João Ricardo Siqueira de Oliveira

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Cursou disciplinas de doutorado no IMPA(1999). Atualmente é professor da PUCMINAS - Unidades: Coração Eucarístico e Praça da Liberdade, e Coordenador de uma Especialização em Ensino de Matemática, no IEC/PUCMINAS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria dos Números, atuando principalmente nos seguintes temas: produção, software, matemática discreta, cálculo e interdisciplinar.


CURSO DE MATEMÁTICA - PMG

  • CÁLCULO I

  • PRÁTICA DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • MATEMÁTICA DISCRETA I



José Carlos Aguiar de Souza

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Ciências da Religião - Katholieke Universitet Leuven (1988), Mestrado em Filosofia - Katholieke Universiteit Leuven (1994) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Foi Reitor do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF) e atualmente é professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), do Instituto Santo Tomas de Aquino e professor visitante da Eastern Michigan University (Estados Unidos) - McAndless Chair. Desenvolve pesquisa nas áreas de metafisica, modernidade, filosofia da religião, psicologia da religião e Ecofilosofia.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE


José Claudio do Nascimento Henriques

Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1990) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e formaçao em psicanálise/ esquizoanálise pelo Núcleo de Psicanálise e Práticas institucionais, atuando como psicanalista desde 1.996. Professor de Lógica, Antropólogia, Ética e Ética da Propaganda na Pontifícia Universidade Católica de MInas Gerais e Hermenêutica Filosófica no Centro de Formação de Agentes de Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte - CEFAP.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

    • FILOSOFIA


Jose Laerte Pires Xavier Junior

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2013) e mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Realizou graduação sanduíche no Institut National des Sciences Appliquées (INSA - Lyon). Atualmente participa do programa de Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob orientação do Prof. Marco Tulio. Tem experiência em Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: APIs, Manutenção e Evolução de Software, Qualidade de Software e Arquitetura de Sistemas.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO DE SOFTWARE

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE VI

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ANÁLISE E PROJETO DE JOGOS DIGITAIS

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE



José Wilson da Costa

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor do Programa de Pósgraduação em Educação e professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Ensino Técnico e Profissional do CEFETMG.Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Informática na Educação, Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: programação de computadores, ambientes de aprendizagem, software educativo, ensino/aprendizagem, educação e ambientes virtuais, educação a distância.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

| |

Joyce Christina de Paiva Carvalho

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Atualmente é professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados. Atua no mercado de Tecnologia da Informação desde 1991.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

  • TECNOLOGIAS DE BANCOS DE DADOS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE JOGOS DIGITAIS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE JOGOS DIGITAIS

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS COMPUTACIONAIS EM GRAFOS

  • BANCOS DE DADOS

  • LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO II

  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE II

|

Juliana Amaral Baroni de Carvalho

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e Mestrado em Engenharia Elétrica (ênfase em Sistemas de Informação) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais nos cursos de Sistemas de Informação, Tecnologia em Jogos Digitais e Engenharia de Computação. Como analista de sistemas, atuou na Localiza, Cemig, Banco Mercantil do Brasil e TIM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, Análise de Sistemas, Orientação a Objetos e Engenharia de Software. Tem 2 artigos publicados em eventos internacionais, 7 artigos publicados em eventos nacionais (SBC-SBES, Enanpad e Enadi) e 3 artigos em periódicos nacionais. Orientou 35 trabalhos de conclusão de curso. Participou da organização local do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da coordenação local do WIE - Workshop sobre Informática na Escola, ambos realizados em julho de 2010. Participou da organização do CBSoft 2015 (XXIX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software). É membro do Colegiado de Sistemas de Informação da PUCMinas desde 2014. É autora do livro Engenharia de Software Orientada para a Web.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE III

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ANÁLISE E PROJETO DE JOGOS DIGITAIS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS



Julienne Borges Fujii

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: prevalência, ipatinga, morbidade, toxoplasmose e parasitoses.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE



