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pesquisador colaborador no Laboratório de Genômica Clínica (LGC) da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência em Bioinformática, com ênfase na área de Genética Molecular Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: genética forense, aprendizagem de máquinas, inteligência artificial, verificação formal de modelos e processamento digital de imagens.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II

  • LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO II

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB



Rommel Vieira Carneiro

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Em andamento) na área de Ontologias e Interoperabilidade Semântica de Sistemas. Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2012) com foco em Mobile Learning, pós-graduação em Gerência de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (2002), graduação em Informática pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1995). Coordenador dos cursos de Especialização em Business Intelligence e Analytics e Desenvolvimento Web Full Stack. Professor dos cursos de Especializacão em Business Intelligence e Analytics, Desenvolvimento Web Full Stack, Arquitetura de Software Distribuído (IEC - PUC Minas). Professor Mentor do Programa de Pré-Aceleração de Negócios (PAN) da PUC Minas. Professor credenciado ao programa Startup Universitário do Governo de MG. Consultor de Gestão de Informação e gestão de conteúdo corporativo (ECM), atuante na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras de alto valor agregado dentro do contexto das tecnologias da informação para gestão e operação de negócios em organizações de naturezas diversas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

| | | | |


Sandro Jerônimo de Almeida

Doutor na área de Engenharia Mecânica (ênfase Aeroespacial) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2017), bacharel em Sistemas de Informação e mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais (PUC Minas), onde leciona e coordena o curso de Engenharia de Computação e o Microsoft Innovation Center (MIC PUC Minas). Seus trabalhos de pesquisa e inovação abordam a aplicação de inteligência artificial, otimização de sistemas complexos e mineração de dados nas áreas de aviação, jogos digitais, saúde e simulação de mosquitos aedes aegypti. Colabora com o Center For Urban and Regional Analysis (CURA) na The Ohio State University (OSU), onde realizou parte de seu doutorado e participou do NEXTOR II, um consórcio da FAA (Federal Aviation Administration) nos Estados Unidos focado em Pesquisa Operacional na aviação. Entusiasta, co-fundador e mentor de diversas startups e programas de aceleção de negócios, tem estudado e visitado ecossistemas de inovação e empreendedorismo digital no Brasil, Ásia, Europa e Estados Unidos. Seu trabalho na inspiração e orientação de estudantes tem resultado em produção técnica relevante e prêmios em competições de Inovação em âmbito Nacional e Internacional.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS

| |

Simone Alves Nogueira

Mestre em Design for Interaction pela University of Westminster, Londres, com o título reconhecido no Brasil pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Arte Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho, atual Escola de Design (UEMG). Professora Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde ministra disciplinas na área de Design Visual e de Interação Humano Computador e integra a equipe de professores mentores da Microsoft Innovation Center (MIC). Participou da elaboração e produção de materiais didáticos para a educação a distância na PUC Minas Virtual por quatorze anos, os quais durante quatro coordenou a equipe de Produção de Materiais de Didáticos em EAD. Coordena o Projeto de Extensão PUC Mais Idade São Gabriel e é professora assistente do Projeto de Extensão Programação de Robôs Didáticos como Ferramenta de Motivação Educacional. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interação do Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

    • DESIGN DE INTERAÇÃO

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

    • DESIGN DE INTERAÇÃO

| | |


Soraia Lúcia da Silva

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação, computação móvel e inclusão digital.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE IV

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

    • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

    • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

    • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

    • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

|


Suzete Maria Basilio Teixeira

Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora da IES. Leciona as disciplinas de Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III e Equações Diferenciais para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Softwares, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, entre outros. Leciona também, Cálculo Financeiro e Matemática Financeira para os cursos de Pós-Graduação em Gestão Financeira, em Gerenciamento de Projetos e em Perícia Contábil. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, comunicação social, tecnologia em produção multimídia e projetos.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CÁLCULO II


Thiago Teixeira Santos

Doutorando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia-FAJE. Graduado em Filosofia pela PUC Minas. Atualmente é professor do Departamento de Filosofia Dom João Resende Costa, PUC Minas. Atua também como Editor da Revista Senso. Pesquisa as Filosofias da alteridade, o existencialismo sartriano e as demais escolas de filosofia contemporânea, de expressão francesa. Atualmente se dedica as discussões acerca da Ética nos recortes de temas como reconhecimento, tolerância e diálogos contemporâneos.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA