Alexandre Teixeira

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2007) e especialização em Design Instrucional para EAD pela Universidade Federal de Itajubá (2010). Tem experiência profissional na área de Ciência da Computação, com ênfase em hardware e redes, atuando principalmente nos seguintes temas: informática na educação, sistemas digitais, redes de computadores, software livre e EAD. Obteve a Furukawa Certified Professional em 2012. Atualmente é professor assistente IV, membro do colegiado do Curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor dos curso de Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Engenharia de Produção na PUC Minas

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES
  • PROJETO INTEGRADO DE HARDWARE E SOFTWARE
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • JOGOS EM REDES


Carlos Alberto Marques Pietrobon

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Informática (Computação Gráfica Tri-Dimensional) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Informática (Engenharia de Software) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor aulista da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor titular da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de 1997 a 2020. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Qualidade de Software, já tendo atuado como Consultor Implementador MPS-BR, e desenvolvendo trabalhos nos seguintes temas: qualidade de software, engenharia de software, processo de software ágeis e prescritivos, trabalho cooperativo suportado por computador, gestão de conhecimento,teste de software, gerência de configuração de software, gerência de projetos de software, projeto de software, DevOps e engenharia de software aplicada a internet das coisas. Desenvolve atividades de engenharia de software aplicada à engenharia tradicional em disciplinas onde se programam Android e Arduino, objetivando atender a quarta revolução industrial. Atualmente estou pesquisando o uso de consciência situacional para drones em ambiente de quarta revolução industrial. Desenvolve atividades de extenção e educação relacionadas com a linguagem de programação Scratch. Desenvolve atividades de extenção e pesquisa no uso de tecnologias da informação que apoiem adolescentes autistas (Asperger) na determinação da sua vocação, além de treiná-los para uma futura vida profissional.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE III
  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
  • LABORATÓRIO DE PROJETO DE SISTEMAS

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ENGENHARIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE
  • GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO E EVOLUÇÃO DE SOFTWARE


Carlos Barreto Ribas

Possui graduação em Matemática, licenciaturas plenas em Matemática e Física (1983), especialização em Computação (1989), em Informática na Educação (2000) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Doutorado inconcluso em Filosofía, Tecnología y Sociedad pela Universidad Complutense de Madrid - UCM (2004-2007). Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação, atuando na graduação e na pós-graduação em disciplinas ligadas a engenharia de software, segurança e auditoria de sistemas, qualidade de software, governança de tecnologia da informação, algoritmos e estruturas de dados. Ocupou os cargos de Chefe do Departamento e de Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática e de Pró-reitor de Unidade na Puc Minas. Desde 2008, ocupa o cargo de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • QUALIDADE DE SOFTWARE
  • SEGURANÇA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I


Cláudia Silva Tavares

Possui graduação em matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CÁLCULO I


Claudiney Vander Ramos

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). É doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Engenharia de Software. Atuou também como analista de sistemas em empresas líderes em seus segmentos de atuação.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • FUNDAMENTOS DE TESTES DE SOFTWARE
  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • PROCESSOS E QUALIDADE DE SOFTWARE
  • PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I


Cristina Almeida Cunha Filgueiras

Graduada e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (bolsista CNPq). Realizou estágio sênior no exterior no Centre Max Weber, Université Lumière Lyon II (bolsista Capes). Realiza trabalhos de consultoria técnica para órgãos públicos brasileiros e instituições internacionais. Desde 2005 é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisador Mineiro Fapemig 2010 a 2015. Pesquisador CNPq Pq-2. Principais temas de investigação e trabalhos publicados : questão social, trabalho, proteção social, desigualdade, pobreza, juventude, políticas públicas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • COMPUTADORES E SOCIEDADE


Eveline Alonso Veloso

Possui graduação (2000) e mestrado (2002) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Algoritmos, Recuperação de Informação e Avaliação de Desempenho e Planejamento de Capacidade de Sistemas Computacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia e gerência de requisitos, algoritmos, coleta automática de documentos, modelos de recuperação de informação, caracterização de cargas de trabalho.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
  • PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA CENÁRIOS REAIS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

|


Hugo Bastos de Paula

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Departamento de Ciência da Computação, onde leciona nos cursos de Engenharia de Software, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação. Durante o Doutorado, trabalhou no Human Information Systems Laboratory do Advanced Telecomunications Institute International (ATR), no Japão, participando do projeto Cognitive Systems, coordenado pelo Prof. Eric Vatikiotis-Bateson. Atua nas áreas de recuperação de informação, processamento de sinais multimídia, computação musical, inteligência artificial e mineração de dados.

