Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

As práticas de pesquisa contribuem para a formação do perfil do egresso, pois levam o discente a ser capaz de contribuir com uma visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas trazendo desenvolvimento para a sua área de formação. No curso Engenharia de Software a pesquisa está articulada em grupos de pesquisa, projeto de pesquisa, divulgação científica e pesquisa conduzida em unidades curriculares.

 

Práticas de pesquisa encontram-se institucionalizadas e implantadas no curso envolvendo discentes e docentes. Encontra-se institucionalizado no curso o grupo de estudos e pesquisa “Sistema, Software e Mídias Interativas” com reuniões periódicas com docentes e discentes. O grupo estuda reúne professores doutores e estudantes bolsistas e voluntários. O Grupo de Pesquisa está cadastrado no CNPq. Dentro do Grupo, o aluno pode atuar como: “Jovem Talento” participando dos grupos de estudos; “Pesquisador Voluntário”, atuando em pesquisas como voluntário; ou “Pesquisador Bolsista”, atuando em pesquisas como bolsista PIBIC, Probic ou FIP.

pesquisa

 

A linha de pesquisa tratada no grupo investiga requisitos de software que emergem das demandas implícitas ou explícitas da sociedade e que afetam todas as etapas da Engenharia de Software, como o “Requisito de Explicabilidade”. O grupo aglutina as diversas áreas de atuação dos docentes do curso, considerando práticas de “Ciência Cidadã” e critérios do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

 

pesquisa

Reunião com estudantes do grupo de pesquisa em dezembro de 2019

 

Entre as contribuições científicas do grupo de pesquisa, pode-se apontar o artigo científico Exploring User Profiles Based on their Explainability Requirements in Interactive Systems publicado em 2020, no  XIX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. Este artigo mostra diferentes perfis de pessoas em termos de sua preocupação com explicabilidade de software e demanda por explicabilidade de software.

 

O trabalho "Explorando o Requisito de Explicabilidade em um Robô Social que Auxilia Engenheiros de Software na Plataforma GitHub" que é resultado de projeto de iniciação científica PIBIC-CNPq intitulado “Explorando o Requisito de Explicabilidade em um Robô Social que Auxilia Engenheiros de Software na Plataforma GitHub” executado por Gabriel Moreira Chaves, estudante do curso de Engenharia de Software, sob orientação do prof. Lesandro Ponciano recebeu a Menção Honrosa na área de Ciências Exatas e da Terra no  XXVIII Seminário de Iniciação Científica Tecnológica e de Inovação da PUC Minas. O trabalho foi publicado e apresentado no seminário em outubro de 2020. O trabalho foi conduzido no grupo de pesquisa em Sistemas, Software e Mídias Interativas.

 

As atividades de pesquisa propiciam a participação discente em projetos de pesquisa de forma voluntária ou por meio de bolsa de iniciação científica. Esse é o caso de dois projetos de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) destacados baixo:

  • Projeto PIBIC 2019-2020 intitulado “O Requisito de Explicabilidade em Robôs Sociais que Implementam Computação por Humanos”.
  • Projeto PIBIC 2018-2019 intitulado “Engenharia Semiótica e Computação por Humanos no Projeto e Avaliação de Software Aderente ao Requisito de Explicabilidade”.

pequisa

 

A prática e os resultados das pesquisas desenvolvidas ao público interno e externo à universidade. A divulgação das atividades de pesquisa no curso tem sido feita por meio de 1) Apresentações internas no grupo de pesquisa; 2) Reuniões abertas do grupo de pesquisa; 3) Apresentação na mostra de Pesquisa e Extensão (Mostra PEX); 4) Divulgação para a sociedade por meio da Revista PUC Minas, jornal Estado de Minas e TV Horizonte.

  • Pandemia e a importância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, publicado no Minas Faz Ciênica da Fapemig. Acesso o texto clicando aqui.
  • Ciência Participativa e Cidadã na Perspectiva da Tecnologia. Veja a palestra clicando aqui.
  • Estímulo à curiosidade e envolvimento com a pesquisa científica: Comunidade é chamada a participar de projetos científicos pela PUC Minas, publicado no Jornal Estado de Minas. Acesse o texto clicando aqui.
  • Ciência ao Alcance de Todos, publicado na Revista PUC Minas. Acesso o texto clicando aqui
  • Entrevista Ciência Cidadã, na TV Horizonte. Veja a entrevista clicando aqui.

pequisa

 

As atividades de pesquisas no curso Engenharia de Software também estão contextualizadas nas unidades curriculares, com a análise de artigos científicos publicados em periódicos. Isso fomenta o raciocínio crítico com base em literatura atualizada. Práticas investigativas também são parte das unidades curriculares, culminando em produções com participação discente que são submetidas a conferência e periódico. Exemplos de artigos publicados são:

As práticas curriculares dos professores são pesquisas inovadoras na área de educação em ciência da computação, esse é o caso dos seguintes artigos que são relatos de experiências:

pequisa

Estratégia de Debate de artigos científicos em disciplinas de graduação: https://doi.org/10.5753/ihc.2018.4209