Alexandre Rezende Guimarães

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987) e especialização em Matemática (1992) e Gestão Financeira de Empresas (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Engenharia Elétrica e Pró-reitor Adjunto na Unidade Educacional da PUC Minas no São Gabriel. Possui experiência em gestão de IES, tendo exercido diversas funções na administração universitária: Chefe de Departamento, Coordenador de Curso, Chefe de Controle e Registro Acadêmico, Diretor de Educação Continuada, Pró-reitor Adjunto e Pró-reitor de Recursos Humanos. Como professor, leciona disciplinas da área de conhecimento da Engenharia Elétrica para os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • TEORIA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS


Alexei Manso Correa Machado

Alexei M. C. Machado possui graduação em Ciência da Computação (1989) e Engenharia de Computação (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, mestrado (1994) e doutorado (1999) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG sob orientação do Prof. Mario F. M. Campos e dos Prof. James Gee e Ruzena Bajcsy da Un. Pennsylvania U.S.A. onde desenvolveu sua dissertação com bolsa de Doutorado Sanduíche pela CAPES, retornando em 2004 em programa de pós-doutorado. Atualmente é professor adjunto do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da PUC Minas, professor associado da Faculdade de Medicina da UFMG e membro do INCT de Medicina Molecular. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional, análise de imagens médicas, aprendizado de máquina, análise de Big Data, recuperação de informação e descoberta de conhecimento em grandes volumes de dados multivariados.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS
  • COMPILADORES
  • PROCESSAMENTO DE IMAGENS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • COMPILADORES


Carlos Augusto Paiva da Silva Martins

Possui graduação em Engenharia Elétrica com Enfase Em Sistemas Eletrônicos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, coordenador do Laboratório de Sistemas Digitais e Computacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, diretor de assuntos estudantis da Seção Minas Gerais do Institute Of Electrical And Electronics Engineers (IEEE), conselheiro do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas e conselheiro do capítulo da Computer Society do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos bio-inspirados, algoritmos evolutivos, algoritmos genéticos, algoritmos genéticos distribuídos, algoritmos genéticos paralelos, análise e avaliação de desempenho de sistemas de computação, arquitetura de computadores, arquiteturas bio-inspirados, arquiteturas não convencionais, arquiteturas reconfiguráveis, autômatos celulares, computação embutida, computação evolucionária, computação não convencional, computação paralela, computação reconfigurável, educação em computação, geração de números aleatórios e pseudoaleatórios,hardware evolutivo, laboratórios remotos, programação visual, robótica educacional, simulação computacional, sistemas de computação embutidos, sistemas de computação não convencionais, sistemas de computação reconfiguráveis, sistemas digitais, tecnologias aplicadas ao aprendizado,vida artificial e sociedade artificial. Desenvolve atividades de educação e extensão relacionadas com: plataforma Arduino, linguagem de programação App Inventor, linguagem de programação Scratch, Blockly, linguagens de programação visual, robótica educacional e robótica com a plataforma LEGO Mindstorms.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB


Cláudia Silva Tavares

Possui graduação em matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CÁLCULO I


Henrique Cota de Freitas

Henrique Cota de Freitas possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e líder do grupo de pesquisa CArT (Grupo de Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Informática de 02/2011 a 01/2014. Atuou como pesquisador convidado no grupo de pesquisa CORSE do Centre de Recherche INRIA Grenoble - Rhône-Alpes, França de 08/2015 a 07/2016. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: arquitetura de computadores; computação de alto desempenho; computação paralela e distribuída; computação heterogênea; computação reconfigurável; hardware/software codesign; sistemas embarcados; sistemas operacionais; segurança.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES III
  • COMPUTAÇÃO PARALELA

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES III


Hugo Bastos de Paula

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Departamento de Ciência da Computação, onde leciona nos cursos de Engenharia de Software, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação. Durante o Doutorado, trabalhou no Human Information Systems Laboratory do Advanced Telecomunications Institute International (ATR), no Japão, participando do projeto Cognitive Systems, coordenado pelo Prof. Eric Vatikiotis-Bateson. Atua nas áreas de recuperação de informação, processamento de sinais multimídia, computação musical, inteligência artificial e mineração de dados.

CURSO SISTEMA INFORMAÇÃO - EAD POLO COR EUCARISTICO

  • PROJETO: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS E DISTRIBUÍDAS
  • PROGRAMAÇÃO MODULAR
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE V
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA CENÁRIOS REAIS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS

| | | |


Ilo Amy Saldanha Rivero

Possui Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), graduação em Administração - Univag Centro Universitário (2000), graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2016), pós-graduação em Computação Distribuída e Redes de Computadores UFSC (2004) e em Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2010). Atualmente é tutor de ensino à distância da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor de ensino superior na pós-graduação lato-sensu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Internet das Coisas, Blockchain e Inteligência Artificial. Atua como CTO do Orçafarma - Marketplace de Medicamentos e como desenvolvedor na área de IoT da Fundação Althash/HTMLCoin. É Certificado Microsoft (MCP) em Azure AI Engineer Associate, MCP Networking Fundamentals, MCP em Azure IoT Developer Specialty e AWS Certified Cloud Practitioner . É desenvolvedor para dispositivos móveis e embarcados (C, C#, Java, Flutter) e integração com nuvem (Azure, AWS, Google Cloud) Trabalhou no desenvolvimento de projetos na área de tecnologia, principalmente em saúde, sendo premiado no Startup Weeked IoT 2017 (3º lugar - Saúde Certa - Verificação de Medicamentos), Desagio Qualcomm 2017 (Finalista - Premiado com viagem à San Diego/EUA - Monitoramento de Pacientes em Home Care), Desafio Pfizer 2017 (Finalista, Categoria Inventores - Pulseira para monitoramento de febre), Desafio Pfizer 2018 (Finalista - Monitoramento de Zebrafish para aplicação de medicamentos conta câncer), Ideas for Milk 2018 (1º Lugar - Mentor - Aplicativo Móvel utilizando IA para seleção genética de matrizes em gado de leite), Hack Covid19 2020 (3º Lugar - Aplicativo para rastreamento de testes positivos de Covid19 utilizando visão computacional).

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

TECN. ANÁLISE DESENV. SISTEMAS - COR. EUCARISTICO - PUV

  • PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB FRONT-END

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ALGORITMOS COMPUTACIONAIS EM GRAFOS


Júlio César Dillinger Conway

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade de Brasília, Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências - Química, pela pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua também como professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e também atuou como Professor Substituto do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência como projetista de hardware e software para sistemas embarcados, atuando principalmente nos seguintes áreas: monitoração biomédica multiparamétrica, Internet das Coisas (IoT) e redes neurais artificiais. Atua também como consultor na área de Sistemas Embarcados para Instrumentação Industrial e Internet das Coisas.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • PROJETO DE REDES DE COMPUTADORES

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • SISTEMAS OPERACIONAIS

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I
  • INTERNET DAS COISAS I

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • REDES DE COMPUTADORES

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • FUNDAMENTOS DE INTEGRAÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE
  • INTERNET DAS COISAS I


Kleber Jacques Ferreira de Souza

Kleber Jacques F. de Souza possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Kleber Souza foi mestrando pesquisador por 2 anos no Microsoft Innovation Center de Belo Horizonte (MICBH). Atualmente é professor Ajunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • TÉCNICAS AVANÇADAS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • TÉCNICAS AVANÇADAS DE PROGRAMAÇÃO
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR: APLICAÇÕES WEB

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II

CURSO SISTEMA INFORMAÇÃO - EAD POLO COR EUCARISTIC

  • PROJETO: APLICAÇÕES WEB


Magali Rezende Gouvêa Meireles

Possui Doutorado em Ciência da Informação pela UFMG (2012), Mestrado em Tecnologia pelo CEFET-MG (1998), Especialização em Controle de Processos e Instrumentação Eletrônica pela UDESC (1991) e Graduação em Engenharia Elétrica pela UFMG (1986). É professora Adjunta IV do Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas e leciona nos cursos de Sistemas de Informação, Jogos Digitais e Engenharias. Atualmente, é uma das editoras da revista Abakós e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUC Minas e do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional do CEFET-MG. Dentre as áreas de interesse de pesquisa, destacam-se Processos de Categorização, de Classificação e de Sumarização, Sistemas de Informação e Inteligência Computacional Aplicada. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Ciência e Engenharia, da Queensland University of Technology, em Brisbane, na Austrália, como bolsista da CAPES (2013-2014), onde, também, mantém atividades como pesquisadora colaboradora.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • CÁLCULO I

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • CÁLCULO II

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Marco Rodrigo Costa

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor adjunto iv da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, software, compilador, linguagens de programação e análise de usabilidade.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO


Mario Guimarães Buratto

Possui graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica - PUC MInas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020). Atualmente é CEO na empresa MB Ltda e professor adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: arduino, smartphone, dados vitais, audio e processamento de audio.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • SISTEMAS EMBARCADOS


Mark Alan Junho Song

Possui graduação (1991), mestrado (1996) e doutorado (2004) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, ênfase em Métodos Formais, atuando principalmente nos seguintes temas: model checking, testes de programas, engenharia de software e análise formal de conceitos. Atualmente é professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor Titular do Centro Universitário UNA. É professor do Programa de Pós-graduação em Informática da PUC-Minas (PPGInf) desde sua implantação em 2005. Já orientou 19 dissertações de mestrado. Atualmente orienta 4 alunos de mestrado e 2 de doutorado. Coordena o Laboratório LabMF que tem por objetivo aplicar métodos formais na área de verificação de software e extração de informações em bases de dados de alta dimensionalidade.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA COMPUTAÇÃO
  • SISTEMAS OPERACIONAIS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • SISTEMAS OPERACIONAIS


Otaviano Francisco Neves

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PCO

  • ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE


Pedro Alves de Oliveira

Doutor em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informações geográficas (SIG), engenharia de software, arquitetura de aplicações distribuídas, bancos de dados geográficos e gerência de projetos.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE SOFTWARE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • ARQUITETURA DE SOFTWARE
  • GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE SOFTWARE V