Kattiana Fernandes Constantino

I am Kattiana Constantino, Brazilian, living in Belo Horizonte/Minas Gerais/ Brazil. I obtained my bachelor degree in Computer Sciences at University of São Paulo (USP) with grant from the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) and the São Paulo Research Foundation (FAPESP). Furthermore, I have two specialization being one of them on Object Orientation at University of Campinas (UNICAMP) and another on Project Management of Information Technology at University of São Paulo (USP). Finally, I completed my master degree in Software Engineering and Data Visualization from Federal University of Minas Gerais (UFMG). Currently, I am doctoral student in Computer Science, focusing on Software Engineering and Data Visualization.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ENGENHARIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS

  • GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA


Leopoldo Grajeda Fernandes

Professor da PUC-Minas, matemático com experiência nas áreas de Matemática Aplicada e Finanças, atua tanto nos meios acadêmicos, quanto na indústria e no mercado financeiro. Master of Science (New York University, 1998), estudou no renomado Courant Institute of Mathematical Sciences. Aplica métodos matemáticos, estatísticos e computacionais a problemas relevantes do mercado financeiro, notadamente à análise de risco, à obtenção de estratégias de investimento ótimas via simulação de Monte Carlo e algoritmos genéticos, ao apreçamento de derivativos através da solução numérica de equações diferenciais estocásticas. Dedica-se ainda à Educação Financeira e ao estudo do Direito, especialmente de contratos financeiros, legislação e regulamentação financeira. Administrador de carteira de valores mobiliários, tem notório saber reconhecido pela CVM.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • MATEMÁTICA DISCRETA II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

    • FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA II

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

    • CÁLCULO I


Lesandro Ponciano dos Santos

Lesandro Ponciano é professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e pesquisador no Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ele recebeu o título de Doutor em Ciência da Computação pela UFCG em 2015. Também possui os títulos de Mestre em Ciência da Computação pela UFCG, obtido em 2011, e Bacharel em Sistemas de Informação pela PUC Minas, obtido em 2008. Participou de projetos de pesquisa em sistemas de computação paralela e distribuída com ênfase em replicação de tarefas, escalonamento de tarefas, economia de energia e caracterização de cargas de trabalho. Nos atuais projetos, seus principais tópicos de pesquisa são engajamento de seres humanos e credibilidade de seres humanos em sistemas baseados no paradigma de computação por humanos (human computation) e em abordagens de ciência cidadã (citizen science). É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Citizen Science Association (CSA)


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

  • PROCESSOS E QUALIDADE DE SOFTWARE

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

  • SISTEMAS OPERACIONAIS

  • TESTE DE SOFTWARE

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

| | |

Letícia de Castro Peixoto

Doutoranda da Ciência de Informação na UFMG, é Engenheira Química pela pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Mestrado em Administração pela PUC MINAS/FDC, MBA pela University of Technology, Sidney (UTS) e Master of Engineering pela University of Technology, Sidney (UTS). Possui mais de 20 anos de experiência profissional sendo 12 deles na área de consultoria de Business Intelligence (BI), atuando na gestão de projetos e nas frentes de consultoria de processos e das ferramentas tecnológicas de BI da SAP que apóiam o processo de planejamento. Trabalhou em consultorias portuguesas (Grupo Tecnidata), americanas (Bearing Point) e indianas (Infosys) realizando projetos nas empresas: Novartis, Souza Cruz (BAT), Cosan, Camargo Corrêa, ArcelorMittal, Schincariol, Zilor, Holcim, Veracel, Cimpor, Zillo Lorenzeti, Cintra, Schincariol, Gerdau e outras. No início da carreira, trabalhou 4 anos como engenheira de projetos na AmBev. Leciona na PUC Minas desde 2009 nos departamento de Engenharia de Produção do Campus Praça da Liberdade, onde é coordenadora de pesquisa e extensão do curso. Participa do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. Leciona em cursos de pós-graduação no IEC e no IETEC.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • GESTÃO DA PRODUÇÃO DE SOFTWARE