CURSO SISTEMA INFORMAÇÃO - EAD POLO COR EUCARISTICO

  • PROJETO: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS
  • PROGRAMAÇÃO MODULAR
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE V
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA CENÁRIOS REAIS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

| | | |


Humberto Torres Marques Neto

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas - (1990), mestrado em Ciência da Informação (1999) e doutorado em Ciência da Computação (2008) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atua como professor no Programa de Pós-graduação em Informática e no Curso de Graduação em Ciência da Computação da PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando, principalmente, em: caracterização e modelagem de comportamento de usuários de sistemas distribuídos em larga escala, redes sociais online, sistemas de computação para dispositivos móveis, engenharia e arquitetura de software e aspectos sócio, econômico e culturais de serviços de Internet. Atualmente, também coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas e o PUCTec, o Hub de Formação, Inovação e Negócios da PUC Minas.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE VI

| |


Ilo Amy Saldanha Rivero

Possui Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), graduação em Administração - Univag Centro Universitário (2000), graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2016), pós-graduação em Computação Distribuída e Redes de Computadores UFSC (2004) e em Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2010). Atualmente é tutor de ensino à distância da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor de ensino superior na pós-graduação lato-sensu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Internet das Coisas, Blockchain e Inteligência Artificial. Atua como CTO do Orçafarma - Marketplace de Medicamentos e como desenvolvedor na área de IoT da Fundação Althash/HTMLCoin. É Certificado Microsoft (MCP) em Azure AI Engineer Associate, MCP Networking Fundamentals, MCP em Azure IoT Developer Specialty e AWS Certified Cloud Practitioner . É desenvolvedor para dispositivos móveis e embarcados (C, C#, Java, Flutter) e integração com nuvem (Azure, AWS, Google Cloud) Trabalhou no desenvolvimento de projetos na área de tecnologia, principalmente em saúde, sendo premiado no Startup Weeked IoT 2017 (3º lugar - Saúde Certa - Verificação de Medicamentos), Desagio Qualcomm 2017 (Finalista - Premiado com viagem à San Diego/EUA - Monitoramento de Pacientes em Home Care), Desafio Pfizer 2017 (Finalista, Categoria Inventores - Pulseira para monitoramento de febre), Desafio Pfizer 2018 (Finalista - Monitoramento de Zebrafish para aplicação de medicamentos conta câncer), Ideas for Milk 2018 (1º Lugar - Mentor - Aplicativo Móvel utilizando IA para seleção genética de matrizes em gado de leite), Hack Covid19 2020 (3º Lugar - Aplicativo para rastreamento de testes positivos de Covid19 utilizando visão computacional).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - COR. EUCARISTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB FRONT-END

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS COMPUTACIONAIS EM GRAFOS


Ivre Marjorie Ribeiro Machado

Possui mestrado em Ciência da Computação na UFMG (2011), especialização em Organizações Bancárias e Financeiras pelo IEC (2008) e graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). É professora da Puc Minas, no qual leciona: Algoritmos e técnicas de programação,Modelagem de Processos de Negócio, Algoritmos e Estruturas de Dados I e Laboratório de Computação I. Coordena um curso de pós graduação em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis no IEC/PUC Minas Contagem. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de Banco de Dados, Recuperação de Informação e Engenharia de Software.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE
  • PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE IV

| | |


Jane Carmelita das Dores Garandy de Arruda Barroso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e Mestrado em Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Matemática e Estatística. Leciona Cálculo I e Cálculo II para os cursos de Engenahria Civil e de Produção e Sistemas da Informação na PUC Barreiro, Cálculo I nos cursos de Engenharia da Computação, Aeronáutica e Mecânica na PUC São Gabriel, Cálculo I no curso de Engenharia de Software na PUC Praça da Liberdade. Coordenadora do Núcleo de Tecnologia e Inovação da PROEx e representante do Núcleo no Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI). Representante das Unidades da Região Metropolitana da PUC Minas na Comissão Própria de Avaliação (CPA). Coordenadora do projeto de extensão Desenvolvimento de Software e Jogos para a Promoção da Saúde do curso de Engenharia de Software.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • CÁLCULO I

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CÁLCULO I

CURSO DE JOGOS DIGITAIS - PLF

  • FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA

CURSO JOGOS DIGITAIS - PSG

  • FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA


João Caram Santos de Oliveira

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1999) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos e estruturas de dados, programação orientada por objetos, sistemas operacionais e desenvolvimento de jogos digitais.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO MODULAR
  • PROGRAMAÇÃO MODULAR

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS
  • SISTEMAS OPERACIONAIS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


