Projeto PUC Mais Idade desenvolve atividades on-line durante o regime letivo remoto

Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A partir do novo contexto de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, o projeto de extensão PUC Mais Idade, do Curso de Engenharia de Computação da Unidade São Gabriel, realizado com pessoas acima de 55 anos, adaptou suas atividades para o formato on-line. A equipe criou um grupo no WhatsApp – PUC Minas Idade – Juntos! –, que conta com 19 idosos, duas professoras e quatro extensionistas. Por ele, a equipe do projeto compartilha a atividade do dia com os integrantes do grupo.

As propostas enviadas pela equipe de professoras e extensionistas demandam aprendizado no uso do celular e, ao mesmo tempo, estão relacionadas aos pilares do projeto: processos cognitivos, movimento corporal e sociedade/cultura/política. “Os extensionistas postam a atividade do dia com as orientações e os idosos respondem com o que foi solicitado. A partir das postagens dos idosos, os extensionistas interagem com eles, dando retorno sobre a atividade realizada pelo idoso. Leio todos os posts ao final do dia, gravo um vídeo comentando sobre as interações realizadas nas atividades e envio para o grupo”, explica a coordenadora do projeto na Unidade São Gabriel, professora Simone Nogueira. E toda a equipe está se dedicando para viabilizar o projeto. “Nossa criatividade está sendo posta à prova, pois queremos ensinar coisas que terão utilidade pra eles e proporcionar um ambiente descontraído e social também”, explica Jéssica Pessoa Lanza, aluna do quarto período de Publicidade e Propaganda da PUC Minas São Gabriel, extensionista no projeto.

A coordenadora, professora Simone, explica que a equipe ficou preocupada se os idosos participariam das atividades nesse novo formato, mas eles também estão se adaptando a essa nova realidade. O número de interações aumenta a cada atividade proposta. “Estou surpresa com a quantidade de elogios e de participantes. A gente apresenta e os idosos abraçam a proposta. Isso é incrível!”, comemora Jéssica. “Não tive problema em me adaptar ao novo formato, porém sinto falta do aconchego da sala de aula”, conta dona Claudete, participante do projeto e aposentada pela antiga Telemig que funcionava onde hoje é a PUC Minas São Gabriel. Ela tem gostado de todas as atividades, mas ressalta um detalhe: a paciência e o carinho dos extensionistas e das professoras com os participantes. Além disso, como dona Claudete já frequentou as instalações da Unidade quando trabalhava na Telemig, ela conta que voltar a frequentar o espaço foi muito bom, agora para aprender novas coisas. “Com o avanço da tecnologia me vi perdida no tempo. Preciso recuperar”, explica.

Jéssica acredita que o projeto contribuiu para instruir os idosos sobre assuntos relacionados à Covid-19, evitando a desinformação e alertando-os sobre as fakenews. “Instruir os idosos sobre isso foi uma das primeiras atividades que propomos, cuidando sempre do compartilhamento de fakenews. Mesmo porque o projeto presencial já era superimportante nesse trabalho de inclusão e independência digital”, conta. “A avaliação dos idosos têm sido excelente. Na verdade, emocionante, pois eles têm demonstrado, através de mensagens de texto, áudio e vídeos, a alegria pela existência do projeto, a animação com as atividades realizadas e o agradecimento pelos aprendizados”, comemora a professora Simone. Dona Claudete está feliz em participar do PUC Mais Idade. “Agradeço aos extensionistas e às professoras por mais um projeto voltado para nossa classe. Projeto esse feito com muito carinho e dedicação”, comemora.

Reportagem: Bruna Santos Vida

Assessoria de Comunicação | PUC Minas

⭐Entre os melhores ⭐

O Curso de Engenharia de Computação da PUC Minas figura entre os 25 melhores desses cursos no país. É o que mostra ranking produzido pelo Showmetec, um dos maiores sites de tecnologia do Brasil e especializado em traduzir para a linguagem comum as novidades da área, em parceria com o Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior. O ranking foi produzido a partir do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do MEC.

Saiba mais em:

https://www.showmetech.com.br/melhores-faculdades-engenharia-da-computacao/

O curso Engenharia de Computação participou do PUC Aberta 2019, que aconteceu no mês de maio no campus Coração Eucarístico e na unidade São Gabriel. Alunos, professores e visitantes estiveram presentes na feira de exposição dos cursos, nas palestras, nas visitas guiadas a laboratórios e nas oficinas programadas especialmente para o evento.

Durante o mês de maio o PUC Aberta aconteceu em outros campi e unidades da universidade presentes na região metropolitana de Belo Horizonte.