Lucila Ishitani

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando no Programa de Pós-graduação em Informática e no bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente na área de informática na educação, objetos de aprendizagem e jogos digitais.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

|

Luiz Flávio Freitas Barbosa de Oliveira

Graduado em Engenharia Elétrica (1982) e mestre em Ciência da Computação (1992) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atua principalmente nas seguintes áreas: produção de jogos digitais, produção e edição de áudio e vídeo digital, produção multimídia (web e mídias eletrônicas), design de interação, tecnologias para Educação a Distância (EAD) e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Sócio-diretor da empresa Feira Moderna Produções Digitais Ltda. (Plug & Boom)

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

    • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

    • PROJETO DE SOFTWARE

    • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

    • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

    • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

| |


Marco Paulo Soares Gomes

Marco Paulo Soares Gomes é professor do Departamento de Engenharia de Software e Sistemas de Informação da PUC Minas. É doutor e mestre em Ciência Política (DCP/UFMG), com bolsa sanduíche no Programa de Modelagem de Sistemas Complexos da USP, especialista em Relações Internacionais (Universidade de Brasília - UnB) e em Gestão Estratégica (CEPEAD/UFMG) e bacharel em Ciência da Computação (PUC Minas). Tem interesses nos temas tomada de decisão, cognição, processamento de informação, ciência de dados, tecnologia e gestão, planejamento, cenários prospectivos, modelagem de processos de negócios, difusão de opinião, sistemas complexos, modelagem baseada em agentes e simulação computacional, sistemas de informação e business intelligence (BI) e analytics. Atua na área de modelagem de processos de negócios, sistemas de informação e business intelligence (BI).


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ENGENHARIA ECONÔMICA PARA SOFTWARE

  • OTIMIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • GESTÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • BANCOS DE DADOS

  • SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

|

Marco Rodrigo Costa

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor adjunto iv da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, software, compilador, linguagens de programação e análise de usabilidade.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO



Maria Augusta Vieira Nelson

Maria Augusta possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Ciência da Computação - University of Waterloo (2003). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais onde leciona e coordena o bacharelado em Engenharia de Software. É Chefe do Departamento de Engenharia de Software e Sistemas de Informação desde 2017. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software para diferentes domínios, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de requisitos, arquitetura e projeto de software, testes e educação em Engenharia de Software.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

| |

Olga Maria Medeiros de Oliveira

Tem experiência na área de Estatística e Matemática. Participou do corpo docente da Faculdade de Minas, Muriaé e Belo Horizonte (FAMINAS -MG), atuando nas áreas de Matemática e Estatística. Especialista em Educação Matemática pela PUC - MG e em Estatística pela UFMG. Mestre no curso de Ciência Animal, na área de Epidemiologia da Escola de Medicina Veterinária da UFMG, atuando em Modelagem Matemática de doenças. Professora de Cálculo da Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas).


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA II


Paulo Antonio Couto Faria

Professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui graduação em filosofia Bacharelado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1988), graduação em Filosofia licenciatura - Faculdades Associadas Ipiranga (1990), graduação em Teologia Bacharelado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1994) e mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2004), com a dissertação "Teologia no limiar da filosofia. A modernidade e o encontro fé e razão na obra de Henrique Cláudio de Lima Vaz. Concluiu o doutorado em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia da Companhia de Jesus, com a tese. Teologia e ciências da religião no panorama acadêmico brasileiro em diálogo com Paul Ricoeur (2016). É membro do grupo interfaces teologia e antropologia na mesma faculdade.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO



Pedro Alves de Oliveira

Doutor em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informações geográficas (SIG), engenharia de software, arquitetura de aplicações distribuídas, bancos de dados geográficos e gerência de projetos.


CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ARQUITETURA DE SOFTWARE

  • GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS

  • GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

|