Jose Laerte Pires Xavier Junior

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2013) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Realizou graduação sanduíche no Institut National des Sciences Appliquées - INSA Lyon (2012). Atualmente, participa do programa de Doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob orientação do Prof. Marco Tulio Valente. Tem experiência em Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de Software, APIs, Manutenção e Evolução de Software, Análise e Projeto de Sistemas.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
  • LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO DE SOFTWARE
  • MEDIÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • PROJETO DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE VI

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE


Joyce Christina de Paiva Carvalho

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Áreas de interesse: bancos de dados, BI, Analytics, Grafos. Atua no mercado de Tecnologia da Informação desde 1991.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • BANCO DE DADOS
  • BANCOS DE DADOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - COR. EUCARISTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB FRONT-END

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • BANCOS DE DADOS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

|


Juliana Amaral Baroni de Carvalho

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e Mestrado em Engenharia Elétrica (ênfase em Sistemas de Informação) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais nos cursos de Sistemas de Informação, Tecnologia em Jogos Digitais e Engenharia de Computação. Como analista de sistemas, atuou na Localiza, Cemig, Banco Mercantil do Brasil e TIM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, Análise de Sistemas, Orientação a Objetos e Engenharia de Software. Tem 2 artigos publicados em eventos internacionais, 7 artigos publicados em eventos nacionais (SBC-SBES, Enanpad e Enadi) e 3 artigos em periódicos nacionais. Orientou 35 trabalhos de conclusão de curso e 17 trabalhos técnicos. Participou da organização local do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da coordenação local do WIE - Workshop sobre Informática na Escola, ambos realizados em julho de 2010. Participou da organização do CBSoft 2015 (XXIX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software). É membro do Colegiado de Sistemas de Informação da PUCMinas desde 2014. É autora do livro Engenharia de Software Orientada para a Web.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ENGENHARIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA CENÁRIOS REAIS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS


Lesandro Ponciano dos Santos

Lesandro Ponciano recebeu os títulos de Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 2015, Mestre em Ciência da Computação pela UFCG, em 2011, e Bacharel em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em 2008. Desde 2016, é professor adjunto lotado no Departamento de Engenharia de Software e Sistemas de Informação da PUC Minas. Tem contribuições científicas nas áreas de infraestrutura de computação paralela e distribuída para e-ciência (e-science) e ciência cidadã (citizen science). Atua em iniciativas de participação popular em ciência e design por meio de abordagens de Interação Humano-Computador e Sistemas Colaborativos. É membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Citizen Science Association (CSA) e da Red Iberoamericana de Ciencia Participativa (RICAP).

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • FUNDAMENTOS DE TESTES DE SOFTWARE
  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA
  • SISTEMAS OPERACIONAIS
  • TESTE DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

| | |


Letícia de Castro Peixoto

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG, é Engenheira Química pela pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Administração pela PUC MINAS/FDC. Cursou MBA pela University of Technology, Sidney (UTS) e Master of Engineering pela University of Technology, Sidney (UTS). Possui mais de 20 anos de experiência profissional sendo 12 deles na área de consultoria de Business Intelligence (BI), atuando na gestão de projetos e nas frentes de consultoria de processos e das ferramentas tecnológicas de BI da SAP que apóiam o processo de planejamento. Trabalhou em consultorias portuguesas (Grupo Tecnidata), americanas (Bearing Point) e indianas (Infosys) realizando projetos nas empresas: Novartis, Souza Cruz (BAT), Cosan, Camargo Corrêa, ArcelorMittal, Schincariol, Zilor, Holcim, Veracel, Cimpor, Zillo Lorenzeti, Cintra, Schincariol, Gerdau e outras. No início da carreira, trabalhou 4 anos como engenheira de projetos na AmBev. Leciona na PUC Minas desde 2009 nos departamento de Engenharia de Produção do Campus Praça da Liberdade, onde é coordenadora de pesquisa do curso e coordena projeto de Extensão de gameficação em Engenharia de Produção. Participa do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso.

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • GESTÃO DA PRODUÇÃO DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Luciana De Nardin

Possui graduação em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e é doutoranda pela Universidade de São Paulo na área de Sistemas Web e Multimídia Interativos. Atualmente, é professora Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professora de Pós Graduação nos cursos ofertados pelo curso de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na modalidade presencial e à distância. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE I
  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
  • SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


Lucila Ishitani

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando no Programa de Pós-graduação em Informática e nos bacharelados em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente na área de informática na educação, design centrado no usuário e jogos sérios.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR III: PESQUISA APLICADA

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

| |