15 e 16 de maio | Campus Contagem
21 e 22 de maio | Campus Poços de Caldas
23 e 24 de maio | Campus Betim
29 e 30 de maio | Unidade Barreiro
29, 30 e 31 de maio | Unidade São Gabriel

Nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2019, os cursos e setores da PUC São Gabriel se juntaramm para oferecer a Semana de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo - SITE 2019. Esse evento vem convergir ações de interesse dos cursos e setores, oferecendo diversas atividades para as comunidades acadêmica e externa, como palestras, oficinas tecnológicas, feiras de empregos, eventos de empreendedorismo tecnológico, mostras de projetos, interação entre empresas e alunos, entre outras ações. A Semana de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (SITE) da PUC Minas São Gabriel teve como objetivo a formação geral da comunidade acadêmica e a integração com a comunidade externa por meio da difusão e debates de novas tecnologias, formas do saber, do fazer e de como empreender.

A Semana de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo aconteceu na PUC Minas São Gabriel, na Rua Walter Ianni, 255 - Bairro São Gabriel - Belo Horizonte/MG.

Mais informações: pucminas.br/site 

 

 

Você tem um novo motivo para estudar Engenharia de Computação na PUC Minas. O curso, que possui excelência reconhecida na Unidade São Gabriel, agora chega ao Campus Coração Eucarístico no turno da noite. O único na Grande BH com oferta noturna. Uma excelente oportunidade para cursar Engenharia de Computação, sem comprometer suas atividades diurnas, em uma das universidades mais respeitadas pelos empregadores de todo o Brasil.

Saiba mais em

https://www.facebook.com/pucminasoficial/videos/239452306924998/

Aproveite o Processo Seletivo Simplificado e venha fazer Engenharia de Computação na PUC Minas

https://www.youtube.com/watch?v=Qa7ZJ2Ehldw

A primeira edição do Talks Unimed-BH aconteceu no dia 17 de junlho e teve como tema a Inteligência Artificial (I.A.). O evento reuniu dez palestrantes no auditório do Centro de Inovação da Unimed-BH, entre eles o Prof. Sandro Jerônimo, coordenador do curso de Engenharia de Computação da PUC Minas. "O Futuro é agora... Assim foi o resumo do rico debate promovido pelo Centro de Inovação Unimed-BH para falar sobre a Inteligência Artificial na área de Saúde", postou o professor nas redes sociais.

Confira a programação do evento:

Painel 01: Onde estamos e para onde vamos – como a Inteligência Artificial vem sendo aplicada nas empresas e quais as possibilidades sinalizadas para o futuro.

UFMG: Wagner Meira - Professor, PhD (mediador)
KICK Ventures: Cezar Taurion - Head & Partner Digital Transformation
Algar Telecom: Eduardo Rabboni – Chief Digital Officer

Painel 02: Cases e desafios da I.A. na área de saúde – apresentação de cases de como a inteligência artificial tem sido aplicada no setor de saúde.

UNIMED-BH: Alexandre Flores - Superintendente Geral de Gestão Empresarial (mediador)
UNIMED-BH: Dr. Sérgio Bersan - Superintendente de Provimento de Saúde
KUNUMI: Nivio Ziviani - Chair of the Technology Board
Dr. Claudio de Souza - Doutor em Medicina e coordenador do Centro de Tecnologia em Saúde da UFMG

Painel 03: O futuro é agora – Como a nova geração de soluções de inteligência artificial está sendo criada, chegando ao mercado e impactando o setor da saúde.

PUC Minas:  Sandro Jerônimo - Professor, Doutor (mediador)
IBM: Gustavo Bravo, Watson Health Executive
Startup Epitrack: Onício Leal, CEO

 

 

A Escola de Férias na PUC Minas São Gabriel acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho e traz palestras bem interessantes sobre IoT e Machine Leaning.

Inscrição em: https://bit.ly/2K3EGW9

Programação completa:

 

 

 

 

O Projeto de Extensão PUC Mais Idade - São Gabriel é uma iniciativa do curso de Engenharia de Computação que, em parceria com a Pró-Reitoria de Entensão da universidade, tem como objetivo contribuir com uma velhice ativa, possibilitando ao idoso a inserção na sociedade, trabalhando várias questões de seus interesses, contribuindo para diminuição do isolamento social e a otimização dos relacionamentos interpessoais, proporcionando também o domínio de habilidades básicas de informática para incentivar a sua autonomia e ampliação da sua rede de relacionamentos. As atividades são desenvolvidas com os idosos às terças e quintas-feiras, de 14h às 17h.

Mais informações:

Coordenação de Extensão da PUC Minas São Gabriel (Rua Walter Ianni, 255), Prédio H, Sala 207, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: (31) 3439-5270.