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS

|


Pedro Belchior

Doutor em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente como Professor do Departamento de Matemática da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi Professor Substituto na Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Substituto na Universidade Federal de Juiz de Fora, tutor presencial do curso de licenciatura em Matemática pela parceria UFJF e CEDERJ e Foi tutor a distância do curso de Licenciatura em Matemática a Distância pela UAB. Graduação e Mestrado em Matemática pela UFJF. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • CÁLCULO II

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • MATEMÁTICA DISCRETA II


Romanelli Lodron Zuim

Possui graduação em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984-1986), graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) na área de Arquitetura de Computadores e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) na área de Arquitetura de Computadores. Trabalhou com difusão e projeto de Circuitos Integrados na SID Microeletrônica SA de 1985 a 1996. Foi bolsista da Fundação Alfried Krupp von Bohlen und Halbach nas instalações da Siemens AG. em Munique/Alemanha durante o ano de 1992 e 1993. Durante o ano de 2005 foi pesquisador convidado nas instalações do INESC-ID em Lisboa, onde desenvolveu trabalhos em resolvedores SAT (Satisfabilidade). Foi coordenador de curso e chefe do Depto. de Engenharia de Computação na Unidade São Gabriel da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais de 2009 a 2011. Atualmente é professor no Curso de Eng. de Computação, Ciência da Computação e Tecnologia em Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica e Microeletrônica, projeto e controle de processo na fabricação de dispositivos semicondutores. Atua principalmente nas seguintes áreas: arquiteturas reconfiguráveis, fpga, Arquitetura de Computadores, problemas SAT e solucionadores do problema da satisfabilidade.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES II

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO


Rosilane Ribeiro da Mota

Possui doutorado (2014) em Artes, mestrado (2001) e graduação (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Gestão Estratégica pelo IBMEC-MG. Atualmente, cursa graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. As áreas de pesquisa são Computação Afetiva, Sensores Médicos, Novas Interfaces, Experiência do Usuário e Artes Digitais. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Algoritmos, Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Computação Gráfica e Jogos Digitais. Na área de Artes Digitais, atua nas disciplinas: Processing, Jogos e Instalações Artísticas.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE SOFTWARE

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE JOGOS DIGITAIS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • GERÊNCIA DE PROJETO DE JOGOS DIGITAIS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA POR OBJETOS


Sandro Jerônimo de Almeida

Doutor na área de Engenharia Mecânica (ênfase Aeroespacial) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2017), bacharel em Sistemas de Informação e mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais (PUC Minas), onde leciona e coordena o curso de Engenharia de Computação e o Microsoft Innovation Center (MIC PUC Minas). Seus trabalhos de pesquisa e inovação abordam a aplicação de inteligência artificial, otimização de sistemas complexos e mineração de dados nas áreas de aviação, jogos digitais, saúde e simulação de mosquitos aedes aegypti. Colabora com o Center For Urban and Regional Analysis (CURA) na The Ohio State University (OSU), onde realizou parte de seu doutorado e participou do NEXTOR II, um consórcio da FAA (Federal Aviation Administration) nos Estados Unidos focado em Pesquisa Operacional na aviação. Entusiasta, co-fundador e mentor de diversas startups e programas de aceleção de negócios, tem estudado e visitado ecossistemas de inovação e empreendedorismo digital no Brasil, Ásia, Europa e Estados Unidos. Seu trabalho na inspiração e orientação de estudantes tem resultado em produção técnica relevante e prêmios em competições de Inovação em âmbito Nacional e Internacional.

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II: BANCOS DE DADOS E SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR II: BANCOS DE DADOS E SISTEMAS INTELIGENTES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

|


Zenilton Kleber Gonçalves do Patrocínio Júnior

Possui graduação em Ciência da Computação pela UFMG em 1989, graduação em Administração de Empresas pela FUMEC em 1989, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UFMG em 1993 e 2005, respectivamente. Atualmente é Professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), sendo professor permanente do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGInf) e de diversos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da PUC Minas. Foi coordenador do curso de Engenharia de Computação no período de 2006 a 2008, membro de seu colegiado de coordenação didática no período de 2009 a 2011 e, atualmente, atua como membro de seu núcleo docente estruturante (NDE). Atuou no período de 1993 a 1994 como analista de sistemas dentro de projetos de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, focando especialmente no projeto e implementação de sistemas georeferenciados para planejamento assistido de redes de telecomunicação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em: otimização combinatória, matemática computacional, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, representation learning e telecomunicações. Recentemente se encontra envolvido com projetos de pesquisa e desenvolvimento na área análise de dados, descoberta de conhecimento e recuperação de informação, em especial no uso de reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, representation learning, deep learning e algoritmos bio-inspirados aplicados a recuperação, processamento e análise de informação multimídia e multimodal.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PLF

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • TEORIA DOS GRAFOS E COMPUTABILIDADE

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO I
  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II